Buscar

Pcc Geologia e Paleontologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
 DAILÂNA ELLEN PEREIRA MOREIRA
RA: 1436185
 
 
 
PCC GEOLOGIA E PALEONTOLOGIA 
 
 
 
 
 
FORTALEZA – CE
 2021
A escala do tempo geológico é a linha do tempo que representa desde o presente até a idade da formação da terra à aproximadamente 4,6 bilhões de anos. E é dividida entre, éons, e dentro de cada Éon temos Éras, que agrupam períodos, e se dividem em épocas e idades. Essas idades se baseiam nos grandes eventos geológicos e nas mudanças de biodiversidade ao longo do tempo. 
Na linha do tempo podemos observar que o Éon Arqueano, é o mais antigo e durou cerca de dois bilhões e cem milhões de anos. Nesse período ainda não existiam continentes e foi marcado pela a formação da terra até o surgimento dos primeiros seres vivos. Esse Éon é dividido em quatro Eras, que são: Eoarquenana, Paleoarquena, Mesoarqueana e Neoarqueana.
Nessas quatro Eras, a Terra ainda sofria com intenso bombardeamento de Meteoritos e a atmosfera terrestre era composta por gases vulcânicos, e é na era Eoarquenada que começam a se formar os primeiros oceanos, onde surgem os primeiros seres vivos, os seres procariontes. Já na era Paleoarquena surge um supercontinente, chamado Vaalbara e no Mesoarqueano surgem as primeiras cianobactérias. 
Após esses eventos surge o Éon Proterozoico que durou cerca de um bilhão e novecentos milhões de anos, e foi marcado pelo surgimento dos primeiros seres fotossintetizantes, como também dos primeiros animais invertebrados. Esse Éon é dividido em três Eras: a Paleoproterozoica, onde surgíramos primeiros seres eucariontes; a era Mesoproterozoica, quando é formado o supercontinente Rodínia e a reprodução sexual; e a era Neoproterozoica, que é quando surgem os animais multicelulares marinhos.
E por fim, o Éon Fanerozoico que é o Éon em que vivemos e foi iniciado a quinhentos e quarenta e dois milhões de anos e é dividido em três Eras: a era Paleozoica, que foi marcada pois dois grandes acontecimentos da vida na Terra, que foram o surgimento de animais com conchas e carapaças e também a maior extinção em massa da Terra; a era Mesozoica que foi marcada por intensa atividade vulcânica e a fragmentação de Pangeia em dois continentes, Laurásia, ao Norte, e Gondwana, ao Sul; e a era Cenozoica, que é o tempo geológico que se iniciou há sessenta e cinco milhões de anos. E cada uma dessas eras é dividida em períodos. 
A era Paleozoica é dividida em seis períodos que são: Cambriano, Ordoviciano, Siluriano, Devoniano, Carbonífero e Permiano. No período Cambriano a terra já apresentava animais com exoesqueleto e microorganismos filamentosos. No período Ordoviciano apareceram os primeiros peixes primitivos, que ainda não apresentavam mandíbulas. No período Siluriano já se encontrava abundância de vida marinha e a fauna era composta por peixes com mandíbulas, peixes de água doce e insetos, também surgem as primeiras plantas terrestres. No período Devoriano aparecem plantas vasculares, artrópodes e os primeiros tetrápodes em águas rasas. No período Carbonífero surgem os Montes Apalaches, as grandes florestas, os répteis, os branquiópodes, briozoários, moluscos e equinodermos e surgem os primeiros insetos alados e as plantas com sementes. E no último período que foi o período Permiano a Terra era habitada por uma grande diversidade de insetos terrestres e vertebrados, os continentes da Terra estavam agrupados em um único, Pangeia, e no fim desse período ocorre uma extinção em massa de 95% de toda a vida naTerra.
Após esses acontecimentos surge a era Mesozóica, que é dividida em 3 períodos: Triássico, Jurássico e o Cretáceo. No período Triássico a terra demora um tempo para se recuperar, e é nesse período que surgem os primeiros dinossauros e mamíferos ovíparos, répteis voadores, tartarugas, sapos e mamíferos, marcando assim, o repovoamento do Planeta. No período Jurássico a fauna já era bastante variada, tendo crustáceos, peixes com estrutura moderna, anfíbios, as primeiras aves e pequenos mamíferos, além da imensa variedade de tubarões, peixes ósseos, crocodilos marinhos e outros animais. E no período Cretáceo a terra já era dominada por plantas como samambaias e coníferas, e foi marcado pela extinção dos dinossauros e surgimento dos mamíferos placentários.
Por fim surge a era Cenozoica que é dividida nos períodos: Quaternário; Neogeno , Paleogeno. No período Paleogeno ocorreu um processo de diversificação das espécies de mamíferos e aves, surgiram os primeiros grandes mamíferos, como elefantes e baleias. No período Neogeno os mamíferos sofrem um processo de evolução, surgem as plantas com flores, e os primeiros Hominídeos chamados de Australopitecíneos. E no período Quaternário Acontece a evolução dos humanos, a expansão da civilização humana, e o fim da era do gelo.

Continue navegando