Buscar

Atividade 3 UNINORTE

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
44624 . 7 - Controle da Poluição - 20211.C
Parte inferior do formulário
 
Teste
Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário
Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Conteúdo do teste
1. 
Parte superior do formulário
Pergunta 1
1 pont
O nível de eutrofização está diretamente relacionado às formas de ocupação de uma bacia hidrográfica. Desta forma, quanto mais interferência antrópica existir, maiores são as chances de gerar a eutrofização dos corpos d´água. Quanto a estes impactos relacionados à ocupação, elas geralmente podem ocorrer devido à ocupação irregular urbana e rural ao longo da bacia hidrográfica. A respeito da ocupação de uma bacia hidrográfica em relação ao nível de eutrofização, assinale a alternativa correta:
1. As consequências mais drásticas para os recursos hídricos acontecem quando ocorrem as ocupações desordenadas, urbanas e industriais, ao longo da bacia hidrográfica. Estas ocupações, assim como ocorrem nas áreas rurais, iniciam com a remoção das matas ciliares deixando os recursos hídricos vulneráveis à entrada de poluentes, principalmente por esgotos domésticos.
2. Uma represa ou um lago situado em uma bacia de drenagem, ocupada por matas e florestas, apresenta usualmente uma grande produtividade, isto é, há grande atividade biológica de produção (síntese) no mesmo.
3. A drenagem urbana transporta uma carga muito maior de nutrientes que os demais tipos de ocupação da bacia. Este aporte de nutrientes contribui para uma redução do teor de algas na represa.
4. Um dos principais problemas de deterioração da qualidade da água é a remoção da mata ciliar para a introdução da agricultura e pastagens. Em um segundo momento, observa-se um agravamento do problema com a adição de quantidades elevadas de fertilizantes artificiais, como o Bário (Ba).
5. Caso se substitua a área agricultável da bacia hidrográfica por ocupação urbana, uma série de consequências irá ocorrer, como por exemplo uma grande elevação do aporte de N e P ao lago ou represa, trazendo, em decorrência, uma diminuição nas populações de algas e outras plantas.
Parte inferior do formulário
2. 
Parte superior do formulário
Pergunta 2
1 ponto
Uma maneira de minimizar a geração de águas contaminadas é pelo reuso da água. Em relação ao reuso de água, qual a alternativa correta?
1. O reuso direto pode ser considerado um ciclo fechado.
2. Todo reuso de água deverá ser aproveitado para fins não potáveis devido às patologias que podem estar presentes.
3. O reuso de água é uma forma de economizar financeiramente, porém não diminui a quantidade de água contaminada lançada nos mananciais.
4. O reuso indireto não planejado é a denominação dada quando ocorre o tratamento do efluente e posterior descarte em um recurso hídrico, sendo o efluente novamente captado em um ponto a jusante.
5. No reuso indireto planejado, o efluente não passa por nenhum tipo de tratamento, sendo destinado ao meio ambiente de forma planejada e consciente para ser captado novamente em um ponto a jusante com intenção de reuso.
Parte inferior do formulário
3. 
Parte superior do formulário
Pergunta 3
1 ponto
Para constatar a poluição hídrica, uma das principais medidas é a verificação do oxigênio dissolvido (OD) após o lançamento do poluente no corpo hídrico. Esta questão é importante, pois:
1. A concentração de OD é um fator importante devido à oscilações entre as zonas da autodepuração, auxiliando na manutenção da vida aquática.
2. A concentração de OD é importante somente para a manutenção de um sistema hídrico no âmbito químico, não interagindo com a manutenção do sistema aquático.
3. A concentração de OD é um fator importante, contudo, a velocidade do curso d’água não interfere nessas oscilações.
4. A concentração de OD é um fator importante, contudo não há importância na determinação das zonas de autodepuração.
5. A concentração de OD é importante somente para a manutenção de um sistema hídrico no âmbito físico, não interagindo com a manutenção do sistema aquático.
Parte inferior do formulário
4. 
Parte superior do formulário
Pergunta 4
1 ponto
Para a atuação de um gestor ambiental, é importante que ele saiba diferenciar os parâmetros de forma a estabelecer quais podemos considerar como químicos, físicos e biológicos. Das alternativas abaixo, escolha aquela que apresenta a consideração correta quanto aos parâmetros químicos?
1. Parâmetros como a dispersão do poluente através da característica da mistura são consideradas características químicas para a qualidade da água.
2. Parâmetros como a vazão, a alcalinidade, a temperatura e o PH são consideradas características químicas importantes para determinar a qualidade da água.
3. Parâmetros como a acidez, a presença de macrófitas, temperatura, alcalinidade são consideradas características químicas importantes para determinar a qualidade da água.
4. Parâmetros como PH, acidez e alcalinidade são consideradas características químicas importantes para determinar a qualidade da água. 
5. Parâmetros como a presença de peixes, a velocidade e a alcalinidade são consideradas características químicas importantes para determinar a qualidade da água.
Parte inferior do formulário
5. 
Parte superior do formulário
Pergunta 5
1 ponto
Durante o processo de eutrofização ocorre a diminuição da concentração de oxigênio no ambiente e, nesse sentido, ações devem ser imediatamente executadas. Marque a alternativa que apresenta uma maneira de minimizar e evitar que o processo de eutrofização continue.
1. Aquecer as águas dos rios para aumentar a velocidade de decomposição dos dejetos.
