Buscar

Apresentação%201%20Reginaldo

Prévia do material em texto

Centro universitário planalto
do distrito federal -uniplan
licenciatura plena em pedagogia
projeto e prática de ação pedagógica educação infantil
REGINALDO CARDOSO NERVA-UL 20111635
LINS/SP
TEMA: HIGIENE CORPORAL
E ÓRGÃOS DOS SENTIDOS
SITUAÇÃO PROBLEMA. 
Sempre é fundamental que os alunos conheçam bons hábitos, mas não basta apenas informá-los é preciso trabalhar a aquisição desses hábitos, para que dessa forma possam desenvolvê-los. A escolha se deu após algumas aulas e observações, além de algumas discussões na própria creche, devido ao contexto em que está inserida.
 A escolha do tema do projeto , deve-se ao fato de que alguns alunos apresentam necessidades de cuidados com o seu corpo e por ser uma comunidade de baixa renda e na qual os pais têm características culturais isto se amplia. 
JUSTICATIVA:
Os alunos precisam responsabilizar-se e ter uma crescente autonomia por sua higiene corporal, percebendo-a como fator de bem-estar e como valor da convivência social. Portanto, faz-se necessário contribuir com medidas práticas para que os alunos possam ter autonomia no cuidado com o corpo, como por exemplo, lavar as mãos antes das refeições e após o uso do banheiro, limpeza de cabelos e unhas, higiene bucal e banho diário; favorecendo assim a saúde individual e coletiva. É fundamental que os alunos conheçam bons hábitos, mas não basta apenas informá-los, é preciso trabalhar a aquisição desses hábitos, para que dessa forma possam desenvolvê-los
EMBASAMENTO TEÓRICO
Não podemos desconsiderar que se a criança não tiver uma boa educação, não terá bons hábitos de higiene. Onde a escola e o meio que a faz interagir com o que é correto ou não. Além da escola e considerável que se trabalhe em casa também, pois se a mesma não tiver o suporte em casa o trabalho feito na escola terá sido em vão.
Sendo assim devemos sempre estar cultivando os bons modos de hábitos saudáveis seja na pratica ambiental coletiva ou corporal pessoal, onde podemos ensinar para aqueles que não conhecem a importância das mesmas ou até mesmo para reforçar o que já se sabe.
Segundo o Referencial teórico (1997, p.89) “Saúde é o estado de completo bem estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença”
Segundo Guedes (2008):
“Dependendo do modo que o assunto for abordado poderemos levar os alunos a criar vínculos de responsabilidades não só em relação a sua saúde mais em todos a sua volta, sempre respeitando os possíveis limites e tomando sempre o cuidado para não passar do ponto"
O uso continuo de produtos que melhorem a higiene e considerada uma pratica que deve ser constante onde pode trazer os benefícios para nos seres humanos. Podemos assim dizer que são maneiras de se prevenir as doenças para que assim, podemos estar de bem com o nosso corpo. 
PUBLICO ALVO
Alunos da Educação Infantil 1º Etapa / de quatro a cinco anos.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver atividades de diversos Psicomotricidade, conscientizar, os pais e as crianças para o direito à saúde, sensibilizá-lo pra a busca de um cuidado maior a higiene e a busca permanente de compreensão de seus determinantes e capacitá-los para utilização diárias de medidas e pratica, de proteção e saúde. Aprender ao mesmo tempo conhecer melhor os órgãos dos sentidos através da criatividade e praticidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Levar o aluno a perceber a necessidade de adquirir esses bons hábitos de higiene. 
Mostrar as doenças causadas por essa falta de higiene. 
Demonstrar as formas de higiene corporal e bucal, das mãos, etc. 
Estimular para a pratica correta de tomar banho, cortar as unhas e cabelos (e outros cuidados específicos). 
Adquirir hábitos de auto cuidado, respeitando as possibilidades e limites do corpo. 
Conhecer a audição, visão, paladar, olfato e tato utilizando vídeos educativos e atividades. 
Valorizar o uso de recursos como a tecnologia e jogos como ferramenta facilitadora no processo de ensino aprendizagem. 
Utilizar materiais recicláveis para invenção de brincadeiras e jogos. 
Estimular e desenvolver concentração e a observação. 
Incentivar a participação na confecção de atividades, criatividade e cooperação no desenvolvimento de atividades. 
Dramatizações    
Exposições de produtos higiênicos 
Será explorado o modo de higienização que havia no próprio centro, em locais, como: cozinha, banheiros, etc.
PERCURSO METODOLÓGICO 
Utilizei os estudos baseados em pesquisa bibliográfica e elaboração de projeto, sendo que a pesquisa bibliográfica teve um processo investigativo através de livros, artigos e sites, com a fundamentação 
 teórica sobre a importância dos jogos e brincadeiras como um recurso pedagógico para auxiliar na Educação Infantil. 
Com esse objetivo, utilizarei as brincadeiras, jogos como ferramenta facilitadora para o atendimento e interesse da parte das crianças tornando um aprendizado divertido e estimulante. 
RECURSOS 
Mídia som, mídia DVD, máquina fotográfica, espelho, fio dental, ervas aromáticas, pedrinhas, pedaços de lixa, madeira, algodão, areia, maisena, gelo, bolsa de água quente, tampas de garrafas pet, botão pequenos, grãos de feijão, arroz, milho de pipoca, sal grosso, argola de metal pequena, fita adesiva colorida, tesoura, contacte, cartolina, pedaços de pano, tnt coloridos, barbante, tigelas, jornais, revistas, jornais, jogo Lince, jogo de memória tátil, jogo dos pares auditivo, giz de cera, lápis de cor, massinha de modelar e tinta guachê. 
	CRONOGRAMA:
	Período	Objetivos	Atividades
	1ª Semana	Desenvolver os sentidos, estimular a coordenação motora, desenvolver a linguagem oral e desenvolver a percepção. (Percepção do meio dos 5 sentidos). 	Caixinha de tato
Jogo Lince
Manuseio de areia
Do que é esse  cheiro?
Jogo de memória auditiva
	2ª Semana	Reforçar e lembrar sobre a higiene bucal e ensinar sobre a escovação dental correta. 	Boca gigante
Caça ao tesouro
Vídeos educativos
	3ª Semana	Compreender e entender cada parte do corpo, para ter autonomia e cuidados com a higiene pessoal.	Alinhavando
Mural dos amigos
	4ª Semana	Prevenir e lembrar do cuidado e prevenção contra o piolho	Piolho é um papo sério
AVALIAÇÃO E PRODUTO FINAL
As avaliações serão atividades interdisciplinares: coletivas e individuais; oral, escrita; através de pinturas, recortes de figuras de revistas, colagens de gravuras; Atividades utilizando quebra cabeça, brincadeiras com o corpo, ou por sugestão dos alunos; os alunos serão chamados na lousa para fazer leitura individual e em grupo e através de conversas formais e informas com alunos.
"Educar verdadeiramente não é ensinar fatos novos ou enumerar fórmulas prontas, mas sim preparar a mente para pensar."
Albert Einstein

Continue navegando