Buscar

Avaliando Aprendizado - Filosofia da Educação (4)

Prévia do material em texto

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
		
	 
	Lupa
	 
	
	
	Retornar 
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201506698311)
	Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	
	"O homem é um ser essencialmente racional e por isso se distingue da ordem natural, não estando, no campo do agir moral, submetido as leis causais, mas sim aos princípios morais derivados de sua razão, ao dever, portanto". 
Tal pensamento expressa a ética do dever do filósofo: 
		
	
	Immanuel Kant 
	
	Francis Bacon 
	
	Rene Descartes 
	
	Aristóteles 
	
	David Hume 
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201506333427)
	Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba (0) 
	
	Foi um movimento de grande importância a partir da segunda metade do século XVIII e tem as seguintes características: I. Abrange não só o pensamento filosófico, mas também as artes, as ciências, a teoria política, as teorias pedagógicas e a doutrina jurídica. II. Reflete a necessidade de tornar transparente à razão. O seu pressuposto básico do afirma, que todos os homens são dotados de racionalidade que é uma espécie de luz natural. III. Possui caráter pedagógico. O pensamento é fortemente voltado para o laico e o secular. IV. Volta-se contra toda autoridade que não esteja submetida à razão e à experiência. O homem poderá atingir o que Kant chama de sua maioridade, quer dizer pensar por si mesmo. Tem caráter ético e emancipador. Este movimento chama-se: 
		
	
	Cristianismo
	
	Positivismo 
	
	Humanismo
	
	Iluminismo
	
	Funcionalismo
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201506335210)
	Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba (0) 
	
	A PALAVRA EMPIRISMO, DERIVA DA PALAVRA GREGA ¿EMPEIRIA¿, QUE SIGNIFICA BASICAMENTE UMA FORMA DE SABER DERIVADO DA EXPERIÊNCIA SENSÍVEL, E DE INFORMAÇÕES ACUMULADAS COM BASE NESTA EXPERIÊNCIA, PERMITINDO A REALIZAÇÃO DE FINS PRÁTICOS. SOBRE A CORRENTE FILOSÓFICA DO EMPIRISMO PODEMOS AFIRMAR QUE: I. TODO CONHECIMENTO TEM ORIGEM NA EXPERIÊNCIA SENSÍVEL. II. A MENTE ELABORA IDEIAS COMPLEXAS, ALGUMAS DAS QUAIS PODEM SER FALSAS SE NÃO TIVEREM NENHUMA IMPRESSÃO CORRESPONDENTE. III. NÃO HÁ NADA NA NOSSA MENTE QUE NÃO TENHA PASSADO PELOS SENTIDOS. IV. DEFESA DE UM PENSAMENTO METAFÍSICO-ESPECULATIVO QUE VISA CONCILIAR RAZÃO E FÉ NO PLANO TEÓRICO E PRÁTICO. ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA: 
		
	
	4. SOMENTE OS ENUNCIADOS I, II E III ESTÃO CORRETOS 
	
	2. SOMENTE OS ENUNCIADOS II E III ESTÃO CORRETOS
	
	5. SOMENTE OS ENUNCIADOS II E IV ESTÃO CORRETOS
	
	1. SOMENTE OS ENUNCIADOS I E III ESTÃO CORRETOS
	
	3. SOMENTE OS ENUNCIADOS I, II E IV ESTÃO CORRETOS
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201506272093)
	Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	
	Qual dos filósofos abaixo compreende que o conhecimento do objeto resulta da contribuição das faculdades da nossa mente, ou de nossa razão, da estrutura ou forma da sensibilidade e a estrutura ou forma do entendimento?
		
	
	René Descartes
	
	Immanuel Kant
	
	Adam Smith
	
	David Hume
	
	Francis Bacon
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201506711096)
	Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	
	Na obra "Crítica da Razão Pura", Imannuel Kant, examinando o problema do conhecimento humano, distinguiu duas formas básicas do ato de conhecer. Assinale a alternativa CORRETA: 
		
	
	O conhecimento religioso e o conhecimento ateu. 
	
	O conhecimento sofístico e o conhecimento ideológico. 
	
	O conhecimento científico e o conhecimento racional 
	
	O conhecimento mítico e o conhecimento cético. 
	
	O conhecimento empírico e o conhecimento puro.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201506272130)
	Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba (0) 
	
	De acordo com Danilo Marcondes, o Iluminismo, ou Século da Luzes, foi um movimento de pensamento europeu característico basicamente da segunda metade do século XVIII. Abrange não só o pensamento filosófico, mas também as artes, sobretudo a literatura, as ciências, a teoria política e a doutrina jurídica. A respeito deste movimento iluminista dos século XVIII podemos afirmar que:
I.  Através da metáfora da luz e da claridade, uma oposição às trevas, ao obscurantismo, à ignorância, à superstição, ou seja, à existência de algo oculto.
II.  O seu grande instrumento é a consciência individual, autônoma em sua capacidade de conhecer o real; suas armas são, portanto, o conhecimento, a ciência e a educação.
III.  Somente alguns homens são dotados de uma espécie de luz natural, de uma racionalidade, uma capacidade natural de aprender, capaz de permitir que conheçam o real e ajam livre e adequadamente para a realização de seus fins. 
Assinale a alternativa correta:
		
	
	3. Somente o enunciado I é correto.
	
	1. Somente os enunciados II e III são corretos.
	
	Somente os enunciados I e II são corretos.
	
	2. Somente o enunciado III é correto.
	
	4. Somente o enunciado II é correto.

Continue navegando