Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Sobre a denominação que este tipo de unidade recebe, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Sistemas geográficos.
b) Sistemas pouco complexos.
c) Sistemas naturais territoriais.
d) Geossistemas geocomplexos.

Fotossíntese é um processo físico-químico, que ocorre a nível celular, realizado pelos seres vivos clorofilados, que usam dióxido de carbono e água para a obtenção de glicose através da energia da luz.
Sobre as características do processo de fotossíntese e sua importância, analise as sentenças a seguir: I- Sem a fotossíntese, os animais e outros seres heterotróficos seriam incapazes de sobreviver porque a base da sua alimentação está nas substâncias orgânicas oferecidas pelas plantas verdes. II- As plantas verdes são chamadas de produtores secundários, por produzirem sua própria fonte de energia. III- A energia solar aproveitada pela biosfera é representada por valores bem altos, 98% da energia solar é absorvida, ou seja, 2% dessa energia se perde. IV- Plantas jovens consomem uma quantidade maior de dióxido de carbono e liberam mais oxigênio, pois o carbono é incorporado a sua estrutura física durante o crescimento. Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) As sentenças III e IV estão corretas.

Segundo Beltrame (1999), a busca do conhecimento em Biogeografia passa pela observação in situ e pelas inter-relações entre os seres vivos e destes com o ambiente. Para a autora, no contexto acadêmico, a observação do ambiente natural deve ser cada vez melhor registrada, organizada e sistematizada. Sobre a relevância da verificação e registros em diferentes horários para observação no quintal de uma residência, por exemplo, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- De modo geral, nas horas mais quentes, os indivíduos permanecem em repouso, a fim de resguardar a energia.
II- Existem espécies que preferem as horas mais frescas da manhã e da tarde, outras aparecem no final da tarde e outras, ainda, aparecem somente à noite.
III- As populações em um quintal mudam com as horas do dia, pois cada ser vivo possui um relógio biológico próprio, que intervém no seu comportamento.
a) As afirmativas I, II e III estão corretas.
b) Somente a afirmativa III está corretas.
c) As afirmativas I e III estão corretas.
d) As afirmativas II e III estão corretas.

O homem, ao interferir no meio natural, tem causado transformações nos ecossistemas e nos geossistemas. Para Beltrame e Veado (2010), os sistemas naturais encontram-se bem próximos dos limites de tolerância a mudanças bruscas, apesar de seus componentes se encontrarem em equilíbrio. Sobre as modificações nos ecossistemas e nos geossistemas, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- As mudanças ocorridas em ritmo geológico ou ao longo dos séculos dificulta a adaptação dos sistemas, enquanto as transformações rápidas, como as transformações antropogênicas, fazem com que os seres vivos tenham facilidade de adaptação.
II- Intervenções e alterações antropogênicas em determinados componentes dos sistemas naturais podem causar efeitos negativos. Embora a natureza procure restabelecer o equilíbrio entre os componentes, dependendo do grau ou da intensidade das alterações, os desequilíbrios são inevitáveis.
III- A capacidade de modificação na dinâmica ambiental causada pelo homem é tão expressiva, que abrange toda a biosfera. Sua importância é tamanha que, para entender o funcionamento dos ecossistemas e geossistemas, é preciso atentar para o papel do homem na natureza e avaliar os seus resultados.
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.

Alfred Wegener (1880-1930) desenvolveu a teoria da deriva continental. Wegener sustentou a teoria de que os continentes formavam apenas um único bloco, denominado por ele de Pangeia, cercado por um único oceano, a que chamou de Panthalassa. Sobre os fatos nos quais se apoiou para justificar sua teoria, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Ocorrência de tilitos com a mesma idade na Índia, Austrália, África do Sul e Brasil.
( ) Grande semelhança encontrada entre a flora da Europa e da América do Norte.
( ) Ocorrência do réptil fóssil Mesossaurus, do Permiano, na África e na América do Sul.
( ) Ocorrência de plantas do gênero Glossopteris, flora dominante no Gondwana no Devoniano, encontrada na África, na Austrália, na Ásia e na América do Sul.
a) V - V - V - V.
b) F - F - V - V.
c) V - F - F - V.
d) V - V - F - F.

