Buscar

ESTRUTURA DAS PEÇAS-CONTESTAÇÃO

Prévia do material em texto

ESTRUTURA DAS PEÇAS
	RECLAMAÇÃO TRABALHISTA
	CONTESTAÇÃO
	RECURSOS
	ESTRUTURA
COMUM
	PRELIMINARES 
	PRELIMINARES
	
	
	MÉRITO
	PREJUDICIAIS
	
	
	PEDIDOS
	MÉRITO
	
	
	REQUERIMENTOS
	RECONVENÇÃO
	
	
	
	REQUERIMENTOS FINAIS
	
	
CONTESTAÇÃO
CONTESTAÇÃO: É uma das respostas do réu.
Quais são as respostas do réu?
1) CONTESTAÇÃO
2) EXCEÇÕES DE INCOMPETÊNCIA E SUSPEIÇÃO;
3) RECONVENÇÃO
CONTESTAÇÃO – ART. 847 CLT
Art. 847 - Não havendo acordo, o reclamado terá vinte minutos para aduzir sua defesa, após a leitura da reclamação, quando esta não for dispensada por ambas as partes.                   
Parágrafo único.  A parte poderá apresentar defesa escrita pelo sistema de processo judicial eletrônico até a audiência.   
ESTRUTURA DA CONTESTAÇÃO:
I. PRELIMINARES
II. PREJUDICIAS
III. MÉRITO
IV. RECONVENÇÃO
V. REQUERIMENTOS FINAIS
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DO TRABALHO DA __ VARA DO TRABALHO DE _________
Processo nº
NOME DO RECLAMADO, qualificação e endereços completos vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, por intermédio do seu advogado adiante-assinado (procuração anexa), com escritório profissional no endereço completo, onde recebe intimações e notificações, com fulcro no art. 847 da CLT, oferecer:
CONTESTAÇÃO
À Reclamação Trabalhista que lhe move NOME DO RECLAMANTE, já qualificado nos autos em epigrafe, pelas razões de fato e de direito a seguir expostas
I. FATOS OK
II. PRELIMINARES 
III. PREJUDICIAS 
IV. MÉRITO OK
V. RECONVENÇÃO 
VI. REQUERIMENTOS FINAIS 
Nestes termos,
Pede deferimento.
Local e data.
Advogado
OAB nº.
PARA COMPRENDER MELHOR...
ESTRUTURA DA CONTESTAÇÃO
PREJUDICIAIS
?
MÉRITO
?
RECONVENÇÃO
?
REQUERIMENTOS
FINAIS
?
PRELIMINARES
?
ESTRUTURA DA CONTESTAÇÃO:
I – PRELIMINARES
PENSEM QUE PRELIMIARES SÃO PROBLEMAS RELACIONADOS COM O PROCESSO! (Ex: incompetência, inépcia da petição inicial, perempção, coisa julgada, litispendência, etc)
HIPÓTESES DE PRELIMINARES: ART 337 DO CPC
ESTRUTURA DA PRELIMINAR 
I – PRELIMINAR (ART. 337 + ART. 485 do CPC)
1. XXXXX (fato, fundamento e pedido)
Importante: as preliminares conduzem à extinção do processo SEM resolução do mérito, devemos buscar o fundamento para o pedido de extinção no art. 485 do CPC (extinção sem resolução do mérito)
EXEMPLO 01: O examinador relata que o reclamante postula indenização por dano moral sem indicar qualquer motivo, ou seja, sem causa de pedir 
II– PRELIMINAR
1. Inépcia da Petição Inicial
Na petição inicial da Reclamação Trabalhista consta pedido de condenação do reclamante ao pagamento de indenização por danos morais, sem indicação de qualquer causa de pedir (FATO).
De acordo com o Art. 330, §1º, I, do CPC, a petição inicial será inepta quando lhe faltar o pedido ou a causa de pedir. No caso, a parte apresenta apenas o pedido, com ausência da causa de pedir, sendo, portanto, inepta a petição. Nos termos do art. 337, IV, do CPC, a inépcia da petição inicial é matéria que deve ser tratada em preliminar de contestação (FUNDAMENTO).
Diante do exposto, requer a extinção do processo sem resolução de mérito, nos termos do art. 485, I da CLT e Art. 330, I, do CPC, quanto ao pedido de indenização por danos morais. (PEDIDO)
Exemplo 2:
I – PRELIMINAR
1. Perempção
O reclamante deu causa a dois arquivamentos seguidos do processo por não comparecer à audiência e 30 dias depois ajuizou uma terceira reclamação trabalhista igual. (FATO)
