Buscar

Atualidades economicas NOTA 7

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO-ATUALIDADES ECONOMICAS EM GESTÃO DE PESSOAS
RAQUEL GUILHERME DE SOUSA – RA 245472020
ATUALIDADES ECONOMICAS EM GESTÃO DE PESSOAS
GUARULHOS
2021
RAQUEL GUILHERME DE SOUSA 
ATUALIDADES ECONOMICAS EM GESTÃO DE PESSOAS
 Trabalho apresentado ao Curso ADMINISTRAÇÃO do Centro Universitário ENIAC para a disciplina
 ATUALIDADES ECONOMICAS EM GESTÃO DE PESSOAS
Prof. Domingos Raimundo
GUARULHOS
2021
Respostas
 Em junho de 2017, o IPCA acumulado nos últimos 12 meses se encontrou abaixo do centro da meta do governo, em 3,6% de variação. Ao se comparar ao nível de 2016, 6,29%, havia uma pressão sobre o teto da meta, diferentemente da atualidade, que poderia representar uma conquista do governo na redução do nível inflacionário. Porém, a queda no nível geral dos preços se deu aos efeitos perversos da recessão sobre o consumo das famílias, e não propriamente aos esforços do governo em reduzi-los (argumento normativo).
 Tecnicamente, devido à necessidade de estímulo ao consumo para a retomada do crescimento, uma das medidas que têm sido feitas é a redução gradativa da taxa de juros básica da economia, a Selic, que iniciou 2017 em 13,75% ao ano e, em junho, se encontrou em 10,25% a.a.. Reduzindo os juros, estimula-se o crédito às empresas e famílias, estimulando o consumo e, portanto, o ritmo de atividade econômica (argumento positivo).
 Segundo Ricardo Amorim, em 2003, o Brasil sofreu com os impactos econômicos advindos da crise econômica americana. Esse evento fez com que o país entrasse numa recessão (mesmo que branda), elevando as taxas de juros e estagnando o mercado interno. Contudo, ao olharmos o Brasil mais de uma década mais tarde, vemos que não houve uma mudança significativa no cenário político e econômico do país. Continuamos dependentes economicamente dos Estados Unidos, e toda e qualquer alteração na economia externa reflete em nosso país. Assim, caso o Brasil não crie medidas próprias de desenvolvimento econômico e promova uma reforma política estrutural, iremos continuar à mercê do sistema econômico mundial.

Continue navegando