Para estudar a Biogeografia, é necessário compreender o passado geológico da Terra, porque entender o passado nos leva a conhecer os fatores físicos e os grupos taxonômicos que compunham as paleoformas de vida. Dentre as técnicas usadas se encontram: análise polínica, datação radiométrica, paleontologia, dendrocronologia, paleomagnetismo e fósseis vivos. Sobre como é conhecida a análise de grãos de pólen e esporos encontrados em sedimentos que informam sobre espécies vegetais e sobre os climas ocorridos à época em que foram produzidos, assinale a alternativa CORRETA:
a) Paleomagnetismo.
b) Datação radiométrica.
c) Análise polínica.
d) Dendrocronologia.

A espécie humana apresenta flexibilidade para se adaptar às mudanças ambientais, devido a sua capacidade fisiológica e por dispor de técnicas. A interferência do homem pode acelerar em milhares de anos os processos naturais de mudanças climáticas e trazer graves consequências à vida na Terra. Sobre a flexibilidade de adaptação das espécies vivas nos diferentes ecossistemas, assinale a alternativa CORRETA:
a) A complexa rede de inter-relacionamento dos seres vivos nas comunidades possibilita a coexistência de espécies diferentes no mesmo biótopo, selecionando as que se menos se adaptam ao meio.
b) As respostas às mudanças do clima podem assumir diversas formas, como as arquitetônicas, de engenharia, e de adaptação dos ecossistemas.
c) Os fatores físicos possuem uma dinâmica simples, linear. Os meios físicos são pouco influenciados pelas mudanças climáticas.
d) A adaptação está associada à independência das espécies. Quanto menor for a interação com outros ecossistemas, maior a chance de adaptação.

O clima no planeta Terra é bastante diversificado e alterações no clima terão papel importante na reconfiguração geográfica de espécies. O clima interfere na vida vegetal e animal, incluindo a vida do ser humano. Acerca dos efeitos do clima sobre os seres vivos, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Mudanças do clima figuram como uma das causas do desaparecimento de espécies em um futuro próximo, seja por seus impactos diretos ou pela combinação com outros fatores.
II- A limitada dispersão geográfica e baixas taxas de reprodução estão entre algumas das características que tornam a vida animal e vegetal notadamente vulnerável às mudanças do clima.
III- O aumento da temperatura pode elevar a vulnerabilidade de espécies de animais e plantas ou mesmo pode aumentar a predisposição de as espécies serem afetadas por oscilações na temperatura de forma negativa.
a) As afirmativas II e III estão corretas.
b) As afirmativas I, II e III estão corretas.
c) As afirmativas I e III estão corretas.
d) Somente a afirmativa III está correta.

Tundra significa planície sem árvores. Este bioma é encontrado na América do Norte, Europa e Rússia, nas altas latitudes. Analise as afirmativas sobre as características do bioma da tundra e classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Predomina, no bioma de tundra, um clima com característica polar, ou seja, com invernos longos de temperatura de zero grau (0 °C). Essa vegetação ocupa extensas áreas na porção norte do Hemisfério Norte.
( ) No Hemisfério Sul, a tundra aparece apenas em pequenas ilhas no Sul do Brasil e norte da Argentina.
( ) No bioma de tundra, o clima é controlado por massas de ar polares e árticas, caracterizado pela alta evaporação e precipitação superior a 1000mm anuais.
( ) As extensas superfícies congeladas durante o inverno transformam-se em pântanos ou em turfeiras quando aumenta a temperatura, pois o permafrost não favorece infiltração da água do degelo.
a) F - V - F - V.
b) F - V - V - F.
c) V - F - F - V.
d) V - V - F - V.

