Buscar

Atividade Cap 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Estadual da Paraíba
Steffany Sales Galisa
Ciências Biológicas, 3º período diurno – licenciatura
· Atividade capítulo 6
1. Por que plantas não aparentadas com frequência assumem a mesma forma de crescimento em diferentes partes do mundo? 
Porque elas crescem sob condições climáticas (temperatura e precipitação) semelhantes e em solos com uma quantidade próxima de conteúdo nutricional. Devido a isso, plantas não aparentadas podem adotar formas de crescimento parecidas. Os ecossistemas que pertencem ao mesmo tipo de bioma em diferentes partes do mundo desenvolvem uma estrutura de vegetação e funcionamento semelhantes aos dos ecossistemas, incluindo produtividade e taxas de ciclagem de nutriente, sob condições ambientais semelhantes.
2. Quais informações a respeito de um bioma você pode obter a partir de um diagrama climático? 
Podemos observar (no eixo x) em quais meses há possibilidade de crescimento dos biomas (estação de crescimento), que são os meses quando existem boas condições de temperatura e precipitação que permitam o crescimento de plantas e o retorno de animais. Os diagramas climáticos também podem indicar se o crescimento das plantas é mais limitado pela temperatura ou pela precipitação. Em qualquer mês no qual a linha da precipitação se situe abaixo da linha da temperatura, o crescimento das plantas é restringido por ausência de precipitação suficiente. Por outro lado, em qualquer mês no qual a linha da temperatura se situe abaixo da linha da precipitação, o crescimento das plantas é restringido pela temperatura. Como o clima é a força primária que determina as formas das plantas dos nove biomas diferentes, os locais ao redor do mundo que contêm um determinado bioma apresentam diagramas climáticos semelhantes.
3. Por que o bioma de floresta boreal é encontrado em diversos continentes diferentes, incluindo a América do Norte, a Europa e a Ásia? 
Esses lugares possuem características semelhantes que proporcionam que o mesmo bioma se desenvolva, apesar da distância espacial. Nas altas latitudes, as temperaturas frias predominam e a precipitação é muito esparsa. Como consequência, a produtividade biológica durante as estações de crescimento do curto verão é geralmente baixa, e as baixas temperaturas reduzem a decomposição de matéria orgânica e a liberação de nutrientes no solo. A vegetação tende a ser perene e tanto a fauna quanto a flora são altamente adaptada às frias temperaturas do inverno.
4. Que tipos de plantas são encontrados em cada um dos quatro biomas nas latitudes temperadas?
No bioma de Floresta Sazonal Temperada, as árvores decíduas são a forma de crescimento vegetal dominante. A vegetação frequentemente inclui uma camada de pequenas árvores e arbustos embaixo das árvores dominantes, assim como plantas herbáceas no chão da floresta.
No bioma de Floresta Pluvial Temperada, se caracteriza por possuir a vegetação dominada por gramíneas. O fogo é uma influência dominante nestes campos, particularmente onde o habitat seca durante o fim do verão.
Nos climas mediterrâneos, se sustentam uma vegetação arbustiva, perene, espessa de 1 a 3 m de altura, com raízes profundas e folhagem resistente à seca.
Os desertos subtropicais, os locais mais úmidos deste bioma sustentam uma profusão de suculentos cactos, arbustos e pequenas árvores. 
5. Como as condições ambientais diferem entre os quatro biomas temperados? 
O bioma de Floresta Sazonal Temperada ocorre sob condições moderadas, com um inverno gelado.
O bioma de Floresta Pluvial Temperada se caracteriza por possuir as chuvas pesadas de inverno e o nevoeiro do verão criam condições que sustentam florestas perenes extremamente altas.
Os climas mediterrâneos são caracterizados por temperaturas de inverno amenas, chuva de inverno e secas de verão.
Os desertos subtropicais têm uma precipitação muito esparsas, altas temperaturas e geralmente longas estações de crescimento.
6. Explique por que as florestas pluviais tropicais têm dois picos de precipitação atmosférica.
O clima da floresta pluvial tropical exibe dois picos de precipitação centrados nos equinócios, que correspondem aos períodos em que a zona de convergência intertropical passa sobre o equador.
7. Compare e confronte os fatores utilizados para classificar os biomas terrestres com aqueles utilizados para classificar os biomas aquáticos.
Os ecólogos classificam os biomas aquáticos com a utilização de diversos fatores físicos, incluindo profundidade da água, fluxo da água e salinidade. Os principais tipos de biomas aquáticos incluem riachos e rios, lagos e lagoas, alagados de água doce, charcos salgados, manguezais, zonas entremarés, recifes de corais e o oceano aberto. Já os terrestre são classificados pelas suas principais formas de crescimento das plantas, existindo nove classes de biomas terrestre.
8. Como os riachos de nascentes e os grandes rios diferem em sua principal fonte de matéria orgânica?
Pequenos riachos normalmente são sombreados e pobres em nutrientes, o que limita a produtividade de algas e outros organismos fotossintéticos. Uma grande parte do conteúdo orgânico dos ecossistemas de riachos depende de entradas alóctones de matéria orgânica, tais como folhas, que vêm de fora do ecossistema. Nos grandes rios, uma proporção mais alta das entradas orgânicas é autóctone, o que significa que são produzidas dentro do ecossistema por algas e plantas aquáticas. À medida que os rios progridem a partir da sua nascente, tipicamente se tornam mais largos, se movimentam mais lentamente, são carregados mais fortemente com nutrientes e são mais expostos à luz solar direta.
9. Compare e confronte pântanos, charcos e pântanos temperados.
Os pântanos contêm árvores emergentes. Alguns dos pântanos mais conhecidos são o Pântano de Okefenokee na Geórgia e na Flórida, e o Pântano Great Dismal na Virgínia e na Carolina do Norte. Os chacos contêm vegetação não lenhosa emergente, como as tifas. Alguns dos maiores charcos no mundo incluem os Everglades na Flórida e o Pantanal do Brasil, da Bolívia e do Paraguai. Diferente dos pântanos e charcos, os pântanos temperados são caracterizados por águas ácidas e contêm uma diversidade de plantas, incluindo musgos esfagno e árvores atrofiadas, especialmente adaptadas para essas condições. Alguns dos maiores pântanos temperados são encontrados no Canadá, no norte da Europa e na Rússia.
10. Por que a produtividade no oceano difere entre as zonas fótica e afótica?
A zona fótica é a área das zonas nerítica e oceânica que contém luz suficiente para a fotossíntese das algas. A zona afótica é a área das zonas nerítica e oceânica na qual a água é tão profunda que a luz solar não consegue penetrar.

Continue navegando