Buscar

Avaliação I-Letras

Prévia do material em texto

Letras-Português
Nota10,00
1A obra barroca em prosa, seja para o Brasil como para Portugal, teve destaque na pessoa do Padre Antônio Vieira, pelos seus "Sermões". Estes ficaram tão famosos que seus superiores os fizeram imprimir para servirem de modelo para outros sacerdotes, nas suas pregações, apesar de Padre Vieira opor-se a isso. Durante o século XVII, um dos meios mais importantes de divulgação de ideias, fatos, doutrinamento e de transmissão de informações era o sermão. Por isso, Padre Vieira valeu-se dessa técnica para doutrinar as populações (de diferentes classes sociais) e para efetuar reflexões acerca do mundo e dos acontecimentos. E ele tratou de diferentes temáticas  nos seus "Sermões". Acerca dessa obra do Padre Vieira, analise as seguintes sentenças:
I- O "Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal Contra as de Holanda" trata dos invasores holandeses na cidade de Salvador.
II- O "Sermão do Mandato" trata do amor místico de Cristo.
III- No "Sermão de Santo Antônio aos Peixes", Padre Vieira trata do comportamento dos colonos e compara seus vícios aos dos peixes.
IV- O "Sermão da Sexagésima" trata da educação oferecida pela coroa portuguesa no Brasil Colônia.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e IV estão corretas.
B
As sentenças I, II e III estão corretas.
C
As sentenças II e IV estão corretas.
D
Somente a sentença III está correta.
2O período literário português denominado Classicismo caracteriza-se por ser um movimento cultural de valorização e resgate de elementos culturais e filosóficos anteriores, com críticas à visão de mundo pautada nos aspectos religiosos, valorização das explicações científicas e abordagem dos sentimentos humanos. Nesse período, tem-se também a presença da crise religiosa da Reforma (empreendida por Lutero), da Contrarreforma (empreendida pela Igreja) e da criação da imprensa. No que concerne às influências de períodos culturais anteriores, o Classicismo inspirou-se na antiguidade clássica. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a cultura inspiradora da literatura clássica portuguesa:
A
Cultura ítalo-portuguesa.
B
Cultura italiana antiga.
C
Cultura greco-romana.
D
Cultura francesa.
3De uma certa maneira, o estilo Barroco, no cenário social, histórico, econômico e cultural em que surgiu, valia-se da sua estética para disseminar certo terror imposto pela Reforma e pela Contrarreforma. Em suma, ele servia aos interesses desses movimentos, já que, veladamente, impunham-se limites à liberdade de expressão, de pensamento. A sociedade era mantida em estado de submissão, dependência, amendrontada, até, poder-se-ia dizer, presa aos interesses reformistas e contrarreformistas. Na sua estética, o Barroco valia-se de duas correntes: o cultismo e o conceptismo. Acerca dessas duas características, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Cultismo.
II- Conceptismo.
(    ) Cultivado pelo espanhol Francisco Gomez Quevedo y Villegaz.
(    ) Tinha por objetivo ocultar uma temática banal e estéril.
(    ) Ocultava sob o trabalho a perfeição na forma.
(    ) Pesquisava a essência íntima dos objetos.
(    ) Cultivado pelo espanhol Luís de Gôngora.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
I - II - II - II - I.
B
I - II - I - II - II.
C
II - I - I - II - I.
D
II - I - II - I - I.
4-"Ó glória de mandar! Ó vã cobiça
Desta vaidade, a quem chamamos Fama!
Ó fraudulento gosto, que se atiça
C'uma aura popular, que honra se chama!
Que castigo tamanho e que justiça
Fazes no peito vão que muito te ama!
Que mortes, que perigos, que tormentas,
Que crueldades neles experimentas!
(CAMÕES, Luiz Vaz de. Os Lusíadas. Canto IV)
Os versos dos Lusíadas, de Camões, expõem o conhecido episódio do Velho do Restelo. Com base nesse conhecido episódio, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CAMÕES, Luiz Vaz de. Os Lusíadas. Belo Horizonte: Itatiaia, 1980.