O Leontopithecus rosalia (mico-leão-dourado) é uma espécie endêmica, com distribuição restrita a remanescentes florestais severamente antropizados da Mata Atlântica no estado do Rio de Janeiro. Embora a população dessa espécie esteja aumentando, como resultado de esforços conservacionistas e da criação de áreas protegidas, ela ainda sofre com a fragmentação e seus efeitos secundários e permanece ameaçada de extinção.
Nesse contexto, as áreas protegidas podem ser estabelecidas com vistas à conservação de espécies únicas, como a 'megafauna carismática', que cativa o público, a exemplo do L. rosalia. Essas áreas de conservação geram benefícios diretos para toda a sociedade, no que diz respeito à proteção de mananciais de água, à regulação do clima, à contenção de erosões, ao oferecimento e oportunidades de lazer com apreciação de paisagens únicas, à manutenção das riquezas culturais e às possibilidades econômicas sustentáveis de desenvolvimento. Com relação ao tema tratado no texto, analise as sentenças a seguir:
I- As espécies carismáticas ao público geral, como o mico-leão-dourado, são importantes para a conservação de outras espécies que, embora menos carismáticas, são tão importantes ecologicamente quanto as primeiras.
II- O valor de existência do mico-leão-dourado decorre de sua importância ecológica na recuperação de ambientes antropizados, além de oferecer serviços ecossistêmicos para a espécie humana.
III- As áreas protegidas perfazem uma estratégia de sustentabilidade financeira ao fornecer benefícios econômicos diretos e indiretos à sociedade humana.
a) II e III, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) I, apenas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Sobre a denominação que este tipo de unidade recebe, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Sistemas geográficos.
b) Sistemas pouco complexos.
c) Sistemas naturais territoriais.
d) Geossistemas geocomplexos.

Fotossíntese é um processo físico-químico, que ocorre a nível celular, realizado pelos seres vivos clorofilados, que usam dióxido de carbono e água para a obtenção de glicose através da energia da luz.
Sobre as características do processo de fotossíntese e sua importância, analise as sentenças a seguir: I- Sem a fotossíntese, os animais e outros seres heterotróficos seriam incapazes de sobreviver porque a base da sua alimentação está nas substâncias orgânicas oferecidas pelas plantas verdes. II- As plantas verdes são chamadas de produtores secundários, por produzirem sua própria fonte de energia. III- A energia solar aproveitada pela biosfera é representada por valores bem altos, 98% da energia solar é absorvida, ou seja, 2% dessa energia se perde. IV- Plantas jovens consomem uma quantidade maior de dióxido de carbono e liberam mais oxigênio, pois o carbono é incorporado a sua estrutura física durante o crescimento. Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) As sentenças III e IV estão corretas.

Segundo Beltrame (1999), a busca do conhecimento em Biogeografia passa pela observação in situ e pelas inter-relações entre os seres vivos e destes com o ambiente. Para a autora, no contexto acadêmico, a observação do ambiente natural deve ser cada vez melhor registrada, organizada e sistematizada. Sobre a relevância da verificação e registros em diferentes horários para observação no quintal de uma residência, por exemplo, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- De modo geral, nas horas mais quentes, os indivíduos permanecem em repouso, a fim de resguardar a energia.
II- Existem espécies que preferem as horas mais frescas da manhã e da tarde, outras aparecem no final da tarde e outras, ainda, aparecem somente à noite.
III- As populações em um quintal mudam com as horas do dia, pois cada ser vivo possui um relógio biológico próprio, que intervém no seu comportamento.
a) As afirmativas I, II e III estão corretas.
b) Somente a afirmativa III está corretas.
c) As afirmativas I e III estão corretas.
d) As afirmativas II e III estão corretas.

