Buscar

FUNDAMENTOS DA ENFERMAGEM

Prévia do material em texto

Fundamentos Históricos da Enfermagem
Questão 1
A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) deve ser implementada em toda instituição de saúde pública e privada, tendo cada uma de suas etapas registradas no prontuário do cliente. A SAE é o suporte para a enfermagem alcançar seus objetivos humanitários e de qualidade de assistência. Em relação à utilização da SAE no processo de trabalho do(a) enfermeiro(a), marque a afirmativa correta.
Escolha uma:
a. O processo de enfermagem compreende a estruturação teórica da enfermagem e das práticas de registros, com objetivo unicamente acadêmico.
b. A ciência da enfermagem tem como base uma ampla estruturação teórica; o processo de enfermagem é a ferramenta para que essa estrutura seja aplicada à prática, porém, esse não é o método mais apropriado para a solução dos problemas do cliente.
c. O processo de enfermagem compreende a estruturação teórica da enfermagem e das práticas de registros, porém, sua realização implica no aumento da demanda de trabalho com pouca evidência da consolidação das práticas e tomada de decisões.
d. O processo de enfermagem é um método para implantar, na prática profissional, uma teoria de enfermagem. Para tanto, é necessária a utilização de um método científico para que os conceitos da teoria sejam aplicados e implantados na prática.
e. A operacionalização do processo de enfermagem se dará por etapas, fases ou componentes, variando a terminologia de acordo com cada autor. Essas etapas se inter-relacionam, porém, podem ser realizadas aleatoriamente, respeitando as atribuições e as demandas de trabalho da equipe de enfermagem.
Questão 2
Sobre a teoria geral de enfermagem desenvolvida por Dorothea E. Orem, assinale a alternativa incorreta.
Escolha uma:
a. Engloba e discute cada um dos cinco conceitos principais: ser humano, saúde, sociedade, enfermagem em seu trabalho e estresse.
b. Pode ser aplicada a qualquer pessoa que necessite dos cuidados de enfermagem: desde crianças até idosos.
c. Ação de autocuidado é a capacidade humana ou poder de engajar-se no autocuidado, que são afetados por fatores condicionantes básicos, como idade, sexo, condição sociocultural, modalidades de diagnósticos e tratamentos, o sistema familiar, padrões de vida, fatores ambientais, adequação e disponibilidade de recursos.
d. Essa teoria especifica quando a enfermagem é necessária para auxiliar o indivíduo e providencia o autocuidado.
e. É conhecida como a Teoria dos Fatores Condicionantes Básicos e trabalha alguns conceitos, sendo que entre os mais importantes está o autocuidado.
Questão 3
Em relação à educação de enfermagem no Brasil, a escola de Enfermagem Alfredo Pinto é a mais antiga do Brasil. Na data de 1890 foi reformada por Decreto de 23 de maio de 1939. O curso passou a três anos de duração e era dirigida por enfermeiras diplomadas. Foi reorganizada por Maria Pamphiro. Outras escolas foram surgindo e reformulando a educação na enfermagem.
Assinale a alternativa que cita a escola que não compõe a história da educação de enfermagem no Brasil:
Escolha uma:
a. Escola Paulista de Enfermagem.
b. Escola Ana Néri.
c. Escola da Cruz Vermelha do Rio de Janeiro.
d. Escola de Enfermagem da USP.
e. Escola de Enfermagem Carlos Gomin Junior.
Questão 4
As práticas do cuidar foram sofrendo transformações no decorrer dos anos, se transformando para que hoje tivéssemos uma prática voltada para a humanização e o cuidado individualizado e sistematizado. Umas das práticas que vivenciamos no passado é a prática de saúde do alvorecer da ciência.
A característica principal dessa fase é:
Escolha uma:
a. Focaliza a influência dos fatores socioeconômicos e políticos do medievo e da sociedade feudal nas práticas de saúde e as relações destas com o cristianismo. Esta época corresponde ao aparecimento da enfermagem como prática leiga, desenvolvida por religiosos e abrange o período medieval, compreendido entre os séculos V e XIII.
b. Aborda a relação mística entre as práticas religiosas e as práticas de saúde primitivas desenvolvidas pelos feiticeiros e sacerdotes e mulheres naturalmente dotadas de aptidão e que possuíam conhecimentos sobre ervas e preparos de remédios.
c. Relaciona a evolução das práticas de saúde ao surgimento da filosofia e ao progresso da ciência, quando estas então se baseavam nas relações de causa e efeito. Inicia-se no século V a.C, estendendo-se até os primeiros séculos da Era Cristã.
d. A cura era um jogo entre a natureza e a doença. Quando o doente se recuperava, o fato era tido como milagroso.
e. Evidencia a evolução das práticas de saúde e, em especial, da prática de enfermagem no contexto dos movimentos Renascentistas e da Reforma Protestante. Corresponde ao período que vai do final do século XIII ao início do século XVI A retomada da ciência, o progresso social e intelectual da Renascença e a evolução das universidades não constituíram fator de crescimento para a enfermagem.
Questão 5
A prática de cuidar de doentes, que mais tarde seria reconhecida como Enfermagem, surgiu com o desejo de manter as pessoas saudáveis, proporcionando conforto e proteção, garantindo sua sobrevivência, constituindo, assim, a imagem da enfermeira. No início da história do cuidar, a prática cuidativa era assumida por mulheres que apresentavam desejo e habilidade para o cuidar. O conhecimento que essas mulheres desenvolviam e acumulavam sobre o cuidar era passado oralmente de geração para geração. Analisando este relato, a prática de saúde retratada é:
