Buscar

TRABALHO DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MOÇAMBIQUE
Instituto de Educação à Distância 
	
	
 
INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES 
Discente: Ana Maria Elisa, Código: 708208493
 
Nampula, Maio 
2021
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MOÇAMBIQUE
Instituto de Educação à Distância 
INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES 
Discente: Ana Maria Elisa, Código: 708208493
CURSO: Licenciatura em Ensino de Administração Pública
CADEIRA: Psicologia Organizacional 
DOCENTE: Flávia da Lúcia Gimo 
 ANO DE FREQUÊNCIA: 2º ano 
Nampula, Maio
2021
FOLHA DE FEEDBACK
	
Categorias 
	
Indicadores 
	
 Padrões 
	 Classificação 
	
	
	
	Pontuação 
Máxima 
	Nota /
 tutor
	
Subtotal 
	
Estrutura 
	
Aspectos organizacionais
	· Capa 
	 0.5
	
	
	
	
	· Índice 
	 0.5
	
	
	
	
	· Introdução
	 0.5
	
	
	
	
	· Discussão
	 0.5
	
	
	
	
	· Conclusão 
	 0.5
	
	
	
	
	· Bibliografia 
	 0.5
	
	
	
Conteúdo
	
Introdução
	Contextualização (indicação clara do problema)
	
 1.0
	
	
	
	
	Descrição dos objectivos
	 1.0
	
	
	
	
	Metodologia adequada ao objecto do trabalho
	 2.0
	
	
	
	
Análise discussão
	Articulação e domínio do discurso académico (expressão escrita cuidada, coerência/coesão textual).
	
 2.0
	
	
	
	
	Revisão bibliográfica nacional e internacional revelantes na área de estudo.
	
 2.0
	
	
	
	
	Exploração dos dados
	 2.0
	
	
	
	Conclusão 
	Contributos teóricos práticos 
	 2.0
	
	
	Aspectos gerais 
	Formatação
	Paginação, tipo e tamanho de letra, paragrafo, espaçamento entre linhas
	 1.0
	
	
	