O homem, ao interferir no meio natural, tem causado transformações nos ecossistemas e nos geossistemas. Para Beltrame e Veado (2010), os sistemas naturais encontram-se bem próximos dos limites de tolerância a mudanças bruscas, apesar de seus componentes se encontrarem em equilíbrio. Sobre as modificações nos ecossistemas e nos geossistemas, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- As mudanças ocorridas em ritmo geológico ou ao longo dos séculos dificulta a adaptação dos sistemas, enquanto as transformações rápidas, como as transformações antropogênicas, fazem com que os seres vivos tenham facilidade de adaptação.
II- Intervenções e alterações antropogênicas em determinados componentes dos sistemas naturais podem causar efeitos negativos. Embora a natureza procure restabelecer o equilíbrio entre os componentes, dependendo do grau ou da intensidade das alterações, os desequilíbrios são inevitáveis.
III- A capacidade de modificação na dinâmica ambiental causada pelo homem é tão expressiva, que abrange toda a biosfera. Sua importância é tamanha que, para entender o funcionamento dos ecossistemas e geossistemas, é preciso atentar para o papel do homem na natureza e avaliar os seus resultados.
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.

Alfred Wegener (1880-1930) desenvolveu a teoria da deriva continental. Wegener sustentou a teoria de que os continentes formavam apenas um único bloco, denominado por ele de Pangeia, cercado por um único oceano, a que chamou de Panthalassa. Sobre os fatos nos quais se apoiou para justificar sua teoria, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Ocorrência de tilitos com a mesma idade na Índia, Austrália, África do Sul e Brasil.
( ) Grande semelhança encontrada entre a flora da Europa e da América do Norte.
( ) Ocorrência do réptil fóssil Mesossaurus, do Permiano, na África e na América do Sul.
( ) Ocorrência de plantas do gênero Glossopteris, flora dominante no Gondwana no Devoniano, encontrada na África, na Austrália, na Ásia e na América do Sul.
a) V - V - V - V.
b) F - F - V - V.
c) V - F - F - V.
d) V - V - F - F.

Para estudar a Biogeografia, é necessário compreender o passado geológico da Terra, porque entender o passado nos leva a conhecer os fatores físicos e os grupos taxonômicos que compunham as paleoformas de vida. Dentre as técnicas usadas se encontram: análise polínica, datação radiométrica, paleontologia, dendrocronologia, paleomagnetismo e fósseis vivos. Sobre como é conhecida a análise de grãos de pólen e esporos encontrados em sedimentos que informam sobre espécies vegetais e sobre os climas ocorridos à época em que foram produzidos, assinale a alternativa CORRETA:
a) Paleomagnetismo.
b) Datação radiométrica.
c) Análise polínica.
d) Dendrocronologia.

A espécie humana apresenta flexibilidade para se adaptar às mudanças ambientais, devido a sua capacidade fisiológica e por dispor de técnicas. A interferência do homem pode acelerar em milhares de anos os processos naturais de mudanças climáticas e trazer graves consequências à vida na Terra. Sobre a flexibilidade de adaptação das espécies vivas nos diferentes ecossistemas, assinale a alternativa CORRETA:
a) A complexa rede de inter-relacionamento dos seres vivos nas comunidades possibilita a coexistência de espécies diferentes no mesmo biótopo, selecionando as que se menos se adaptam ao meio.
b) As respostas às mudanças do clima podem assumir diversas formas, como as arquitetônicas, de engenharia, e de adaptação dos ecossistemas.
c) Os fatores físicos possuem uma dinâmica simples, linear. Os meios físicos são pouco influenciados pelas mudanças climáticas.
d) A adaptação está associada à independência das espécies. Quanto menor for a interação com outros ecossistemas, maior a chance de adaptação.

