Buscar

5º Instrução do Grau de Aprendiz

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

5º Instrução do Grau de Aprendiz
Por: Rogério Vagner Maciel
Assunto: Os Inimigos da Humanidade
G∴ A∴D∴U∴ 
A∴ R∴L∴ S∴ OBREIROS DA ARTE REAL Nº 3358
V∴M∴ 
IIr∴ 1º Vig∴
IIr∴ 2º Vig∴
Caríssimos IIr∴
 A Maçonaria é uma instituição que por sua essência é de cunho educativo, iniciático, filantrópico, filosófico e com ideias progressistas, e tendo como grande objetivo a felicidade da humanidade. Nos leva ao aprimoramento da moral e da intelectualidade e amparada pelos pilares da Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
 A 5º Instrução do Grau de Aprendiz se refere aos Inimigos da Humanidade, então vou dissertar um pouco sobre cada um a meu ponto de vista. 
 Vou iniciar falando sobre o inimigo numero 1º da humanidade que é a Hipocrisia, o mais poderoso de todos, ate mesmo mais poderoso que o próprio vírus do covid, por sua vez a hipocrisia afeta seus hospedeiros de forma tão singela que o mesmo sem perceber começa a se esconder entre mascaras na sociedade. A mesma não mata seus hospedeiros como o covid, mas destrói tudo que é de mais sagrado em uma pessoa que é seu caráter. A hipocrisia é um dos maiores venenos que circulam no ambiente social atualmente. É por meio dela que os fingidos conseguem tudo aquilo que querem de alguns eventos e pessoas. Eles não se importam muito com o dano que causam, mas sim com o que podem conseguir. 
 Nosso 2ª Inimigo é a Perfídia, quando se comete um ato com maldade ou de maneira intencional, costuma-se falar de perfídia. Neste sentido, trata-se de uma forma de manipular ou enganar com má fé, é um inimigo tão perigoso quanto a hipocrisia, tanto que os dois sempre trabalham juntos, lado a lado.
 Nosso 3ª Inimigo é o Erro, um inimigo de duas caras, tão fácil de ser praticado tanto quanto na Logica e Moral.
 Causas Logicas, derivam de defeitos da nossa inteligência, falta de penetração, falta de memória, falta de atenção etc. Todavia, as razões do erro se encontram, quase sempre, menos na inteligência do que na vontade, sob a influência de estados afetivos. De modo que as causas do erro são, em sua maioria, causas morais.
  Causas Morais: a meu ponto de vista são três as principais: 
1) A vaidade, que nos faz confiar em demasia nas luzes da nossa própria inteligência; 
2) O interesse, que nos faz preferir as afirmações que nos são favoráveis; 
3) A preguiça, que nos faz desistir da necessária atividade intelectual levando-nos a aceitar, sem controle, os preconceitos correntes, a autoridade dos falsos sábios e as aparências superficiais.
 Nosso 4ª Inimigo é o Fanatismo, este que esta cada vez mais ganhado forças, as pessoas estão manifestando opiniões cada vez mais radicais, seja sobre política, sexualidade, direitos humanos, religião, etc. hoje nossas redes sociais parecem facilitar a dispersão desse tipo de mensagem, que acaba encontrando eco entre outros usuários e se retroalimentando. Trata-se de discursos cheios de extremismo, de uma obsessão descontrolada por um conceito, um personagem ou uma pessoa; algo que acaba sendo prejudicial, tanto ao fanático como para quem convive com ele. Por mais distinta que possa ser a personalidade de um fanático por futebol, de um esquerdista ou de extrema direita, por exemplo, há algo que os une: em todos os casos, existe uma adesão incondicional à "causa" pela qual advogam. Essa adesão não tem matizes, nem limites; a pessoa perde a perspectiva e está disposta a fazer o que for preciso para defender suas ideias.
 Nosso 5ª Inimigo vem ser a Ambição, que é uma das maiores doenças da alma. A humanidade, ainda repleta de desencontros, está presa às materialidades que enaltecem o orgulho e o egoísmo, dois sentimentos que alimentam a ambição desmedida que algumas pessoas têm pelo poder ou por tudo aquilo que elas pensam que este pode lhes oferecer. 
 Há pessoas que não conseguem ficar afastada daquilo que acham ser uma fonte de poder, ou seja, precisam estar sempre em evidência diante dos demais. Exibem-se e fazem de tudo para enaltecerem os seus “feitos”, colocando tudo na primeira pessoa do singular – só sabem dizer: eu fiz, eu lancei, eu determinei eu mandei... Gostam também: do meu isso e do meu aquilo, de expressões sorridentes e de palavras fartas de falsa modéstia. Não é a quantidade é a qualidade, não é o que temos é o que somos ao pronunciar o que grande criador quer que sejamos.
 Nosso 6ª Inimigo é o Obscurantismo, nada mais é que a ausência da luz, o ato de esconder e se privar de informações, guardar para si algo que poderia ajudar o próximo, O obscurantismo é um mal terrível. Cega o homem e torna-o incauto.
 O 7ª e ultimo inimigo da Humanidade é a Corrupção; A corrupção moral é a mãe de todas as corrupções. Existe por aí um conceito errado, de que ela envolve apenas dinheiro: se não tem dinheiro envolvido, não é corrupção? “Não” na simplória percepção das pessoas comuns, mal informadas. Porque normalmente a corrupção vai além do dinheiro. Corrupção significa também deterioração, depravação de hábitos e costumes.
 É admirável como em geral não toleramos a corrupção “pública” que envolve dinheiro desvios, subornos, tudo porque achamos que apenas o dinheiro trás consequências tangíveis à nossa vida.
 Então hoje como um homem livre e de bom costume estou aprendendo a combater a:
Hipocrisia sabendo lidar com meus prazeres e vontades, vencendo a mim mesmo todos os dias pois... Sábio é aquele que de todos aprende. É forte o que vence a si mesmo. Rico o que se contenta com o que possui. Só aquele que respeita a pessoa humana merece por sua vez respeito. 
Perfídia tendo a firmeza em minhas atitudes, a persistência em meu ideal. Mas sendo paciente e não querendo que tudo chegue de imediato em minha vida pois a evolução não vem da noite para o dia mas gradualmente.
Erro sempre fazendo prevalecer os instintos simpáticos sobre os impulsos egoístas, descobri que sempre tenho escolhas, muitas vezes, trata-se apenas de uma atitude.
Fanatismo a forma mais concreta seria a literatura, pois nela consiste um antídoto para o fanatismo ao injetar imaginação no fanático, pois a maioria dos fanáticos simplesmente não conseguem retratar com suas limitadas imaginações os cenários que eles mesmos pregam.
Ambição sempre que ajudamos alguém em qualquer trabalho ou função, essa pessoa e você são fortalecidas. A nossa força não parte da solidão, mas da união. O cooperativismo pode nos ajudar a construir laços e a firmar relações entre as pessoas.
Obscurantismo sendo uma via de duas mãos, ajudando, esclarecendo e apoiando, pois quem compartilha conhecimento, combate a escuridão.
Corrupção conversando comigo mesmo, reordenando meus pensamentos, analisando os pros e contras. Sempre ai final do dia em minha cama faço uma auto avaliação olhar para dentro de mim e me perguntar o que de bom fiz nas últimas vinte e quatro horas.
 Para finalizar vou citar uma passagem de Sócrates que dizia. “Preferível sofrer uma injustiça a cometer algo injusto”.

Continue navegando