Escolha uma:
a. Enfermagem moderna, pelo cuidar científico e tecnológico.
b. Mágico-sacerdotal, abordando a relação mística entre as práticas religiosas e as práticas de saúde primitivas desenvolvidas pelos sacerdotes nos templos.
c. Alvorecer da ciência, pois relaciona a evolução das práticas de saúde com o surgimento da filosofia e com o progresso da ciência quando estas então se baseavam nas relações de causa e efeito.
d. Monástico-medievais, focalizando a influência dos fatores socioeconômicos e políticos do medievo e da sociedade feudal.
e. Instintiva, caracterizada pela prática do cuidar instintivo de conservação da raça.
Questão 6
A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é composta por cinco etapas e deve ser desenvolvida pelo enfermeiro com habilidade e competência. Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Na implementação o enfermeiro elabora as metas e os objetivos junto com o cliente e executa a prescrição de enfermagem.
b. No planejamento do cuidado o enfermeiro estabelece metas, objetivos e a prescrição de enfermagem.
c. A História Patológica Pregressa (HPP) do cliente é realizada na implementação da assistência, quarta etapa do processo.
d. A anamnese e o exame físico devem ser realizados, na primeira etapa do processo, pelo enfermeiro, e eles não tem o mesmo objetivo.
e. A anamnese completa é realizada na terceira etapa do processo, quando o enfermeiro executa a prescrição de enfermagem.
Questão 7
A evolução crescente dos hospitais não melhorou suas condições de salubridade, devido principalmente à predominância de doenças infectocontagiosas e à falta de pessoas preparadas para cuidar dos doentes. Foi necessário que Florence passasse a atuar.São contribuições de Florence à saúde:
Escolha uma:
a. Administração da assistência e do serviço de enfermagem, baseado em observação e anotações.
b. O cuidado indiscriminado e sem se dar ao luxo de perder tempo registrando ou se organizando.
c. Autoridade, manter a ordem acima de tudo.
d. A cura de um doente se deve exclusivamente ao cuidado de Enfermagem. Não há participação da natureza no processo de doença e cura.
e. A escolha da equipe de enfermagem com base na posição social da candidata.
Questão 8
Na evolução das práticas de saúde e na prática de enfermagem, o período pós-monástico foi caracterizado pela retomada da ciência, porém, uma época pouco expressiva para a enfermagem. O hospital passa a ser um insalubre depósito de doentes, onde homens, mulheres e crianças coabitam as mesmas dependências, amontoados em leitos coletivos. Esta épocaretrata:
Escolha uma:
a. Cuidar caracterizado pela prática do cuidar instintivo de conservação da raça.
b. Cuidar por pajés e feiticeiros, com seus deuses protetores e o culto à magia e superstição.
c. As atividades centradas no fazer manual e os conhecimentos transmitidos por informações sobre a prática vivenciada.
d. A divisão entre o trabalho manual e o trabalho intelectual como reflexo das transformações econômicas e políticas que marcaram a queda do feudalismo e o surgimento do mercantilismo, é caracterizado na Enfermagem pela divisão social do trabalho.
e. O início do cuidar, com enfermeiras graduadas e pós-graduadas que realizavam assistência de qualidade e utilizavam o processo de enfermagem e pensamento crítico.
Questão 9
Os diagnósticos de enfermagem podem ser reais ou de risco, apresentando características próprias para sua formação. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Diagnóstico real é composto por título, definição, fatores relacionados e fatores de risco.
b. Diagnóstico de risco é composto por definição, características definidoras e fatores de risco.
c. Diagnóstico de risco é composto por título, definição e fatores relacionados.
d. Diagnóstico de risco é composto de título, definição e fatores de risco.
e. Diagnóstico real é composto por título, definição, características definidoras e fatores de risco.
Questão 10
No período de colonização do Brasil, os portugueses chegam aos poucos colonizando terras, até então habitadas apenas por índios. Nesse ambiente, podemos dizer referente às práticas de saúde, exceto que:
Escolha uma:
a. A terapêutica empregada era à base de medicamentos preparados minuciosamente. Supõe-se que os jesuítas faziam a supervisão do serviço que era prestado por pessoas treinadas por eles e mantivessem sigilo das fórmulas trazidas por Portugal.
b. A medicina popular portuguesa, trazida por colonos, navegantes e missionários, serviu de base à medicina brasileira.
c. Rituais místicos (pajés e feiticeiros), práticas domésticas (índias) e utilização do vasto recurso da flora.
d. A primeira forma de assistência aos doentes após colonização foi exercida pelos padres jesuítas. A assistência era prestada pelos religiosos em enfermarias construídas nas proximidades dos colégios e dos conventos.
e. Chegada do colonizador europeu e do negro africano – doenças infectocontagiosas (TP, febre amarela, varíola, lepra, doenças venéreas etc.). Inicia-se o percurso de epidemias e extinção dos nativos.

Continue navegando