	Normas APA 6a ed. e citações e bibliografia
	
Rigor e coerência das citações/ referências bibliográficas
	
 4.0
	
	
	Folha para recomendações de melhoria: A ser preenchido pelo tutor
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Índice
Introdução	6
1.INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES	7
1.1.Conceito de Liderança	7
1.1.2.Estilo de Liderança	7
1.2.Teoria da Liderança	7
1.2.1.Teorias do Traço	8
1.2.2.Teoria dos Estilos de Liderança	8
2.INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA NO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL	9
Conclusão	11
Referências Bibliográficas	12
Introdução 
O presente trabalho da cadeira de Psicologia Organizacional, é de carácter avaliativo e pretende tecer a cerca da Influência da Liderança nas Organizações. No entanto, irá se dar enfâse dos conceitos de Liderança, Estilo de Liderança, Teorias de Liderança e a Influencia da Liderança no desempenho organizacional. É de grande importância frisar quer os mesmos temas, visam garantir ao estudante uma análise profunda da matéria e uma preparação activa, de modo a desenvolver conhecimentos sobre a disciplina. A liderança vai além de conduzir as pessoas. Os líderes são propulsores de mudanças, capazes de servir como inspiração aos liderados, são aqueles que norteiam os colaboradores da empresa.
1.INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES 
1.1.Conceito de Liderança 
Segundo ROBBINS (2004), citado por VILIMO “A liderança é a capacidade de influenciar um grupo em direcção ao alcance de objectivos. E a origem da influência pode ser o líder formal ou surgir naturalmente no interior de um grupo. O líder formal é aquele conferido por cargo reconhecido na sociedade”. 
Exemplos: Juízes, prefeitos e governadores. Essas posições deixam subentendido certo grau de autoridade: uma pessoa pode ser reconhecida como líder apenas em função do cargo que ocupa.
Segundo MAXIMIANO (2007, p: 277), “Liderança é o processo de conduzir as acções ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas. Proximidade física ou temporal não é importante no processo. Um cientista pode ser influenciado por um colega de produção que nunca viu ou mesmo que viveu em outra época. Líderes religiosos são capazes de influenciar adeptos que estão muitos longes e que têm pouquíssima chance de vê-los pessoalmente”.
1.1.2.Estilo de Liderança 
Segundo CHIAVENATO (2003), “a abordagem dos estilos de liderança se refere àquilo que o líder faz, seu estilo de comportamento para liderar”. Ele descreve três estilos:
· Liderança Autocrática: o líder impõe suas ideias e suas decisões sobre o grupo, sem nenhuma participação deste. A ênfase está nele.
· Liderança liberal: o líder delega totalmente as decisões ao grupo sem controle algum e deixa-o completamente à vontade. É mínima a participação do líder e o grupo é enfatizado.
· Liderança democrática: o líder orienta o grupo e incentiva a participação de todos. A ênfase está no líder e também no grupo.
1.2.Teoria da Liderança 
Para VILIMO (p: 43), “As teorias que representam as tendências contemporâneas mais usadas no campo da administração”. Podem ser:
· Teoria do Traço e;
· Teoria dos Estilos de Liderança 
1.2.1.Teorias do Traço
Para VILIMO (p: 49), “A teoria do traço parte do princípio de que os líderes possuem características de personalidade que os auxiliam em seu papel. Por muito tempo essa foi a abordagem mais comum no estudo da liderança. Muitos pesquisadores das ciências sociais procuram encontrar qualidades comuns a todos os líderes”.
A teoria do Traço, acreditava que o individuo já nasce líder. Suponha-se que a influência exercida pelos líderes sobre outras pessoas dependia de características físicas (aparência, estatura, força física), habilidades intelectuais (inteligência acima da media, conhecimentos,habilidades de comunicação) e aspectos da personalidade (moderação, autoconfiança, ajustamento pessoal, introversão e extroversão, sensibilidade interpessoal e controle emocional). 
De acordo com ROBBINS (2004), citado por Camargo, “os esforços de pesquisa para isolar traços de liderança resultaram em vários becos em saída. 
1.2.2.Teoria dos Estilos de Liderança 
Para MAXIMIANO (2007, p: 277), “a liderança é classificada em dois estilos podendo ser autocrático ou democrático, dependendo do líder centralizar ou compartilhar a autoridade com seus liderados”. 
A teoria dos Estilos de Liderança defende que as pessoas podem ser preparadas para exercer o papel de líder. Essa teoria surgiu com o movimento humanista na administração que se voltou para as relações interpessoais. Ela se contrapõe à teoria clássica focada no desempenho de tarefas para aumento de produção.
O objectivo é usar o líder para conseguir de forma cooperativa que os liderados (trabalhadores) desenvolvam suas tarefas de produção e, ao mesmo tempo, que criem oportunidade ao desenvolvimento pessoal.
Os conflitos dessas duas teorias deram origem à caracterização de dois estilos de liderança:
· Autocrático: orientado para a produção, na teoria da Administração Cientifica, onde o líder (o administrador) diz para seus liderados (os trabalhadores) o que devem fazer e como faze-lo.
No estilo autocrático a base é de que o poder do líder decorre da posição que ocupa e que a grande maioria das pessoas são preguiçosas e irresponsáveis e precisam ser comandadas.
· Democrático: preocupado com as relações interpessoais, na Teoria das Relações Humanas. Aqui o líder (o administrador) compartilha suas responsabilidades de liderança, envolvendo os liderados (trabalhadores) no planeamento e execução das tarefas. 