O clima no planeta Terra é bastante diversificado e alterações no clima terão papel importante na reconfiguração geográfica de espécies. O clima interfere na vida vegetal e animal, incluindo a vida do ser humano. Acerca dos efeitos do clima sobre os seres vivos, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Mudanças do clima figuram como uma das causas do desaparecimento de espécies em um futuro próximo, seja por seus impactos diretos ou pela combinação com outros fatores.
II- A limitada dispersão geográfica e baixas taxas de reprodução estão entre algumas das características que tornam a vida animal e vegetal notadamente vulnerável às mudanças do clima.
III- O aumento da temperatura pode elevar a vulnerabilidade de espécies de animais e plantas ou mesmo pode aumentar a predisposição de as espécies serem afetadas por oscilações na temperatura de forma negativa.
a) As afirmativas II e III estão corretas.
b) As afirmativas I, II e III estão corretas.
c) As afirmativas I e III estão corretas.
d) Somente a afirmativa III está correta.

Tundra significa planície sem árvores. Este bioma é encontrado na América do Norte, Europa e Rússia, nas altas latitudes. Analise as afirmativas sobre as características do bioma da tundra e classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Predomina, no bioma de tundra, um clima com característica polar, ou seja, com invernos longos de temperatura de zero grau (0 °C). Essa vegetação ocupa extensas áreas na porção norte do Hemisfério Norte.
( ) No Hemisfério Sul, a tundra aparece apenas em pequenas ilhas no Sul do Brasil e norte da Argentina.
( ) No bioma de tundra, o clima é controlado por massas de ar polares e árticas, caracterizado pela alta evaporação e precipitação superior a 1000mm anuais.
( ) As extensas superfícies congeladas durante o inverno transformam-se em pântanos ou em turfeiras quando aumenta a temperatura, pois o permafrost não favorece infiltração da água do degelo.
a) F - V - F - V.
b) F - V - V - F.
c) V - F - F - V.
d) V - V - F - V.

O Leontopithecus rosalia (mico-leão-dourado) é uma espécie endêmica, com distribuição restrita a remanescentes florestais severamente antropizados da Mata Atlântica no estado do Rio de Janeiro. Embora a população dessa espécie esteja aumentando, como resultado de esforços conservacionistas e da criação de áreas protegidas, ela ainda sofre com a fragmentação e seus efeitos secundários e permanece ameaçada de extinção.
Nesse contexto, as áreas protegidas podem ser estabelecidas com vistas à conservação de espécies únicas, como a 'megafauna carismática', que cativa o público, a exemplo do L. rosalia. Essas áreas de conservação geram benefícios diretos para toda a sociedade, no que diz respeito à proteção de mananciais de água, à regulação do clima, à contenção de erosões, ao oferecimento e oportunidades de lazer com apreciação de paisagens únicas, à manutenção das riquezas culturais e às possibilidades econômicas sustentáveis de desenvolvimento. Com relação ao tema tratado no texto, analise as sentenças a seguir:
I- As espécies carismáticas ao público geral, como o mico-leão-dourado, são importantes para a conservação de outras espécies que, embora menos carismáticas, são tão importantes ecologicamente quanto as primeiras.
II- O valor de existência do mico-leão-dourado decorre de sua importância ecológica na recuperação de ambientes antropizados, além de oferecer serviços ecossistêmicos para a espécie humana.
III- As áreas protegidas perfazem uma estratégia de sustentabilidade financeira ao fornecer benefícios econômicos diretos e indiretos à sociedade humana.
a) II e III, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) I, apenas.

