Buscar

ATIVIDADE AUDITORIA

Prévia do material em texto

Ketelen da Costa Dias – Adm 7° Período - FISBE
Atividade 
Professor Gleucir Leite 
Exercício de Auditoria avaliativo
1. Enumerar os principais fundamentos da auditoria 
Resposta: Os princípios de auditoria estão relacionados a auditores:
a) Conduta Ética:
O fundamento do profissionalismo. Confiança, integridade, confidencialidade e descrição são essenciais para auditar. Um auditor deve ser integro e ético, não deve aceitar presentes e não se deve influenciar por elogios e subornos em uma auditoria.
b) Apresentação Justa:
A obrigação de reportar com veracidade e exatidão. Constatações, conclusões e relatórios de auditoria refletem verdadeiramente e com precisão as suas atividades. Obstáculos significantes encontrados durante a auditoria e opiniões divergentes não resolvidas entre a equipe de auditoria e o auditado são relatados, ou seja, o auditor deve relatar tudo aquilo que observa em uma auditoria. Deve faze-la com total zelo e observação aos requisitos e a realidade do que está sendo auditado.
c) Devido Cuidado Profissional:
A aplicação de diligência e o julgamento na auditoria. Auditores praticam o cuidado necessário considerando a importância da tarefa que eles executam e a confiança colocada neles pelos clientes e partes interessadas. Ter a competência necessária é um fator importante. Outros princípios se relacionam à auditoria, que é por definição independente e sistemática. Resumindo, a auditoria deve ser feita com muito “carinho”. Os critérios de auditoria devem ser examinados e não se pode “relaxar” na verificação e análise dos requisitos avaliados. Ser competente com base em habilidade, experiência, educação e treinamento previamente definidos e comprovados é fundamental.
d) Independência:
A base para a imparcialidade e objetividade das conclusões de auditoria. Auditores são independentes da atividade a ser auditada e são livres de tendências e conflitos de interesse. Auditores mantém um estado de mente aberta ao longo do processo de auditoria para assegurar que as constatações e conclusões de auditoria serão baseadas somente nas evidências de auditoria.
Se a pessoa trabalha no setor de compras não deveria auditar esse setor em uma auditoria interna. Se você é um auditor de certificadora não seria desejável auditar a empresa que é dirigida por seu irmão ou parente. Se você é um organismo que audita e pode certificar sistemas de gestão seria desejável que não realizasse consultorias.
e) Abordagem baseada em evidências:
Méodo racional para alcançar conclusões de auditorias confiáveis e reproduzíveis em um processo sistemático. Evidências são baseadas em amostras das informações disponíveis, uma vez que uma auditoria é realizada durante um período finito de tempo e com recursos finitos. O uso apropriado de amostragem está intimamente relacionado com a confiança que pode ser colocada nas conclusões de auditoria. Não existe “achismo” na auditoria. Ou existem evidências ou não se pode concluir com veracidade sobre um processo auditado.
2. Comentar sobre o papel da auditoria na atualidade 
Resposta: Nos dias atuais as empresas buscam os profissionais que atuam na área de auditoria, para que possam ser apresentadas com clareza as informações e confiabilidade nos números, pois ele possui uma capacidade profissional para utilizar procedimentos que possam dar credibilidade aos seus trabalhos.
3. Dizer o conceito e mostrar a aplicação da auditoria contábil num mercado de capitais brasileiro 
Resposta: A auditoria contábil possui diversos usuários que, em seus objetivos, procuram obter maior grau de segurança possível sobre as informações a eles prestadas, para que tomem suas decisões baseadas em dados que representem a realidade da organização analisada. Os usuários da auditoria contábil são: bancos (quando se fala em tomada de empréstimos, financiamentos); acionistas ou sócios (para analisar a situação real da companhia, tomar decisões de gestão e operacionais, e no caso de acionistas minoritários trazer segurança quanto às informações prestadas e avaliar seus investimentos); governo (para avaliar se os recolhimentos de tributos são efetuados de forma devida e apurados corretamente); fornecedores (no caso de abertura de cadastro, avaliação de crédito, quando utilizam informações como os demonstrativos contábeis para avaliar a capacidade de pagamento de seus clientes); órgãos reguladores (que necessitam fiscalizar as atividades das empresas de determinado setor econômico e controlá-las para manter o equilíbrio de mercado ou controle de domínio econômico de grandes corporações)
4. Diferenciar objetivo de objeto da auditoria
Resposta: O objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Isso é alcançado mediante a expressão de uma opinião pelo auditor sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável. Assim, será necessário que: a auditoria conduzida em conformidade com as normas de auditoria e exigências éticas relevantes dá condições ao auditor para formar sua opinião; as demonstrações contábeis sujeitas à auditoria são as da entidade, elaboradas pela sua administração, com supervisão geral dos responsáveis pela governança, conforme o item 3 da NBC TA 200;
O objeto da auditoria é o conjunto de todos os elementos de controle do patrimônio administrado, os quais compreendem registros contábeis, papéis, documentos, fichas, arquivos e anotações que comprovem a legitimidade dos atos da administração, bem como sua sinceridade na defesa dos interesses patrimoniais. A auditoria pode ter por objeto, inclusive, fatos não registrados documentalmente, mas relatados por aqueles que exercem atividades relacionadas com o patrimônio administrado, cujas informações mereçam confiança desde que possam ser admitidas como seguras pela evidência ou por indícios convincentes.

Continue navegando