Buscar

Trabalho Prevenção e controle de perdas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Trabalho Prevenção e controle de perdas 
Professor: Marcelo Cruz
Turma 3 fase Segurança do Trabalho
Aluno: Claudir de Andrade Francisco
Perguntas 
ATIVID ADE DE APRENDIZ AGEM
1. Quais são as consequências dos acidentes de trabalho no processo 
produtivo?
1) Quais são as consequências dos acidentes de trabalho no processo produtivo?
Ocorrido um acidente, suas consequências podem ser: Assistência médica - O trabalhador recebe atendimento médico e retorna imediatamente às suas atividades; 
Incapacidade temporária - O trabalhador fica afastado do trabalho por um período, até que esteja apto para retomar sua atividade profissional; 
Incapacidade permanente - O trabalhador fica incapacitado (total ou parcialmente) de exercer a atividade profissional que exercia a época do acidente; 
Óbito - O trabalhador falece em função do acidente. A consequência no processo produtivo decorrente do acidente de trabalho se caracteriza pela diminuição das possibilidades em obter os mesmos rendimentos por meio da força de trabalho de que dispunha o empregado antes do fato ocorrido.
2 Quais são as consequências dos acidentes de trabalho no processo produtivo?
. Descreva o significado da pirâmide de Heinrich e da pirâmide de Bird.
• Pirâmide de Heinrich - Em 1931 Herbert William Heinrich apresentou uma 
Pirâmide para ilustrar um conceito do seu livro “Industrial Accident Prevention, A Scientific Approach”, de 1931. Quando ele apresentou o estudo trabalhava na empresa Tra velers Insurance Company. Este conceito ficou conhecido como a Lei de Heinrich. Ele analisou 75 mil acidentes de trabalho para chegar ao parâmetro 1-29-300. Ou seja, para cada lesão séria haveria 29 lesões menores e 300 acidentes sem lesões. O trabalho de Heinrich é a base para a teoria da segurança baseada em comportamento, que afirma que 95% de todos os acidentes de trabalho são causados por atos inseguros. Heinrich chegou a esta conclusão depois de analisar milhares de relatórios de acidentes completado pelos supervisores, que geralmente acusado de causar acidentes de trabalhadores sem a realização de investigações detalhada s sobre as suas causas. 
• Pirâmide de Bird - Em 1969 Frank Bird criou uma obra onde envolveu os dados de 1750 mil acidentes de 297 empresas, de 21 tipos de empresas diferentes. Com dados de cerca de 3 bilhões de Horas Homens de Exposição ao Risco. A pirâmide de Bird afirma que para eliminar os acidentes mais graves devem evitar acidentes menores, a pirâmide contém os seguintes níveis: 1 representa os acidentes fatais, que pode ser fatal deficiência ou permanente 10 são graves acidentes com tempo perdido, ou sem dano material 30 são aqueles acidentes menores com danos materiais, com ou sem danos 600 são aqueles casos de risco onde não houve dano ou danos. O último nível é constituído por condições inseguras, cuja quantidade não é fácil de determinar, uma vez que não há um parâmetro geral para a criação ou ocorrência delas e para que um incidente ou acidente seja gerado pode haver um ou vários atos e condições inseguro. 
3. Apresente os itens que compõe o hexágono das causas do erro 
Humano.
3 Apresente os itens que compõe o hexágono das causas do erro humano.
• Falta de atenção;
• Condições ergonômicas inadequadas;
• Falta de aptidão física ou mental;
• Falta de capacidade;
• Falta de informação/ formação;
• Falta de motivação.
Observando a atividade de construção civil, em sua opinião, o erro 
Humano contribui para os acidentes 
Observando a atividade de construção civil, em sua opinião, o erro 
Humano contribui para os acidentes de trabalho?
Observando a atividade de construção civil, em sua opinião, o erro 
humano contribui para os acidentes de trabalho?