A
Aconselha os marinheiros portugueses sobre os perigos que eles podem encontrar para buscar fama em outras terras.
B
Comove-se com a coragem dos portugueses que vão atravessar os mares até chegar às Índias.
C
Reprova as navegações portuguesas porque, segundo ele, estão fundamentadas na cobiça e busca de fama.
D
Bendiz os marinheiros portugueses que se lançam ao mar à procura de uma vida melhor.
5Camões compôs uma infinidade de poesias líricas. Estas podem ser classificadas dentro dos mais diversos gêneros: redondilhas, elegias, canções, odes, oitavas, éclogas etc. Estes diversos tipos de poesias tratam de diferentes temas, seguem formas diversas, como diversas também são as maneiras de tratar cada tema. Ao compor estas diferentes formas poéticas, Camões recebeu diferentes influências, sendo a mais notável do poeta humanista Francesco Petrarca, poeta italiano, considerado, inclusive, o criador do soneto. Acerca da lírica quinhentista portuguesa, analise as seguintes sentenças:
I- As redondilhas são formas poéticas que contêm dez sílabas poéticas, ou redondilhas menores.
II- As canções são formas poéticas que se compõem de decassílabos ou de versos com seis sílabas poéticas, os também conhecidos quebrados.
III- As elegias são poemas criados com uma tonalidade triste, geralmente carregados de melancolia.
IV- As odes são formas poéticas de inspiração inglesa, criadas para serem declamadas, carregadas de um tom triste.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, II e III estão corretas.
B
As sentenças I e II estão corretas.
C
Somente a sentença IV está correta.
D
As sentenças II e III estão corretas.
6De uma certa maneira, o estilo Barroco, no cenário social, histórico, econômico e cultural em que surgiu, valia-se da sua estética para disseminar certo terror imposto pela Reforma e pela Contrarreforma. Em suma, ele servia aos interesses desses movimentos, já que, veladamente, impunham-se limites à liberdade de expressão, de pensamento. A sociedade era mantida em estado de submissão, dependência, amedrontada, até, poder-se-ia dizer, presa aos interesses reformistas e contrarreformistas. Na sua estética, o Barroco valia-se de duas correntes: o cultismo e o conceptismo. Acerca dessas duas características, analise as sentenças a seguir:
I- O cultismo foi cultivado pelo espanhol Francisco Gomez Quevedo y Villegaz.
II- O cultismo tinha por objetivo ocultar uma temática banal e estéril.
III- O conceptismo tentava pesquisar a essência íntima dos objetos.
IV- O conceptismo foi cultivado pelo espanhol Luís de Gôngora.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e IV estão corretas.
B
Somente a sentença III está correta.
C
As sentenças I e II estão corretas.
D
As sentenças II e III estão corretas.
7Na lírica quinhentista lusitana, predomina a forma poética denominada soneto. Este tipo de poema tem sua origem na Itália, provavelmente no século XIV, com o poeta humanista Francesco Petrarca. A composição desse gênero poético segue uma regra que remonta ao século XIII, tendo como base a distribuição das estrofes e dos versos, ou seja, duas estrofes de quatro versos e duas estrofes com três versos, em resumo, dois quartetos e dois tercetos, do que resultam catorze versos. Outra particularidade dessa composição poética é a distribuição das sílabas poéticas, podendo ser versos decassílabos ou versos dodecassílabos (ou alexandrinos). Acerca dos sonetos da lírica portuguesa quinhentista, analise as seguintes sentenças:  
I- Na sua lírica, Camões dá muita importância ao soneto, por vezes, tornando-o uma composição perfeita.
II- No que concerne ao soneto, geralmente, os seus versos apresentam rimas.
III- A respeito do soneto, o quinto verso (o primeiro da segunda estrofe) é considerado "chave de ouro".
IV- No soneto, o último verso (décimo quarto) recebe a denominação de "chave de ouro", pois ele traz a síntese do tema da composição.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II e III estão corretas.
B
As sentenças I, II e IV estão corretas.
C
Somente a sentença III está correta.
D
As sentenças I e III estão corretas.