Consoante instituem os arts. 732 e 844 da CLT, incorrerá na pena de perda do direito de ajuizar nova Reclamação Trabalhista pelo prazo de 6 aquele que, por duas vezes seguidas, der causa ao arquivamento da Reclamação Trabalhista por não comparecer à audiência, sendo, no Processo do Trabalho, esta uma das hipóteses de perempção. Esclarece-se, que a perempção é matéria que dever ser tratada em preliminar de contestação com base no art. 337, V, do CPC.
Diante do exposto, requer a extinção do processo sem resolução do mérito, à luz do art. 485, V, do CPC.
OBS: IMPORTANTE LEMBRAR DE 2 ARTIGOS QUE TRATAM DA EXTINÇÃO DO PROCESSO: ART. 485 (SEM RESOLUÇÃO) E ART. 487 (COM RESOLUÇÃO). PARA PRELIMINARES UTILIZAREMOS SEMPRE O ART. 485 – SEM RESOLUÇÃO
PREJUDICIAS - Prejudiciais = prescrição BIENAL E QUINQUENAL
Art. 7º, XXIX da CF/88 e Art. 11 da CLT e Súmula 308, I, do TST),
PRESCRIÇÃO BIENAL: Art. 7º, XXIX da CF/88 e Art. 11 da CLT. Em suma, o empregado tem o prazo de 2 anos, contados a partir da extinção do contrato de trabalho (Súmula 308, I, do TST), para pleitear qualquer verba resultante dessa relação jurídica.
Exemplo:
III– PREJUDICIAIS
1. Prescrição Bienal 
O reclamante postulou o pagamento das verbas trabalhistas oriundas do contrato de trabalho extinto no dia 02/09/2013 em reclamação ajuizada no dia 02/12/2015. 
De acordo com o art. 7º , XXIX, da CF/88 , art. 11 da CLT e Súmula 308, I, do TST, opera-se a prescrição bienal, o ajuizamento de reclamação trabalhista após o prazo de 02 anos contados do término do contrato de trabalho. A ação em causa ultrapassou o limite legal, estando, portanto, prescrita.
Diante do exposto, requer a extinção do processo COM resolução do mérito, nos termos do art. 487, II, do CPC.
PRESCRIÇÃO QUINQUENAL 
Exemplo: 
I – PREJUDICIAIS
1. Prescrição quinquenal
O reclamante ajuizou a Reclamação Trabalhista em 07/08/2009 postulando verbas que retroagem ao início do contrato de trabalho em 07/08/2001. FATO
Conforme o art. 7º, XXIX, da CF/88 , art. 11 da CLT e Súmula 308, I, do TST as verbas trabalhistas prescrevem em 05 anos, contados da data do ajuizamento da ação. FUNDAMENTO
Diante do exposto, requer a extinção do processo COM resolução do mérito, nos termos do art. 487, II, do CPC, quanto as verbas postuladas anteriores aos últimos 5 anos contados da data do ajuizamento da ação, isto é, anteriores a 07/08/2004. PEDIDO
 MÉRITO (Para cada pedido formulado pelo reclamante um tópico no mérito)
IV – MÉRITO 
1. FATO, FUNDAMENTO E PEDIDO 
FATO: O reclamante postulou...
FUNDAMENTO: Não assiste razão ao reclamante, pois ....
PEDIDO: Diante do exposto, requer a improcedência do pedido
Exemplo1:
IV – MÉRITO
1. Adicional de Transferência
O reclamante postulou o pagamento de adicional de transferência de 25% muito embora sua transferência tenha sido definitiva.
Não assiste razão ao reclamante, pois nos moldes do art. 469, §3º da CLT, o adicional é devido apenas quando a transferência é provisória. 
Diante do exposto, requer a improcedência do pedido do reclamante.
Exemplo2:
I – MÉRITO
1. Diárias de viagem
O reclamante postulou a integração dos valores recebidos a título de diárias de viagem e suas projeções legais, alegando que seu salário era de R$ 2.000,00 e recebia em média R$ 3.000,00 de diárias mensalmente.
Não assiste razão ao reclamante, pois nos termos do art. 457, §2º da CLT, as diárias de viagem não integram o salário do trabalhador em nenhuma hipótese.
Diante do exposto, requer a improcedência do pedido do reclamante.

Continue navegando