A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Morfologia, Sintaxe e Semântica

Pré-visualização | Página 1 de 1

A morfologia é a área da gramática que estuda a formação das palavras, sua estrutura e as classes gramaticais. Nessa área de estudo, a palavra é analisada isoladamente, sem, necessariamente, estar inserida em um contexto frasal, por exemplo, como é o caso da sintaxe.
A sintaxe é a parte da gramática que estuda a organização das palavras em uma oração (estrutura frasal que, obrigatoriamente, se forma em torno de um verbo ou de uma locução verbal) e a organização das orações em um discurso.
 
A semântica estuda o significado e a interpretação do significado de um vocábulo, expressão ou até mesmo de uma frase em um determinado contexto.
Alguns conceitos são extremamente importantes no campo da semântica. São eles:
• Conotação – sentido figurado (não literal).
• Denotação – sentido literal.
• Sinonímia – palavras com sentidos semelhantes.
• Antonímia – palavras com sentidos opostos.
• Polissemia – mais de um significado para uma mesma palavra ou expressão.
• Ambiguidade – mais de uma possibilidade de interpretação/duplo sentido.
	01) Examine a capa da revista Superinteressante, publicada em julho de 2019
a) Indique o duplo sentido presente na manchete de capa da revista, explicitando os elementos linguísticos utilizados: o primeiro pode é indicado como substancio “paranoia”, que é um sentimento causado pelo medo, e o outro é do verbo parar em “para, Noia”, com ideia desse sentimento parar de existir.
b) Explique como a imagem e o texto se combinam na construção do sentido: A imagem se relaciona com o texto justamente por propor uma “confusão” de ideias e pensamentos, pensamentos descontínuos e descontrolados que são atrelados a muitos transtornos mentais.
Português – Morfologia, Sintaxe e Semântica