Buscar

CONTABILIDADE 01-06

Prévia do material em texto

CONTABILIDADE SOCIETÁRIA II
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	GST1688_A6_201802416072_V6
	
	
	
	
		Aluno: RAMIRA ALVES DE LIMA BEZERRA
	Matr.: 201802416072
	Disc.: CONT. SOCIET. II 
	2020.3 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		São deveres da Entidade adquirente, numa operação de combinação de negócios, conforme o Pronunciamento 15 do CPC:
	
	
	
	todas as alternativas estão corretas.
	
	
	calcular e reconhecer o valor justo, em suas demonstrações contábeis individuais e consolidadas, dos ativos identificáveis (tangíveis e intangíveis) adquiridos e das obrigações assumidas da entidade adquirida, decorrentes de uma operação de combinação de negócios;
	
	
	reconhecer o valor justo dos ativos e passivos da entidade fusionada ou incorporada ou derivada de uma cisão, no momento da transação de fusão, incorporação ou cisão;
	
	
	determinar as informações necessárias a serem divulgadas para permitir que os usuários das demonstrações contábeis consigam avaliar a natureza e os efeitos financeiros da combinação de negócios.
	
	
	calcular e reconhecer o ágio pago por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) resultante da combinação de negócios ou o ganho auferido em uma compra vantajosa (operação com deságio, ou "goodwill negativo");
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O Termo "merger of equals" representa:
	
	
	
	uma cisão envolvendo partes relacionadas.
	
	
	uma cisão envolvendo partes independentes.
	
	
	qualquer operação de combinação de negócios.
	
	
	uma fusão ocorrida entre partes independentes.
	
	
	uma fusão ocorrida entre partes relacionadas.
	
Explicação:
Representa uma fusão ocorrida entre partes independentes.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A propósito dos conceitos relacionados à transformação societária, analise as afirmativas abaixo:
        I.            Fusão é a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar sociedade nova, que a elas sucederá em todos os direitos e obrigações.
      II.            Quando uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que a elas sucede em todos os direitos e obrigações, ocorre a cisão total.
    III.            A incorporação é a operação pela qual a sociedade passa, independente de dissolução e liquidação, de um tipo para outro.
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	I, apenas.
	
	
	I, II e III.
	
	
	III, apenas.
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	II, apenas.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Empresários, executivos e dirigentes de empresas, em decorrência da alta carga tributária brasileira, podem, ao abrigo da lei, criar, extinguir, agrupar e desmembrar as sociedades, com o objetivo principal de reduzirem o pesado ônus dessa carga de impostos e contribuições, especificamente do imposto de renda e contribuição social sobre o lucro. Esse leque de procedimentos, no âmbito societário, indica uma:
	
	
	
	reorganização
	
	
	incorporação
	
	
	fusão
	
	
	conglomeração
	
	
	cisão
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Julgue as afirmativas a seguir e identifique se são falsas ou verdadeiras:
 
I. O montante dos ativos e passivos adquiridos decorrentes do processo de fusão e incorporação de entidades independentes deve ser registrado pelo valor justo dos ativos e passivos na data da transação.
II. A fusão é a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades se unem para formar sociedade nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações.
III. Na cisão com extinção da companhia cindida, as sociedades que absorverem parcelas do seu patrimônio responderão solidariamente pelas obrigações da companhia extinta.
	
	
	
	F, V, F.
	
	
	F, F, V.
	
	
	F, V, V.
	
	
	V, V, F.
	
	
	V, V, V.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		(Adaptado de Contador Pleno-Petrobras-2005-Cesgranrio) Analise as afirmações a seguir, em relação às regras emanadas pela Comissão de Valores Mobiliários para as joint-ventures, caracterizadas como entidades controladas em conjunto:
I - A consolidação deve ser feita de forma proporcional, havendo o registro da participação do outro acionista (venture), em conta destacada, antes do Patrimônio Líquido consolidado da controladora em conjunto.
II - Os ativos, passivos, receitas e despesas de sociedade controlada em conjunto devem ser agregados às demonstrações contábeis consolidadas da controladora pelo seu valor integral.
III - Os lucros não realizados nas transações entre os ventures e a joint venture não precisam ser eliminados.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):
	
	
	
	Nenhuma das alternativas.
	
	
	I e III, apenas.
	
	
	III, apenas.
	
	
	I, II e III.
	
	
	II, apenas.
	
Explicação:
Nenhuma das alternativas estão corretas.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill), ou o ganho decorrente da compra vantajosa, deve ser mensurado e registrado pelo adquirente, na data da aquisição. A propósito julgue as seguintes afirmações (caso considere a assertiva correta (V) e caso não a considere correta (F)) e marque a alternativa correta:
a)      O ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) deverá ser reconhecido no final do exercício;
b)      O goodwill representa a diferença positiva obtida quando o valor pago pelo investimento é deduzido do valor referente a parcela do patrimônio líquido, avaliado a valor justo, adquirido pelo investidor;
c)       O goodwill é um elemento intangível e deverá figurar no ativo intangível da investidora e assim será apresentado nas suas demonstrações individuais.
	
	
	
	FVF
	
	
	VVV
	
	
	VVF
	
	
	FFF
	
	
	VFV
	
	
	
	 
	 
	Não Respondida
	 
	 
	 Não Gravada
	 
	 
	Gravada
	
Exercício inciado em 24/11/2020 09:42:59.

Continue navegando