Prévia do material em texto

29/06/2021 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 1/5
Acadêmico: Jaqueline Gisele Nunes (1476256)
Disciplina: Biogeografia (GED03)
Avaliação: Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:670447) (peso.:3,00)
Prova: 31276295
Nota da Prova: 9,00
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. Os elementos característicos da paisagem, a qual resulta da relação dinâmica de elementos
físicos, biológicos e antrópicos, agrupam-se em unidades homogêneas em si mesmas,
porém, heterogêneas em relação ao conjunto. Essas unidades recebem inúmeras
denominações. Sobre a denominação que este tipo de unidade recebe, assinale a alternativa
INCORRETA:
 a) Sistemas geográficos.
 b) Sistemas pouco complexos.
 c) Sistemas naturais territoriais.
 d) Geossistemas geocomplexos.
2. Fotossíntese é um processo físico-químico, que ocorre a nível celular, realizado pelos seres
vivos clorofilados, que usam dióxido de carbono e água para a obtenção de glicose através
da energia da luz. Sobre as características do processo de fotossíntese e sua importância,
analise as sentenças a seguir:
I- Sem a fotossíntese, os animais e outros seres heterotróficos seriam incapazes de
sobreviver porque a base da sua alimentação está nas substâncias orgânicas oferecidas
pelas plantas verdes. 
II- As plantas verdes são chamadas de produtores secundários, por produzirem sua própria
fonte de energia.
III- A energia solar aproveitada pela biosfera é representada por valores bem altos, 98% da
energia solar é absorvida, ou seja, 2% dessa energia se perde.
IV- Plantas jovens consomem uma quantidade maior de dióxido de carbono e liberam mais
oxigênio, pois o carbono é incorporado a sua estrutura física durante o crescimento.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.ufvjm.edu.br/fisiologiavegetal/index.php?
option=com_content&view=article&id=2&Itemid=7. Acesso em: 12 jul. 2018.
 a) As sentenças I, II e III estão corretas.
 b) As sentenças I e IV estão corretas.
 c) As sentenças III e IV estão corretas.
 d) As sentenças II e III estão corretas.
29/06/2021 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 2/5
3. Segundo Beltrame (1999), a busca do conhecimento em Biogeografia passa pela observação
in situ e pelas inter-relações entre os seres vivos e destes com o ambiente. Para a autora, no
contexto acadêmico, a observação do ambiente natural deve ser cada vez melhor registrada,
organizada e sistematizada. Sobre a relevância da verificação e registros em diferentes
horários para observação no quintal de uma residência, por exemplo, analise as afirmativas a
seguir: 
I- De modo geral, nas horas mais quentes, os indivíduos permanecem em repouso, a fim de
resguardar a energia.
II- Existem espécies que preferem as horas mais frescas da manhã e da tarde, outras
aparecem no final da tarde e outras, ainda, aparecem somente à noite. 
III- As populações em um quintal mudam com as horas do dia, pois cada ser vivo possui um
relógio biológico próprio, que intervém no seu comportamento. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BELTRAME, A.V. da. A prática de campo de biogeografia para graduandos em
geografia. Jn.; Ecologia Humana, ética e educação: a mensagem de Pierre Dansereau
(Vieira, P.F. & Ribeiro, M.A. orgs.) Porto Alegre: Palotti, 1999.
 a) As afirmativas II e III estão corretas.
 b) As afirmativas I, II e III estão corretas.
 c) Somente a afirmativa III está corretas.
 d) As afirmativas I e III estão corretas.
4. O homem, ao interferir no meio natural, tem causado transformações nos ecossistemas e nos
geossistemas. Para Beltrame e Veado (2010), os sistemas naturais encontram-se bem
próximos dos limites de tolerância a mudanças bruscas, apesar de seus componentes se
encontrarem em equilíbrio. Sobre as modificações nos ecossistemas e nos geossistemas,
analise as afirmativas a seguir:
I- As mudanças ocorridas em ritmo geológico ou ao longo dos séculos dificulta a adaptação
dos sistemas, enquanto as transformações rápidas, como as transformações antropogênicas,
