Buscar

Tempo, Clima e Elementos Climáticos

Prévia do material em texto

.................................. Tempo, clima e elementos climáticos .................................
Diferença entre clima e tempo:
Tempo: Estado de um determinado lugar em um determinado momento, com fenômenos físicos como nebulosidade, temperatura e podem mudar em instantes. 
Clima: É um comportamento de uma região me um grande período, sendo sucessão de diferentes tipos de tempo. São diferenciados devido a fatores climáticos. 
Elementos do clima: Usados para diferenciar o clima dos locais.
Temperatura: Intensidade do calor na atmosfera, e a amplitude térmica é a variação de temperatura entre o dia e noite ou verão e inverno.
Umidade: É a quantidade de vapor d’água presente na atmosfera em um determinado momento, que é gerado pela evaporação de água da terra e evapotranspiração, geralmente influenciada por chuva. Quanto maior a umidade, maior a possibilidade de precipitação, seja através de chuva ou neve. Tendo as chuvas:
Frontais: Ocorre quando há um contanto entre duas massas de ar de características diferentes. São chuvas mais comuns no inverno brasileiro.
Orográficas ou chuvas de relevo: Barreiras de relevo impedem a passagem das massas de ar em atingir grandes altitudes, o que causa a queda da temperatura e a condensação do vapor.
Chuva de convecção ou chuvas de verão: Em dias quentes o ar mais próximo à superfície fica menos denso e sobe para camadas superiores da atmosfera carregando umidade. Ao atingir altitude mais elevadas a temperatura diminui e o ar condensa ocorrendo posteriormente precipitação de gotículas de água (chuva). São chuvas rápidas e intensas.
Pressão Atmosférica: 
É a medida da força do ar sobre determinada área, é variável (altitude e longitude) e interfere nos ventos. Locais com altas pressão atmosférica são lugares com mais ventos e lugares com menos são lugares com menos ventos. 
Ventos: 
São fluxos de ar que se deslocam de um ponto a outro a terra devido a diferença de pressão atmosférica.
Alísios: Vento constante e úmido que tem ocorrência nas zonas subtropicais em baixas altitudes. Ex: chuvas Amazônicas ou rios voadores.
Contra-alísios: ventos secos que chegam ao trópico, sem chuva. Ex: desertos.
Monções: Mudam em direção verão e o inverno, no inverno secos e sopram do mar para o continente, no verão úmido e sopram do mar para o continente gerando fortes chuvas.

Continue navegando

Outros materiais