Buscar

Desafio - SURGIMENTO DE UM PROBLEMA PÚBLICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desafio - SURGIMENTO DE UM PROBLEMA PÚBLICO
Nem todo problema social é considerado um problema público que entrará na agenda governamental. Um exemplo disso, no Brasil, é o caso dos suicídios entre adolescentes indígenas. Veja a seguir um trecho da reportagem realizada pelo jornal canadense The Globe and Mail, comparando como o fenômeno é tratado no Canadá e no Brasil:
"A situação no Brasil tem muitos paralelos com o fenômeno do Canadá, porém, com uma diferença notável: no Canadá, os suicídios indígenas são chamados de 'crise'. O primeiro-ministro, Justin Trudeau, afirmou que adotará medidas urgentes contra o suicídio indígena. Seus ministros prometeram uma intervenção em âmbito federal (embora líderes indígenas reclamem que tanto um plano de ação quanto os recursos para implementação ainda são inexistentes).
No Brasil, no entanto, não se fala de crise. Em 2015, o governo federal anunciou um plano de prevenção para o que considera as aldeias mais afetadas (prometendo reduzir o suicídio em 10%), mas não informou o orçamento previsto ou em que locais esse plano está sendo implementado. A resposta tardia e imprecisa reflete, em parte, o fato de que o país, já atolado em uma turbulência econômica e política, tem cortado recursos e desviado o foco da maioria dos problemas sociais. Porém, mesmo nos melhores momentos do Brasil, os 900 mil indígenas que vivem no país sempre foram profundamente negligenciados, os cidadãos mais pobres, menos lembrados, mais marginalizados.” (Leia a reportagem na íntegra no Saiba +)
Imagine que você foi contratado para prestar assessoria a uma ONG que está levantando questões que são problemas sociais, mas que ainda não entraram na agenda governamental. Você seleciona a questão do suicídio indígena e deve em poucos parágrafos:
a) explicar por que esse é um problema social que não entrou na agenda pública.
A situação é bastante grave porque há uma dificuldade do Governo colocar em prática medidas para ajudar a conter a disseminação do problema entre os povos indígenas, assim como a própria questão de atendimento à saúde. Há uma série de problemas que foram contribuindo para agravar o quadro, e a gente ainda não tem uma ação do governo organizada para enfrentar a situação da forma mais adequada.
b) justificar por que esse problema social merece ser considerado um problema público e entrar na agenda governamental.
Infelizmente, não existe uma receita pronta para o combate do suicídio, mas existe, sim, formas de tentar minimizar o sofrimento existencial de outro indivíduo. No caso dos povos indígenas, seria importante uma tomada de consciência geral, não só no combate do preconceito em relações às suas origens e tradições, mas na criação de ações governamentais mais efetivas que garantam o pleno direito humano dos indígenas de existirem.

Continue navegando