Buscar

Ação Civil Pública por Negativa de Atendimento em Posto de Saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DOUTO JUIZ DA ____ VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA BETA
ASSOCIAÇÃO ALFA, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ nº__, com sede à __, neste ato representada por s eu presidente __, por s eu advoga do que esta subscreve, c om procuração e endereço anexo, para onde de vem ser remetidas as intimações, respeitosamente, perante Vos s a Excelência, c om fundamento no artigo 129, Parágrafo 1º da CRFB/88, com fundamento nos artigos 1º e 5º da Lei 7.3 47/85, propor: 
AÇÃO CIVIL PÚBLICA
Pelo rito com um em face do MUNICÍPIO BETA, pessoa jurídica de direito público, c om sede e seu governo na Prefeitura situada à Rua __, n º __, Bairro, _ _, CEP __, pelos relevantes motivos de fato e de direito seguintes:
I – DOS FATOS 
A Associação Alfa, constituída há 3 (três) anos, cujo objetivo é a defesa do patrimônio 
social e, particularmente, do direito à saúde de todos, mostrou -se inconformada com a negativa do Posto de Saúde Gam a, gerido pelo Município Beta, de oferecer atendimento laboratorial adequado aos idos os que procuram esse serviço. O argumento das autoridades era o de que não havia profissionais capacita dos e medicamentos disponíveis em quantitativo suficiente. Em razão desse 
estado de coisas e do elevado número de idosos correndo risco de morte, a Associação resolveu peticionar ao Secretário municipal de Saúde, requerendo pro vidências imediatas para a regularização do serviço público de Saúde. O Secretário respondeu que a situação da Saúde é realmente precária e que a 
comunidade precisa ter paciência e esperar a disponibilização de repasse dos recursos públicos federais, já que a receita prevista no orçamento municipal não fora integralmente realizada. 
II- DOS FUNDAMENTOS
A Associação Alfa, constituída há 3 (três) anos, cujo objetivo é a defesa do patrimônio social e, particularmente, do direito à saúde de todos, mostrou -se inconformada com a negativa do Posto de Saúde Gama, gerido pelo Município Beta, de oferecer atendimento laboratorial adequa do aos idosos que procuram esse serviço. O argumento das autoridades será o de que não havia pro fissionais capacitados e medicamentos disponíveis em quantitativo suficiente. Em razão desse estado de coisas e do elevado número de idosos correndo risco de morte, a Associação resolveu peticionar ao Secretário municipal de Saúde, requerendo providências imediatas para a regularização do serviço público de Saúde. O Secretário respondeu que a situação da Saúde é realmente precária e que a com uni da de precisa ter paciência e esperar a disponibilização de rep asse dos recursos públicos federais, já que a receita prevista no orçamento municipal não fora integralmente realizada. Re iterou, ao final e pelas razões já aventadas, a negativa de atendimento laboratorial a os idosos. Apesar disso, as obras públicas da área de lazer do bairro em que estava situado o Posto de Saúde Gama, nos quais eram utilizados exclusivamente recursos públicos municipais, continuaram a ser realiza das Considerando os dados a cima, na condição de advogado (a) contratado (a) pela Associação Alfa, elabore a medida judicial cabível para o enfrentamento do problema, inclusive com providências imediatas, de modo que seja oferecido atendimento adequado a todos os i dos os que venham a utilizar os serviços do Posto de Saúde. A demanda exigirá dilação probatória.
DO DIREITO
Nos termos do artigo 1. ° da L ei 7.34 7/85, é cabível o ajuizamento da ação civil pública para prevenir ou reprimir danos morais ou materiais causados ao meio ambiente, bem como a outros interesses difusos da coletividade. Decorre do fato de o objetivo da de manda judicial será defesa de todos os idosos que pro curam o atendimento do Posto de Saúde Gama, nos termos das finalidades estatutárias da Associação – defesa do patrimônio social e, particularmente, do direito à saúde de todos e não eventual defesa de direito ou interesse individual. Com os e discute a qual idade do serviço público ofereci do à população e esses 
idosos não podem ser individualiza dos, trata -s e de típico interesse difuso, enquadrando -se no Art. 1º, incisos IV e VII I, da Lei nº 7.347 /85. 
O que se verifica, na hipótese, é a necessidade de defesa do direito à vida e à saúde dos idos os que procuram os serviços do Posto de Saúde Gama, bem como de sua dignidade, ampara dos pelo Art. 1º, in cis o III, pelo Art. 5º, cap ut, pelo Art. 6º e pelo Art. 19 6, todos da CRFB/88. Esses direitos es tão sendo preteridos para a realização de obras públicas na área de lazer, o que é constitucionalmente inadequado em razão da maior importância dos referi dos direitos. 
Pedidos: 
Ante o exposto, requer: 
Que a medida pleiteada em caráter liminar seja torna da de finitiva, para impor ao Município a prestação adequa da do serviço público de saúde pelo Posto Gama. 
A intimação do representante do Ministério Público, nos termos do artigo 5º, §1° da Lei 7.34 7/85, para acompanhar todos os atos e termos da presente ação; Provas: Protesto aprovar o alegado pelo meio de prova Documental. 
Dá se à causa, o valor de R$ (...)
Sete lagoas, 18 de Junho de 2021.
Advogado (...) 
OAB nº (. ..)

Outros materiais