fazem com que os seres vivos tenham facilidade de adaptação.
II- Intervenções e alterações antropogênicas em determinados componentes dos sistemas
naturais podem causar efeitos negativos. Embora a natureza procure restabelecer o equilíbrio
entre os componentes, dependendo do grau ou da intensidade das alterações, os
desequilíbrios são inevitáveis.
III- A capacidade de modificação na dinâmica ambiental causada pelo homem é tão
expressiva, que abrange toda a biosfera. Sua importância é tamanha que, para entender o
funcionamento dos ecossistemas e geossistemas, é preciso atentar para o papel do homem
na natureza e avaliar os seus resultados.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BELTRAME , A. da V.; VEADO, R. W. A. Biogeografia. Centro Universitário
Leonardo da Vinci: Indaial, Grupo UNIASSELVI, 2012. 308.p.
 a) Somente a sentença I está correta.
 b) As sentenças I e II estão corretas.
 c) As sentenças I e III estão corretas.
 d) As sentenças II e III estão corretas.
29/06/2021 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 3/5
5. Alfred Wegener (1880-1930) desenvolveu a teoria da deriva continental. Wegener sustentou
a teoria de que os continentes formavam apenas um único bloco, denominado por ele de
Pangeia, cercado por um único oceano, a que chamou de Panthalassa. Sobre os fatos nos
quais se apoiou para justificar sua teoria, classifique V para as sentenças verdadeiras e F
para as falsas:
( ) Ocorrência de tilitos com a mesma idade na Índia, Austrália, África do Sul e Brasil.
( ) Grande semelhança encontrada entre a flora da Europa e da América do Norte.
( ) Ocorrência do réptil fóssil Mesossaurus, do Permiano, na África e na América do Sul.
( ) Ocorrência de plantas do gênero Glossopteris, flora dominante no Gondwana no
Devoniano, encontrada na África, na Austrália, na Ásia e na América do Sul.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - V - F - F.
 b) V - V - V - V.
 c) F - F - V - V.
 d) V - F - F - V.
6. Algumas espécies de seres vivos capturam outra espécie para utilizar-se de seu trabalho ou
de seu alimento. Um exemplo disso são os chupins, que se aproveitam dos ninhos de outros
pássaros para colocar seus ovos clandestinamente. Essa relação biocenótica explicada
denomina-se de:
 a) Competição.
 b) Inquilinismo.
 c) Predatismo.
 d) Escravagismo.
7. Para estudar a Biogeografia, é necessário compreender o passado geológico da Terra,
porque entender o passado nos leva a conhecer os fatores físicos e os grupos taxonômicos
que compunham as paleoformas de vida. Dentre as técnicas usadas se encontram: análise
polínica, datação radiométrica, paleontologia, dendrocronologia, paleomagnetismo e fósseis
vivos. Sobre como é conhecida a análise de grãos de pólen e esporos encontrados em
sedimentos que informam sobre espécies vegetais e sobre os climas ocorridos à época em
que foram produzidos, assinale a alternativa CORRETA:
 a) Datação radiométrica.
 b) Dendrocronologia.
 c) Análise polínica.
 d) Paleomagnetismo.
8. A espécie humana apresenta flexibilidade para se adaptar às mudanças ambientais, devido a
sua capacidade fisiológica e por dispor de técnicas. A interferência do homem pode acelerar
em milhares de anos os processos naturais de mudanças climáticas e trazer graves
consequências à vida na Terra. Sobre a flexibilidade de adaptação das espécies vivas nos
diferentes ecossistemas, assinale a alternativa CORRETA:
 a) A complexa rede de inter-relacionamento dos seres vivos nas comunidades possibilita a
coexistência de espécies diferentes no mesmo biótopo, selecionando as que se menos se
adaptam ao meio.
 b)A adaptação está associada à independência das espécies. Quanto menor for a interação
com outros ecossistemas, maior a chance de adaptação.
 c) As respostas às mudanças do clima podem assumir diversas formas, como as
arquitetônicas, de engenharia, e de adaptação dos ecossistemas.
 d) Os fatores físicos possuem uma dinâmica simples, linear. Os meios físicos são pouco
influenciados pelas mudanças climáticas.