2. Identificar fontes de esgotos, ricos em materiais orgânicos no sistema límnico e efetuar canalização adequada para ETE.
3. Adicionar bactérias anaeróbicas às águas dos rios para que eles sobrevivam mesmo sem o oxigênio.
4. Aumentar a solubilidade dos dejetos no esgoto para que os nutrientes fiquem mais acessíveis às bactérias.
5. Substituir produtos não degradáveis por biodegradáveis para que as bactérias possam utilizar os nutrientes.
Parte inferior do formulário
6. 
Parte superior do formulário
Pergunta 6
1 ponto
Com base em seus conhecimentos é correto afirmar que ocorre um comprometimento da vida aquática quando os dejetos são lançados na água, pois estes promovem:
1. Uma diminuição da quantidade de nutrientes nesses ambientes (eutrofização), tendo como consequência a proliferação de microrganismos anaeróbicos, que consomem o oxigênio dissolvido na água, comprometendo a vida aquática.
2. Um aumento da quantidade de gás carbônico nesses ambientes, tendo como consequência a proliferação de microrganismos aeróbicos, que consomem os nutrientes dissolvidos na água, comprometendo a vida aquática.
3. Uma diminuição da quantidade de nutrientes nesses ambientes (eutrofização), tendo como consequência a redução da quantidade de microrganismos aeróbicos responsáveis pela oxigenação da água, comprometendo a vida aquática.
4. Um aumento da quantidade de nutrientes nesses ambientes, tendo como consequência a proliferação inicial de microrganismos anaeróbicos, que consomem o oxigênio dissolvido na água, comprometendo a vida aquática.
5. Um aumento da quantidade de nutrientes nesses ambientes (eutrofização), tendo como consequência a proliferação de microrganismos aeróbicos, que consomem o oxigênio dissolvido na água, comprometendo a vida aquática.
Parte inferior do formulário
7. 
Parte superior do formulário
Pergunta 7
1 ponto
Você foi convidado para participar de uma expedição com intuito de contribuir na identificação da qualidade do processo de autodepuração de um rio. Ao chegar no local, você identificou as condições ambientais constatando que o rio apresentava aspecto estético turvo, com DBO5 de 7,5mg/L com temperatura de 20°C e OD com saturação de 49%; apresentando como vida aquática somente peixes caracterizados como mais resistentes aos processos de poluição. Considerando as características evidenciadas, você pode constatar que:
1. Trata-se de uma zona de recuperação,pois os dados apresentados indicam este tipo de ambiente.
2. Trata-se de má zona de decomposição ativa devido à presença de água turva.
3. Trata-se de uma zona de decomposição ativa devido à presença de peixes.
4. Trata-se de uma zona com águas limpas com condições péssimas do rio.
5. Trata-se de uma zona de degradação com condições do rio descritas como muito limpo, justificada por um DBO5 de 7,5mg/L.
Parte inferior do formulário
8. 
Parte superior do formulário
Pergunta 8
1 ponto
As estações de tratamento de efluentes são compostas por diferentes etapas. Em relação a essas etapas, qual a alternativa correta?
1. A desinfecção consiste no uso de cloro, visando matar germes nocivos à saúde humana.
2.  A filtração consiste na passagem da água por meio de filtros, compostos principalmente por areia, carbono e turfa.
3. A floculação visa que a água fique parada para que os flocos mais pesados se depositem no fundo.
4. A decantação visa à adição de sulfato de alumínio para que as partículas de sujeira se juntem, formando pequenos coágulos.
5. Os filtros de carbono auxiliam na retirada de partículas maiores, as quais podem resultar no entupimento de tubulações.
Parte inferior do formulário
9. 
Parte superior do formulário
Pergunta 9
1 ponto
A qualidade da água de um rio contribui diretamente com o equilíbrio ambiental. O processo de autodepuração de um corpo hídrico é dividido em zonas. Ao realizar a identificação das condições ambientais dessas zonas, podemos considerar que:
1. O tempo e a distância de um processo de autodepuração contribui para a diminuição dos poluentes.
2. Na zona com águas limpas encontramos uma combinação de organismos mais resistentes e organismos anaeróbicos como por exemplo, os fungos.
3. Na zona de decomposição ativa há ausência de fungos e bactérias.
4.  Na zona de degradação ocorre um crescimento do Oxigênio Dissolvido (OD).
5. Na zona de recuperação ocorre um crescimento da Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO).
Parte inferior do formulário
10. 
Parte superior do formulário
Pergunta 10
1 ponto
Em um processo de autodepuração objetiva-se restabelecer o equilíbrio dos corpos d’água. Uma das questões importantes quanto aos parâmetros da legislação ambiental refere-se a possibilidade de impedir a liberação de efluentes considerando as medidas do suporte do corpo hídrico. Para esse impedimento é verificado os parâmetros de OD e as características das Classes de água. Utilizando-se dos padrões estabelecidos pela Resolução CONAMA n°357/2005 para águas doces, podemos dizer que:
1. Um corpo hídrico classificado como CLASSE IV deve apresentar OD 4,0 mg/L e DBO 5,0mg/L.
2. Um corpo hídrico classificado como CLASSE I deve apresentar OD 6,0 mg/L e DBO 3,0mg/L.
3. Um corpo hídrico classificado como CLASSE ESPECIAL deve apresentar OD 6,0 mg/L e DBO 3,0mg/L.
4. Um corpo hídrico classificado como CLASSE II deve apresentar OD 5,0 mg/L e DBO 10mg/L.
5. Um corpo hídrico classificado como CLASSE III deve apresentar OD 6,0 mg/L e DBO 10mg/L.
Parte inferior do formulário
Você tem algum conteúdo adicional?
Você pode adicionar texto, imagens e arquivos que complementem suas respostas.
Adicionar conteúdo
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Salvar e fechar Enviar
Ajuda para a página atual

Continue navegando