Buscar

atividade sistema circulatório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1). Conceituar o sistema circulatório dos pontos de vista morfológico e funcional: 
O sistema circulatório é um sistema fechado, sem comunicação com o exterior, constituído por tubos, no interior dos quais circulam humores. Os tubos são chamados de vasos e os humores são o sangue e a linfa. A função é de levar material nutritivo e oxigênio às células, impulsionar o sangue para órgãos e tecidos. 
2). Citar os elementos constituintes do sistema circulatório: 
Constituído pelo sangue
Coração (pericárdio, miocárdio, endocárdio, átrios, ventrículos, valvas)
Vasos sanguíneos (artérias, veias, capilares). 
3). Conceituar, dos pontos de vista morfológico e funcional, o coração: 
 Órgão muscular, oco, que funciona como uma bomba contrátil-propulsora. O tecido muscular que forma o coração é o tecido muscular estriado cardíaco
Quanto à morfologia interna, a cavidade cardíaca apresenta septos, subdividindo-a em quatro câmaras. O septo horizontal (atrioventricular), divide o coração em duas partes superior e inferior. A parte superior se divide em duas câmaras: átrios direito e esquerdo. A porção inferior apresenta duas câmaras: ventrículos direito e esquerdo. 
4). Descrever, in situ, a posição do coração e suas relações com os órgãos vizinhos:
 O coração fica situado na caixa torácica atrás do esterno, acima do músculo diafragma. A maior porção do coração se encontra à esquerda do plano mediano do corpo. O coração esta disposto de tal forma que a base é medial e o ápice é lateral. 
5). Descrever a morfologia externa do coração:
 O coração tem a forma aproximada de um punho fechado, apresenta uma base, um ápice e faces (esternocostal, diafragmática e pulmonar).
6). Citar as cavidades cardíacas e os vasos relacionados com elas: 
Os vasos através dos quais o sangue chega ou sai do coração tem suas raízes situadas na base deste órgão. No átrio direito desemboca a veia cava superior e inferior. No átrio esquerdo desembocam as veias pulmonares. Do ventrículo direito sai o tronco pulmonar, que se divide em artérias pulmonares direita e esquerda. Do ventículo direito sai a artéria aorta,que forma o arco aórtico. 
9). Definir anatômica e funcionalmente o pericárdio e a cavidade do pericárdio: 
O coração é envolto pelo pericárdio, composto por duas membranas, sendo uma de constituição fibrosa, pericárido fibroso, responsável por enredar a região mais externa do coração e grandes vasos, intimamente relacionado com as estruturas mediastinais. A segunda membrana é de constituição serosa, denominado pericárdio seroso, formado por duas lâminas, chamadas de parietal e visceral.
10). Descrever a circulação do sangue no coração e nos vasos da base:
 Ela se da por meio de duas correntes sanguíneas, que partem ao mesmo tempo do coração. A primeira corrente sai do ventrículo direito através do tronco pulmonar e se dirige aos capilares pulmonares, onde ocorre a hematose (troca de gases). O sangue oxigenado é levado pelas veias pulmonares e lançado no átrio esquerdo, de onde vai passar para ventrículo esquerdo. A outra corrente sanguínea sai do ventrículo esquerdo pela artéria aorta, a qual vai se ramificando e chega a todos os tecidos do organismo, onde existem extensas redes de capilares que processam as trocas entre o sangue e os tecidos. Após as trocas, o sangue rico em CO2 retorna ao coração através de numerosas veias, que são tributarias de dois grandes troncos venosos: veia cava inferior e veia cava superior, as quais desembocam no AD, onde o sangue passará para o VD.
12). Descrever os tipos de circulação do sangue: 
Circulação pulmonar (pequena circulação): se inicia no VD, de onde o sangue é bombeado para a rede de capilares dos pulmões. Depois da hematose, o sangue oxigenado retorna ao AE. É uma circulação coração-pulmão-coração. 
Circulação sistêmica (grande circulação): se inicia no VE, de onde o sangue é bombeado para a rede capilar dos tecidos de todo o organismo. Após as trocas, o sangue retorna pelas veias ao AD. É uma circulação coração-tecido-coração.
26). Conceituar, dos pontos de vista morfológico e funcional, o sistema linfático: 
 É um sistema formado por vasos e órgãos linfoides que circula a linfa, sendo basicamente um sistema auxiliar de drenagem do sistema venoso, ajudam na defesa do organismo contra agentes estranhos. Responsável pelo transporte da linfa, constituído pelos vasos linfáticos (localizados entre as células do tecido), linfonodos e linfa.
27) Citar os elementos componentes pelo sistema linfático:
 É um sistema composto por órgãos linfoides (medula óssea vermelha, timo, baço, linfonodos, tonsilas, dutos linfáticos, capilares linfáticos).
28). Citar as diferenças entre sistema linfático e sistema sanguífero: 
O sistema linfático está constituído de capilares onde ocorre a absorção do líquido tecidual. O sistema linfático não possui um órgão central bombeador, apenas conduzindo a linfa para vasos mais calibrosos que desembocam principalmente em veias do pescoço. Uma outra importante diferença é que aos vasos linfáticos se associam estruturas denominadas linfonodos.

Continue navegando