Buscar

Povoamento da América

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

4º BLOCO 
	PROFESSOR (A): Juliete Dias Mauricio CONTATO: (31) 975681553
	COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA TURMA: 6ºANO 
	PERÍODO DAS ATIVIDADES: 05/05/2021 a 27/05/2021
	 CORREÇÃO: Semana 2 e 3. 
O POVOAMENTO DA AMÉRICA 
Quando ocorreu o povoamento da América? Não se sabe ao certo quando os primeiros povoadores chegaram a América, mas estudos baseados em vestígios deixados pelas antigas civilizações apontam que o continente americano teria sido ocupado por volta de vinte mil anos atrás. 
No entanto, vestígios encontrados em sítios arqueológicos no Brasil estimam que essa ocupação teria ocorrido a mais de cinquenta mil anos atrás. Muitas especulações continuam a ser feitas sobre as origens dos homens primitivos e um dos grandes questionamentos diz respeito aos caminhos percorridos por esses homens. Abaixo conheceremos algumas teorias sobre a travessia para a América. Qual o caminho percorrido pelos primeiros povoadores? 
O Estreito de Bering 
O caminho percorrido pelos primeiros povoadores continua sendo objeto de diversos debates e discordâncias entre os pesquisadores. Uns acreditam que o percurso foi realizado pelo Estreito de Bering durante o período da última glaciação quando a região teria se transformado em terra firme possibilitando a travessia da Ásia para a América. Os humanos que vieram por esse caminho não conheciam as navegações e fizeram a travessia a pé, perseguindo animais. (1)
Outros acreditam que a viagem foi realizada através de pequenas embarcações. (2) Vestígios como armas e fósseis encontrado próximo ao sítio arqueológico de Clóvis na América do Norte reforçariam a teoria de travessia pelo Estreito de Bering. Por muito tempo o sítio de Clóvis no Estado do Novo México, nos Estados Unidos foi considerado o mais antigo da América. Mas, anos depois da descoberta de Clóvis novos sítios arqueológicos foram encontrados por pesquisadores na América do Sul, o que colocaria em dúvida sobre qual deles seria o mais antigo. 
Essas discordâncias ficaram ainda maior quando um fóssil humano foi encontrado em um sítio arqueológico denominado de Lapa Vermelha, localizado em Minas Gerais. Nas escavações foi encontrado um crânio humano, logo foi comprovado que se tratava de uma pessoa do sexo feminino, chamada pela equipe de Luzia. Após análises do crânio, foi constatado que ela teria morrido há aproximadamente 11 mil anos. O mais intrigante não era a idade do crânio, e sim sua origem. A reconstrução do crânio de Luzia constatou uma enorme semelhança com os traços negroides, reforçando para muitos historiadores a teoria de que o continente americano foi ocupado por mais de um fluxo migratório.
Essa teoria acredita na hipótese de uma travessia realizada pelo oceano pacífico, ou ainda pelo Atlântico, os defensores dessa ideia sugerem que o Estreito de Bering não foi o único caminho utilizado. Segundo os estudiosos, os primeiros povoadores partiram da Austrália e da Oceania, navegaram em pequenas embarcações pelas ilhas da Polinésia e chegaram até a América do Sul.
E por fim, a terceira teoria sobre a ocupação da América, é chamada Teoria Africana, já que foi escrita por cientistas que acreditavam que um dia, os continentes da África e da América estiveram juntos, colados. 
Esse pensamento pode ser verdade, se olharmos o formato dos dois continentes e imaginamos que de algum jeito eles se encaixam.
 Figura 3: Mapas da América do Sul e da África unidos
ATIVIDADES:
Analise o primeiro mapa dessa semana para responder as atividades 1 e 2.
ATIVIDADES 1- A rota número 1, indicada no mapa, se refere a qual teoria sobre o povoamento da América?
a) Teoria Africana b) Teoria Polinésia 
c) Teoria Australiana d) teoria de Clovis
ATIVIDADES 2 - A rota número 2 mostra outra teoria sobre a ocupação do continente americano. Segundo ela os primeiros povoadores teriam vindo pela __________ em pequenas embarcações, passando pelo oceano ____________até chegar a _____________.
a) Oceania – Atlântico – América b) Oceania – Pacifico – América c) África – Atlântico - Europa d) Europa – Pacifico – África
ATIVIDADES 3- Inúmeras pesquisas são feitas para entender as formas como o continente americano foi incialmente ocupado. Muitos pesquisadores debatem sobre quando teriam ocorrido as primeiras migrações ao continente. Explique quais são as teorias propostas para o povoamento da América e explique-as: 
As principais teorias são:
A de Cloves (teoria de Bering) - essa teoria explica que o homem teria chegado à América através do Estreito de Bering, localizado entre o extremo leste do continente asiático e o extremo oeste do continente americano, que os homens fizeram essa travessia a pé cansando animais. 
Teoria transoceânica - Segundo a teoria transoceânica, há cerca de 10 mil anos os homens que habitavam a Polinésia (na região da Oceania) se locomoveram em direção à América do Sul em pequenos barcos. Esses teriam se movido por meio das correntes marítimas que os conduziram até a América do sul.. 
SEMANA IX: 21/05/2021 A 27/05/2021
Os povos ancestrais da América
Vimos na semana passada, que muitos estudiosos estudaram as maneiras com que o ser humano teria chegado a América.
Faltou estudarmos que povos podem ser considerados povoadores antigos do continente americano.
Podemos considerar povos antigos do continente americano um grande número de grupos, porém alguns são considerados mais importantes, devido ao fato de terem deixado importantes restos e vestígios de sua existência, que permitem até mesmo entender muitos aspectos e partes da sua vida.
São povos considerados bastante importantes:
· Astecas e Maias na América do Norte.
· Incas na América do Sul.
· Povos indígenas no Brasil.
Foram encontrados diversos vestígios do povoamento dessas civilizações. E no caso do Brasil, um dos vestígios mais importantes são partes de um esqueleto do sexo feminino (mulher), chamado de Luzia, que foi encontrado na cidade de Lagoa Santa(M.G.).
	
	 Figura 1: Reprodução de Luzia com base no seu crânio
ATIVIDADES:
ATIVIDADES 1- Quais os principais povos povoadores da América? 
 
· Astecas e Maias na América do Norte.
· Incas na América do Sul.
· Povos indígenas no Brasil.
ATIVIDADES 2- Pesquise e responda onde foram encontrados vestígios de ancestrais humanos na América. Dica: Esses locais são chamados de Sítios Arqueológicos. 
Na região de Lagoa Santa (MG) é o local onde está registrado uma das mais notórias descobertas da arqueologia nacional. Foi ali que se achou o mais antigo fóssil das Américas, que recebeu o nome de Luzia.
Em São Raimundo Nonato (PI), um grupo de arqueólogos liderados por Niède Guidon notificou a presença de facas, machados e fogueiras com cerca de 48 mil anos de existência. 
Entre outros...
ATIVIDADES 3- Como podemos chamar um dos principais personagens da história da ocupação da América, que foi encontrado no Brasil? 
Luzia (Fóssil de um crânio encontrado em Lagoa Santa MG).
3

Continue navegando