No estilo democrático supõe que o poder do líder é conferido pelo grupo e que as pessoas podem dirigir-se a sim mesmas e são criativas no trabalho, desde que adequadamente motivadas.
Segundo HERSEY & BLANCHARD (1986), citado por, “as diferenças dos dois estilos de comportamento de líder baseiam-se nas concepções que os líderes têm a respeito da fonte do seu poder e da natureza humano”.
2.INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA NO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL 
Segundo CHIAVENATO (2012, p.76) “a liderança é um tipo de influenciação entre pessoas: uma pessoa influencia a outra em função dos relacionamentos existentes entre elas”. 
Para MAXIMIANO (2010, p.34) “liderança é a realização de objectivos por meio da gestão de colaboradores. A pessoa que coordena com sucesso seus colaboradores para alcançar finalidades específicas é líder”.
De acordo com ESCORSIN & WALGIR (2017, p.28) “liderança é a influência que um indivíduo exerce sobre outras pessoas de um grupo em uma determinada situação para que dado propósito seja atingido”. As autoras complementam que a liderança é relacional no qual existe um líder (influenciador) e os liderados (influenciados) e um comportamento de afetar (influenciar), e ainda necessita de aceitação e é situacional.
De acordo com JOHANN (2013, p.106) “nas equipes de alto desempenho a liderança define-se, como um processo de interação entre as pessoas que conduz à busca de resultados efectivos e socialmente relevantes, obtidos junto aos vários públicos da organização, como os clientes, os funcionários, os acionistas, os fornecedores, o meio ambiente e a comunidade”.
De acordo com BITENCOURT (2010, p.204) “o líder centrado nas pessoas preocupa-se mais com seus subordinados e procura criar um ambiente psicossocial de trabalho em equipe aliado ao bom desempenho nas tarefas”. 
O líder precisa criar ambientes harmoniosos que propiciem o convívio dos liderados, de maneira que venha contribuir para maior eficiência do alcance dos objetivos. No próximo tópico será aborda a teoria contingencial, no qual contribuíram para os estudos de liderança.
· Comportamento Organizacional 
Para DAFT (2010, p.638) “o comportamento organizacional é um campo interdisciplinar dedicado ao estudo de atitudes e comportamentos humanos e do desempenho na organização”. 
De acordo com ROBBINS (2005, p.6) comportamento organizacional “é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, para promover melhorias da eficácia organizacional”. Para o autor, trata-se de um estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como este comportamento afeta o desempenho organizacional.
· Desempenho 
De acordo com MARRAS (2011, p.165) “desempenho humano é o ato de cumprir ou executar determinada missão previamente traçada”. O autor ainda ressalta que está ligada a duas condições humanas de “querer fazer”, que consiste no desejo de realizar (motivação), e o “saber fazer”, ou seja, as condições cognitivas e experiências que permite o indivíduo realizar alguma coisa com eficácia.
· Liderança e Desempenho 
Conforme BLANCHARD (2007, p. 15) compreende a liderança como “a capacidade de influenciar o outro a liberar seu poder e potencial de forma a impactar o bem maior”. O autor quando diz “bem maior” está contextualizando em um alto nível de desempenho. 
Salienta BLANCHARD (2007) que nas organizações de altos níveis de desempenho os líderes cooperam com os seus liderados e vice e versa, servindo como aprendiz e professor, criando e desenvolvendo um papel participativo com os colaboradores.
Conclusão 
Chega a este ponto, é imprescindível frisar que a efectivação do trabalho contribuiu no desenvolvimento do conhecimento, visto que, permitiu adquirir conhecimento a cerca dos conteúdos relacionados com a disciplina, e compreendeu-se que a liderança é a capacidade de influenciar um grupo em direcção ao alcance de objectivos. E a origem da influência pode ser o líder formal ou surgir naturalmente no interior de um grupo. O líder formal é aquele conferido por cargo reconhecido na sociedade. Obviamente a teoria dos Estilos de Liderança defende que as pessoas podem ser preparadas para exercer o papel de líder. Essa teoria surgiu com o movimento humanista na administração que se voltou para as relações interpessoais. Ela se contrapõe à teoria clássica focada no desempenho de tarefas para aumento de produção.
Referências Bibliográficas 
BITENCOURT, Claudia e Colaboradores. Gestão contemporânea de pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
DAFT, Richard L. Administração. Tradução Harue Ohara Auritcher. São Paulo: Cenage Learning, 2010.
ESCORSIN, Ana Paula; WALGIR, Carolina. Liderança e desenvolvimento de equipes. Curitiba: Intersaberes, 2017.
JOHANN, Silvio. Comportamento Organizacional: teoria e prática. 1.ed. São Paulo:Saraiva, 2013.
MARRAS, Jean Pierre. Administração de Recursos Humanos: do operacional ao estratégico. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
MAXIMIANO, Antônio C. A. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 6 Ed. São Paulo: Atlas, 2007.
MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Administração para empreendedores: fundamentos da criação e da gestão de novos negócios. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
VILIMO, Inocêncio dos Santos, Psicologia Organizacional, Manual de Licenciatura em Ensino de Administração Publica, 2º ano, UCM, s/d. Beira, Moçambique. 
12

Continue navegando