4) Observando a atividade de construção civil, em sua opinião, o erro humano contribui para os acidentes de trabalho?
Observando a atividade de construção civil, em sua opinião, o erro 
humano contribui para os acidentes de trabalho?
Os riscos de ocorrência de acidentes variam para cada atividade econômica, em função das tecnologias utilizadas, condições de trabalho, características da mão-de-obra e medidas de segurança. A construção civil é um tipo de atividade que envolve diretamente a mão de obra do trabalhador, especificando o uso de máquinas e equipamentos devido à própria atividade. Os riscos que os trabalhadores da construção civil estão expostos são grandes e todos eles podem comprometer a integridade física e/ou a saúde dos operários. A grande maioria dos acidentes são oriundas do erro humano que por sua vez advêm das variações do comportamento ao longo do período laboral. Mas de modo geral os acidentes são resultados da inadequada interação entre o homem, a tarefa e o ambiente.
5. Diferencie risco e perigo para a gerência de riscos.
5) Diferencie risco e perigo para a gerencia de riscos. 
• Risco: É uma derivação da antiga língua italiana denominada " risicare", que representa evolução social, científica e tecnológica do ser humano em "ousar", que possibilita uma "escolha" do homem e não um destino divinamente determinado alguns autores costumam definir risco como a possibilidade de um evento adverso que possa afetar negativamente a capacidade de uma organização para alcançar seus objetivos. Nesse contexto, o risco é considerado um evento indesejável. No entanto, ao se apostar na Mega Sena, corre-se o risco de ganhar, o que, de forma alguma, é algo negativo ou indesejável. Para esses autores, a possibilidade de um evento conduz-se a um resultado favorável é chamada de chance, enquanto a possibilidade de um evento conduzir-se a um resultado desfavorável é de risco.
• Perigo: Fonte ou situação (condição) com potencial para provocar danos em termos de lesão, doença, dano à propriedade, dano ao meio ambiente, ou uma combinação desses. Condições de uma variável com potencial para causar danos tais como lesões pessoais, danos a equipamentos, instalações e meio ambiente, perda de material em processos ou redução da capacidade produtiva.
6) Diferencie ato inseguro de condição insegura.
•Ato inseguro: É todo ato, consciente ou não, realizado pelo trabalhador ou empresa, capaz de provocar danos ao trabalhador, a seus companheiros ou a máquinas, materiais e equipamentos. Está diretamente relacionado a falha humana. Os atos inseguros são cometidos por imprudência, imperícia ou negligência. Exemplo: a falta de treinamento, excesso de trabalho, pressa, teimosia, curiosidade, improvisação e autoconfiança.
• Condição insegura: Consiste em irregularidades ou deficiências existentes no ambiente de trabalho que constituem riscos para a integridade física do trabalhador e para a sua saúde, bem como para os bens materiais da empresa. A falta de limpeza e ordem no ambiente de trabalho, assim como máquinas e equipamentos sem proteção ou a segurança improvisada, são fatores que produzem a condição.
7) Diferencie acidente incidente.
• Acidente: Toda ocorrência não programada que pode produzir danos. E um acontecimento não previsto, ou se previsto, não é possível precisar quando acontecerá. Há diferentes conceitos para acidente, os principais são o legal e o prevencionista.
Conceito legal - Acidente é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause morte, perda ou redução permanente ou temporária da capacidade laboral para o trabalho.
Conceito prevencionista - Acidente é uma ocorrência não programada, inesperada ou não, que interrompe cu interfere no processo normal de uma atividade, ocasionando perda de tempo útil, lesões nos trabalhadores ou danos materiais.
• Incidente: Qualquer evento ou fato negativo com potencial para provocar danos, que por algum fator, não leva ao acidente. Também denominado de quase acidente. Esse evento é muitas vezes atribuído ao anjo da guarda. O estudo dos incidentes leva ao conhecimento sobre as causas, que poderiam vir a tornar-se acidentes.

Outros materiais