29/06/2021 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 4/5
9. O clima no planeta Terra é bastante diversificado e alterações no clima terão papel
importante na reconfiguração geográfica de espécies. O clima interfere na vida vegetal e
animal, incluindo a vida do ser humano. Acerca dos efeitos do clima sobre os seres vivos,
analise as afirmativas a seguir:
I- Mudanças do clima figuram como uma das causas do desaparecimento de espécies em um
futuro próximo, seja por seus impactos diretos ou pela combinação com outros fatores.
II- A limitada dispersão geográfica e baixas taxas de reprodução estão entre algumas das
características que tornam a vida animal e vegetal notadamente vulnerável às mudanças do
clima.
III- O aumento da temperatura pode elevar a vulnerabilidade de espécies de animais e
plantas ou mesmo pode aumentar a predisposição de as espécies serem afetadas por
oscilações na temperatura de forma negativa. 
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As afirmativas II e III estão corretas.
 b) As afirmativas I e III estão corretas.
 c) As afirmativas I, II e III estão corretas.
 d) Somente a afirmativa III está correta.
10.Tundra significa planície sem árvores. Este bioma é encontrado na América do Norte, Europa
e Rússia, nas altas latitudes. Analise as afirmativas sobre as características do bioma da
tundra e classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Predomina, no bioma de tundra, um clima com característica polar, ou seja, com
invernos longos de temperatura de zero grau (0 °C). Essa vegetação ocupa extensas áreas
na porção norte do Hemisfério Norte.
( ) No Hemisfério Sul, a tundra aparece apenas em pequenas ilhas no Sul do Brasil e norte
da Argentina.
( ) No bioma de tundra, o clima é controlado por massas de ar polares e árticas,
caracterizado pela alta evaporação e precipitação superior a 1000mm anuais. 
( ) As extensas superfícies congeladas durante o inverno transformam-se em pântanos ou
em turfeiras quando aumenta a temperatura, pois o permafrost não favorece infiltração da
água do degelo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) F - V - V - F.
 b) F - V - F - V.
 c) V - F - F - V.
 d) V - V - F - V.
29/06/2021 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 5/5
11.(ENADE, 2017) O Leontopithecus rosalia (mico-leão-dourado) é uma espécie endêmica, com
distribuição restrita a remanescentes florestais severamente antropizados da Mata Atlântica
no estado do Rio de Janeiro. Embora a população dessa espécie esteja aumentando, como
resultado de esforços conservacionistas e da criação de áreas protegidas, ela ainda sofre
com a fragmentação e seus efeitos secundários e permance ameaçada de extinção. Nesse
contexto, as áreas protegidas podem ser estabelecidas com vistas à conservação de
espécies únicas, como a "megafauna carismática", que cativa o público, a exemplo do L.
rosalia. Essas áreas de conservação geram benefícios diretos para toda a sociedade, no que
diz respeito à proteção de mananciais de água, à regulação do clima, à contenção de
erosões, ao oferecimento e oportunidades de lazer com apreciação de paisagens únicas, à
manutenção das riquezas culturais e às possibilidades econômicas sustentáveis de
desenvolvimento. Com relação ao tema tratado no texto, analise as sentenças a seguir:
I- As espécies carismáticas ao público geral, como o mico-leão-dourado, são importantes
para a conservação de outras espécies que, embora menos carismáticas, são tão
importantes ecologicamente quanto as primeiras. 
II- O valor de existência do mico-leão-dourado decorre de sua importância ecológica na
recuperação de ambientes antropizados, além de oferecer serviços ecossistêmicos para a
espécie humana.
III- As áreas protegidas perfazem uma estratégia de sustentabilidade financeira ao fornecer
benefícios econômicos diretos e indiretos à sociedade humana.
É correto o que se afirma em:
 a) II e III, apenas.
 b) I, apenas.
 c) II, apenas.
 d) I e III, apenas.
Prova finalizada com 9 acertos e 2 questões erradas.