Buscar

Resenha crítica Contribuições de Viktor Emil Frankl ao conceito de resiliência.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SILVEIRA, D. R. MAHFOUD, M. Contribuições de Viktor Emil Frankl ao conceito de resiliência. Estudos de Psicologia. 25(4).567-576. 2008.
RESENHA CRÍTICA
O artigo é de autoria de Silveira e Mahfoud e foi publicado no ano de 2008. De acordo com o resumo do artigo, o estudo tem o objetivo de discutir a resiliência e a capacidade do ser humano de enfrentar situações e experiências em momentos adversos, remetendo-se às dificuldades da vida humana. A discussão proposta pelo estudo é baseada nas concepções de Viktor Emil Frankl. Inicialmente, a introdução do artigo contextualiza a conjuntura histórica, social, econômica e cultural da sociedade atual na modernidade e os problemas que desse fenômeno ocorreram.
Nesse tocante, os autores apontam que a sociedade moderna e tecnológica enfrenta graves problemas, tais como a vulnerabilidade de uma parcela da população, violência e pobreza, fatores que, quando somados, adoecem psicologicamente toda uma população. Ainda na introdução do artigo, os autores apresentam a expressão "crianças vulneráveis" e contextualiza o fenômeno social de sofrimento e resiliência. Posteriormente, comentam que o estudo no campo da Psicologia vem buscando compreender como os indivíduos lidam com problemas e adversidades da vida baseados em recursos, acesso a saúde dentre outros parâmetros. 
De forma objetiva e bem fundamentada, o estudo apresenta diferentes concepções e diversos pensamentos científicos e filosóficos sobre o conceito de resiliência. São apresentadas definições de resiliência em conformidade com as Ciências Sociais, apontando as considerações de autores como: Fontecilla & Cáceres, 1997; Kotliarenko et al., 1997; Cyrulnik, 2001 e Grotberg, 2002. O estudo toma como definição a proposta de Grotbert (2002), definindo resiliência como a capacidade de uma pessoa transformar uma situação de dor na possibilidade de crescimento pessoal. 
O estudo também apresenta o conceito de "fatores de risco", como condições que são capazes de favorecer ou não favorecer a forma como uma pessoa lida com determinadas situações adversas. Nessa perspectiva, uma pessoa resiliente àquela tem uma resposta "criativa" de superação em momentos adversos. 
O texto segue e apresenta a perspectiva de resiliência pautada na concepção de Viktor Frankl, que elaborou uma teoria conhecida como análise existencial, a qual tem o objetivo de compreender/esclarecer "o ser". Os autores apresentam os feitos de Frankl enquanto uma referência para a discussão de resiliência no campo da psicologia do homem. Além disso, apresentam seus entendimentos sobre existência, elementos psicológicos, fatos e sobre a visão do teórico de que, uma vez que o homem é influenciado por condições sociológicas, biológicas e psicológicas, ainda assim homens são livres para entenderem a vida como desejarem.
O texto apresenta a seção "Quem é o homem na visão de Viktor Frankl?" onde discute-se sua perspectiva sobre sentido da vida, apontando que as obras de Frankl fundaram a terceira Escola Vienense de Psicoterapia, de forma que a vida possui sentido. O homem seria responsável por enfrentar o mundo e os fenômenos humanos, tendo que dar sentido para a própria vida de maneira autônoma. Por essa razão, o ser humano é uma posiciona e toma decisões, sendo livre para atribuir sentido a sua vida. 
O texto ainda apresenta discussões sobre a necessidade de busca por dar sentido a vida e como essa busca impulsiona o homem a novas descobertas sobre si e sobre o mundo. Esse fato implicaria no autodistanciamento e autotranscedência, de forma que os homens podem se tornar distantes de quem realmente são por meio da autocompreensão. A autotranscedência assim como o autodistanciamento faria parte do ser humano. 
As seções finais do artigo tratam com maior ênfase sobre o tema da resiliência e a relação do homem enquanto resiliente. Apresentam-se perspectivas teóricas que se diferem e também que convergem com as de Viktor Frankl. Posteriormente, a resiliência e a autotranscedência dos homens são relacionados, apontando-se que uma está totalmente relacionada a outra. No que se refere ao autodistanciamento, pontua-se o papel do humor como fator que possibilita que homens lidem com as diferentes emoções e adversidades da vida. Apresenta-se o conceito de salutogênese no final do artigo, a qual relaciona-se a construção da origem da saúde e do bem-estar.
A partir do exposto, é possível apontar que o texto apresenta alto grau de dificuldade de compreensão. Entretanto, trata-se de um artigo muito bem escrito, que apresenta os elementos e aborda os temas com muita clareza e objetividade. Em todo o momento o artigo propõe discussões e comparações sobre os feitos e perspectivas de Viktor, atentando-se a proposta inicial com a qual esse estudo se propôs a realizar. Nesse sentido, a leitura é rica e agrega reflexões pertinentes sobre as contribuições de Frankl para a compreensão da resiliência sob viés sociológico e filosófico.

Outros materiais