Buscar

Prova de Alvenaria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Alvenaria - EDI
Data: 07/07/ 2012.
Aluno (a): Lucas Barbosa Neves
Atividade Prática e de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação contém 12 (doze) questões, totalizando 10 (dez) pontos;
· Baixe o arquivo disponível com a Atividade de Pesquisa;
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação: 
· Nome / Data de entrega.
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta;
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade Prática;
· Envio o arquivo pelo sistema no local indicado;
· Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
Alvenaria de Vedação
1. Defina sucintamente Alvenaria de Vedação.
R: São paredes elevadas, normalmente com blocos cerâmicos ou de concreto com função apenas de separar e vedar ambientes, suportando apenas o próprio peso, sem função estrutural.
2. Explique as funções do cimento e da cal em argamassas de assentamento.
R: O cimento na argamassa tem sobretudo a função aglomerante e de resistência mecânica. A cal nas argamassas mistas tem a função de reter água para hidratação do cimento, melhorar a trabalhabilidade do produto fresco, aumentar a capacidade do produto endurecido e absorver deformações. 
3. Cite 5 observações importantes em um projeto de Alvenaria de Vedação e explique-as. 
R: 1- Planta de marcação: Esta é a planta que usamos para marcar a primeira fiada das paredes. Cada bloco deve ser desenhado no seu devido lugar; treinamento prévio de mão de obra para a execução correta da alvenaria; projeto de elétrica e hidráulica detalhados, sinalizando corretamente os locais de passagem das tubulações, já que os cortes nos blocos devem ser evitados; indicação de vergas e contravergas a fim de evitar trincas nas paredes; indicação dos pontos de graute para reforço estrutural; integração com projeto de instalações prediais (se houver).
4. Disserte sucintamente a respeito do correto armazenamento dos blocos cerâmicos em um canteiro de obras.
R: Blocos cerâmicos devem ser armazenados sobre chão firme, sem contato direto com o solo, para isso o ideal é empilhá-los sobre estrados de madeira ou camada de brita. Os tijolos precisam estar sob um local coberto ou protegidos por lona impermeável, sua disposição deve ser em “amarração” e o ideal é que as pilhas não ultrapassem a 10 unidade de altura.
5. Defina:
a. Marcação de Alvenaria: Ponto mais crucial das etapas da construção da alvenaria, devendo seguir o projeto a todo rigor. Primeiramente assenta-se blocos estratégicos nas extremidades das paredes, estende-se a linha e em seguida completa-se a primeira fiada.
b. Elevação de Alvenaria: Feita a partir dos cantos, junto aos pilares na altura de 5 ou 6 fiadas. Os cantos precisam ser prumados, em seguida estende-se a linha de nylon presa nas duas extremidades para o nivelamento das camadas, em seguida, vem a execução das fiadas. Após estas 5 ou 6 fiadas estarem completas, repete-se o procedimento até o ponto de respaldo.
6. Cite os principais pontos de verificação dos seguintes itens das Alvenarias de Vedações:
a. Execução de Vergas; Elementos estruturais posicionados na parte superior dos vãos de portas e janelas. Tem como finalidade prevenir fissuras pelo momento fletor da alvenaria no centro do vão e fissuras nas bordas.
b. Esquadro de Paredes; Quando o encontro de duas paredes forma um ângulo perfeito de 90º graus.
c. Encontro com Pilares; Usar telas galvanizadas de amarração com pinos, entre os blocos e os pilares para garantir fixação correta da argamassa e a cada duas ou três fiadas a tela deve avançar para dentro da junta horizontal da alvenaria. 
d. Prumo; Quando uma parede ou coluna está perfeitamente na vertical diz-se estar “aprumada”. Prumo também pode se referir à ferramenta usada para medir por paralelismo a verticalidade da parede ou pilar. 
Alvenaria Estrutural
7. É comum, em algumas edificações, se encontrar placas de advertência com os seguintes dizeres: “É terminantemente proibido demolir, avariar ou deslocar paredes neste edifício”. Por qual motivo existe este aviso?
R: Porque diferente da alvenaria de vedação, a alvenaria estrutural tem função de sustentação, ou seja, se um proprietário ou locatário demolir quaisquer dessas paredes, pode vir a comprometer a estrutura como um todo.
8. A Alvenaria Estrutural remonta de vários séculos atrás. Cite 3 estruturas com esta metodologia construtiva que possuem mais de 300 anos.
R: Coliseu de Roma (82dC); Pirâmides do Egito (2000aC); Basílica de Santa Sofia (537dC).
9. Quais são as principais cargas de uma edificação em Alvenaria Estrutural e como elas são transferidas para as Fundações?
R: Cargas verticais e horizontais são transferidas pelo peso próprio da laje, reboco e revestimentos que são distribuídas pelas paredes portantes até as fundações.
10. Quais são as principais vantagens na utilização de Alvenarias Estruturais em edificações?
R: Maior agilidade na construção e na aplicação de revestimentos, resistência ao fogo, bom isolamento termoacústico, tona-se uma construção mais sustentável e barateada devido a economia no uso de madeira para as formas de concreto armado, redução de concreto e ferragens; além disso, a obra mais limpa devido a menor geração de resíduos e os projetos não tão complexos de detalhar. 
11. Indique onde são aplicados os seguintes tipos de blocos estruturais:
a. Canaleta “J”; Usado sobre a ultima fiada de alvenaria para racionalizar o encaixe entre a parede e laje, formando uma cinta de amarração.
b. Canaleta “U”; Permite a construção de cintas de amarração, vergas e contravergas
c. Pastilhas; Também chamada de “compensadores” e são usadas para preencher eventuais espaços entre os blocos de elevação.
12. Trace um comparativo entre Blocos Estruturais Cerâmicos e de Concreto.
R: Os blocos de concreto tendem a possuir maior resistência mecânica do que os blocos cerâmicos, sua superfície áspera permite fácil aderência dos revestimentos, porém é bem mais pesado, comprometendo a produtividade. Os blocos de concreto são mais caros do que os blocos cerâmicos.
Os blocos cerâmicos possuem eficiência térmica muito superior ao bloco de concreto, são mais econômicos e sustentáveis, são menos permeáveis, além de serem mais leves, aumentando sua produtividade. Algumas desvantagens em relação ao bloco de concreto é que são menos aderentes em sua superfície para receber revestimentos e tendem a quebrar com maior facilidade. 
Alvenaria - EDI
Alvenaria - EDI

Outros materiais