Buscar

Hardware e Software em Sistemas Operacionais

Prévia do material em texto

Hardware e Software
Sistemas Operacionais	I
Prof. Rainer Rodrigo de Castro Rodrigues
E-mail: rainercastro25@gmail.com
Centro Profissionalizante Dom Aristides Pirovano
Hardware
Em um sistema computacional temos um conjunto de hardware formado por:
processadores, 
memória, 
barramentos,
 registradores,
 monitores de vídeo,
 mouse,
 teclado,
 impressoras, 
discos magnéticos,
 entre outros dispositivos. 
H a r d w a r e
Um sistema computacional geralmente é formado pela composição de três subsistemas básicos (também conhecidos como unidades funcionais):
processadores (UCP), 
memória principal (RAM) 
e dispositivos de entrada e saída (E/S). 
Estes itens compõem qualquer tipo de computador digital existente independente de fabricante, marca ou modelo.
Processador
O processador ou Unidade Central de Processamento (UCP) tem como função controlar e executar instruções presentes na memória principal (RAM) através de operações aritméticas (como somar, subtrair, multiplicar e dividir) e operações lógicas (comparações, movimentação de dados, etc.).
Arquiteturas RISC e CISC
Memória principal
Um computador em seu interior possui vários tipos de memórias. A memória principal do computador é conhecida como memória RAM (Random Access Memory), ou memória de acesso aleatório. Ela é chamada de memória principal, pois é utilizada para manter os programas em execução, tanto dos usuários como do sistema operacional.
Memória cache
A memória cache pode ser caracterizada como uma memória de alta velocidade, volátil e na grande maioria das vezes com pequena capacidade de armazenamento. 
Memória secundária
A memória secundária é utilizada para guardar dados de forma permanente no computador. Este tipo de armazenamento não necessita de alimentação, diferentemente da memória principal que necessita estar energizada para manter suas informações.
comparativo entre os diferentes tipos de dispositivos de armazenamento na relação custo, velocidade e capacidade de armazenamento.
Dispositivos de entrada e saída
Os periféricos ou dispositivos de entrada e saída, são componentes de um computador que permitem expandir as funcionalidades do mesmo. Os mesmos podem ser divididos em duas categorias principais: os utilizados como memória secundária e os que servem como interface usuário-máquina. 
Software
O software é responsável por servir como interface entre as necessidades dos usuários e os dispositivos de hardware. Nos sistemas operacionais encontramos uma diversidade de softwares com funções diferenciadas, mas que exercem um papel importante. Veremos agora alguns dos principais utilitários aos sistemas operacionais.
Tradutor
Os primeiros programas de computador foram desenvolvidos através de uma linguagem denominada de “linguagem de máquina”. Além de exigir um conhecimento extremo por parte do programador era necessário também conhecer em detalhes o hardware do computador, como os endereços de memória onde seriam armazenados os programas.
Interpretador
A função de um interpretador de código pode ser entendida como um tradutor que não gera módulo-objeto. Durante a execução de um programa, escrito em uma linguagem de alto nível, o interpretador traduz cada instrução e a executa imediatamente. 
Linker
O linker ou editor de ligação tem por objetivo gerar, dado um ou mais módulos-objetos, um único programa executável. Entre suas funções básicas estão a resolução das referências simbólicas existentes entre os módulos e a reserva de memória para a execução do programa.
Loader
Um loader tem a função, junto ao sistema operacional, de carregar na memória principal um programa a fim de que o mesmo possa ser executado. O loader pode ser classificado como do tipo absoluto ou relocável, dependendo do procedimento de carga utilizado.
Depurador
O desenvolvimento de programas é uma tarefa que exige além de raciocínio lógico apurado um bom conhecimento da linguagem de programação que se está utilizando na construção de um determinado programa.

Continue navegando