8O estilo barroco, ao que parece, começou a tomarforma em meados do século XVI, ao mesmo tempo em que tinha início o movimento da Reforma e da Contrarreforma. Nesse período, vive-se uma época de certa austeridade, um tempo de repressão, de liberdade de pensamento um tanto censurada. O ser humano, nesse tempo, colocava-se numa situação de pequenez diante de Deus e, do mesmo modo, diante da instituição Igreja. Diante desse contexto, a arte, principalmente a literatura, reflete essa situação do ser humano, o que resulta nas características do Barroco: o jogo de oposições, exageros (rebuscamento), apelo à religião, a presença da luz e das sombras, a valorização do movimento. O movimento que o segue é o Classicismo, o qual retoma os valores greco-latinos, e os classicistas trazem consigo também as diferentes características desse movimento, dentre as quais se poderiam destacar as várias formas de composição. Um dos introdutores dessas novas formas de composição foi Sá de Miranda, que passou certo tempo estudando na Itália. A introdução dos novos formatos de composição foi possível graças ao fato de Sá de Miranda conviver, no território italiano, com os grandes expoentes do Humanismo. Destes herdou novas concepções literárias, o que lhe permitiu desfazer-se das visões medievalistas e aderir a um novo movimento, e levá-lo ao território lusitano. Acerca de algumas características barrocas e classicistas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Barroco.
II- Classicismo.
(    ) Adesão à ideia do homem como o centro de tudo, e não mais Deus.
(    ) O jogo das oposições, irregularidades e rebuscamento.
(    ) Vontade de reaproximar o homem a Deus.
(    ) Interesse do homem pelas obras da Grécia e da Roma antigas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
II - I - I - II.
B
I - I - II - II.
C
II - I - II - I.
D
I - II - II - I.
9Ao falar acerca da epopeia (ou poesia épica), Aristóteles mostra que esta é escrita em versos heroicos, ou seja, os versos que contêm dez sílabas poéticas - os decassílabos. Os grandes clássicos gregos, "Ilíada" e "Odisseia", constituem os primeiros poemas épicos, escritos, provavelmente, por volta do segundo século antes de Cristo. Os modelos clássicos chegaram à Península Ibérica via Sá de Miranda. Com base nos clássicos greco-latinos, em Portugal também foi escrita uma poesia épica. Sobre os itens acerca da épica portuguesa, assinale a alternativa CORRETA:
A
A épica portuguesa "Odisseia", do escritor português Homero, relata as façanhas de Vasco da Gama e seus exércitos, na tomada de Troia.
B
A épica portuguesa, "Ilíada", foi escrita por Homero, e mostra a história do povo grego, na pessoa de Ulisses, no retorno da Guerra de Troia.
C
A épica portuguesa "Eneida", do escritor português Virgílio, relata a chegada de Eneias à Itália, vindo de Troia.
D
A épica portuguesa, "Os Lusíadas", foi escrita por Luís Vaz de Camões, e relata a história do povo lusitano e heroiciza seus feitos, na pessoa de Vasco da Gama.
10A lírica do período literário classicista lusitano é marcada pela forma poética denominada soneto. Este tipo de poema tem sua origem na Itália, provavelmente no século XIV, com o poeta humanista Francesco Petrarca. A composição desse gênero poético segue uma regra que remonta ao século XIII, tendo como base a distribuição das estrofes e dos versos, ou seja, duas estrofes de quatro versos e duas estrofes com três versos, em resumo, dois quartetos e dois tercetos, do que resultam catorze versos. Outra particularidade dessa composição poética é a distribuição das sílabas poéticas, podendo ser versos decassílabos ou versos dodecassílabos (ou alexandrinos). Acerca de alguns tipos de manifestações da lírica portuguesa quinhentista, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Redondilhas.
II- Canções.
III- Elegias.
(    ) Compostas em decassílabos, geralmente versavam sobre o amor.
(    ) São poemas compostos na medida velha.
(    ) Geralmente são poemas compostos com uma tonalidade marcada pela tristeza.
(    ) Poemas que podem ser compostos com sete sílabas poéticas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
I - I - II - III.
B
II - I - III - I.
C
II - II - I - III.
D
II - I - I - III.

Continue navegando