Buscar

auto avaliação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aspectos a serem auto avaliados  (potencialidades e dificuldades do discente):
1. COMO VOCÊ PERCEBE A SUA IMPLICAÇÃO NAS ATIVIDADES DO CURSO (PARTICIPAÇÃO EM SALA, REALIZAÇÃO DAS LEITURAS PROPOSTAS, COMPARTILHAMENTO DAS SUAS EXPERIÊNCIAS COM DOCENTES E COLEGAS)? CASO NÃO TENHA PARTICIPADO DO MÓDULO PRESENCIAL, COMO PERCEBE A SUA IMPLICAÇÃO NAS ATIVIDADES DO CURSO (REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES, NA REALIZAÇÃO DAS LEITURAS PROPOSTAS, ACESSO AOS CONTEÚDOS DO AVA)? 
Participei de forma ativa na sala de aula, compartilhando com minhas experiências, e mostrando respeito pelos docentes e colegas em sala de aula. Prestando sempre bastante atenção, fazendo anotações e compartilhando com experiências.
2. COMO VOCÊ PERCEBE A SUA CAPACIDADE DE ARTICULAÇÃO DOS CONTEÚDOS DAS AULAS E ATIVIDADES COM A SUA ATUAÇÃO PROFISSIONAL? 
Na disciplina ESTADO, SOCIEDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS, analisamos o que é sociedade, a função do estado, as teorias de estado, as políticas públicas. Após analisar o modelo neoliberalista e o Estado de Bem-estar-social, pude comprovar que a minha defesa é pelo Bem-estar-social uma vez que existe garantia de direitos para todos (vida, liberdade, saúde, educação, seguridade, habitação); Igualdade de oportunidades (cotistas, subsídios, bolsas, concessões); Possui legislação protetiva; Estabilização das empresas; Equilíbrio entre atuação do Estado e o setor privado e é um modelo utilizado por países de primeiro mundo como Noruega, Suécia, Inglaterra, Finlândia, Dinamarca, entre outros. 
Com relação ao filme apresentado “Tempos Modernos”, no filme, os operários se submetiam a uma forma de produção em que não era mais de acordo com suas condições físicas e psicológicas, às vezes, no meu processo de trabalho, me submeto a produzir além da minha capacidade física, uma vez que preciso cumprir prazos determinados pelas normas existentes. Também, por diversas vezes, realizo um trabalho metódico que visa apenas a produção, uma vez que diversas vezes trabalhamos para cumprir determinada meta. 
No filme, Carlitos teve um colapso nervoso, não conseguindo mais parar de fazer os movimentos que fazia muito rapidamente dentro da fábrica, às vezes trabalhamos tanto que isso nos faz adoecer, nos levando a ter uma estafa e/ou sérios problemas de saúde.
Diante desses fatos, é preciso realizar um trabalho mais humanizado, parar para ouvir e prestar atenção às pessoas ao nosso redor, ter tempo para nossa família e nosso próprio bem estar, afim de que possamos realizar um trabalho mais digno e humanizado.
Na DISCIPLINA DE ÉTICA E CIDADANIA, vimos o que é Ética, o que é Cidadania, Bioética e vimos que a saúde é um direito social do cidadão, a partir de uma práxis emancipadora do saber agir coletivo. Por fim, reflete sobre o reconhecimento ético-moral dos direitos emancipatórios para os cidadãos da saúde coletiva e sujeitos sociais da vida.
A ética em saúde não envolve só o indivíduo, mas também responsabilidade social. A cidadania e ética estão relacionadas com a forma de tratar o paciente da melhor forma, de acordo com suas particularidades.
· É preciso assegurar cuidado de cada um;
· Conhecer direitos e deveres;
· Acessibilidade;
· Qualidade;
· Clareza sobre estado de saúde;
· Humanização sem descriminação (Respeitar corpo/segredos/ cultura/ religião);
· Direito dos paciente (Poder de recusar procedimentos, não prejudicando outros);
· Ser honesto;
· Tratar profissionais com respeito;
Pude trazer minha plena participação ao falar sobre o direito do paciente, tratar o paciente da melhor forma de acordo com suas particularidades, especialmente no caso das Testemunhas de Jeová e a transfusão de sangue, esclarecendo que existem formas alternativas de tratamentos à transfusão como a Hemodiluição, recuperação intra operatória de células, etc, e que o direito do paciente é primordial.
Com relação a disciplina DETERMINAÇÃO SOCIAL DA SAÚDE vimos a origem do estado, da família e da sociedade privada. Vimos que sempre existiu divisão social do trabalho e vimos as formas de governo Comunismo, escravismo, feudalismo e absolutismo, capitalismo, liberal e social. Vimos a importância do estado de manter a ordem vigente e a relação social, e analisamos a evolução do conceito de saúde, foi feito um histórico sobre como as doenças foram explicadas ao longo do tempo, desde a Teoria dos Miasmas, formulada por Hipócrates, até as definições criadas por Jaime Breilh e a Epidemiologia Social, que buscam os conhecimentos de várias ciências para entender a distribuição das doenças. 
Todas as teorias anteriores deram origem ao que hoje se chama de Determinantes Sociais de Saúde, que define que as condições de vida e trabalho das pessoas influenciam em sua situação de saúde.
3. DESCREVA COMO FOI SUA EXPERIÊNCIA DE ARTICULAÇÃO/COLABORAÇÃO COM OUTROS PROFISSIONAIS DO SEU ESPAÇO DE TRABALHO PARA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE DE DISPERSÃO.  
É impossível pensar em cuidar da saúde sem levar em consideração o ambiente de trabalho, as pessoas que nos relacionamos, as condições de trabalho e todas as situações que envolvem esse contexto.
Quando me foi solicitado realizar atividade de dispersão sobre um problema de saúde em meu município, fiquei pensando qual problema escolher; com quem deveria me articular; será que conseguiria realizar o levantamento desse problema sem envolver outras pessoas?
Pude perceber que trabalhar saúde deve ser um processo coletivo e que ninguém pode fazer a diferença sozinho, óbvio que todos temos que fazer a nossa parte, mas quando outras pessoas estão envolvidas tudo fica mais fácil.
De início, fui analisar dados do município sobre causas de morte e me chamou muita atenção a morte por diabetes estar em segundo lugar, principalmente porque meu pai faleceu desta doença e uma vez que antes da minha gastroplastia redutora eu tinha esta enfermidade.
Apresentei os dados a Coordenadora da Atenção Básica, que logo convocou uma reunião com vários profissionais de saúde para analisarmos os dados, as ações, os serviços de saúde ofertadas e as deficiências encontradas em cada setor.
Foi gratificante ver que após mostrar os índices de causa de mortalidade por diabetes Mellitus no município de Canhotinho, a equipe envolvida se comprometeu a dar mais atenção a esse agravo e até mesmo no acompanhamento e monitoramento dos casos existentes e a busca ativa de novos, no intuito de fazer controlar o Diabetes Mellitus, doença que acomete grande parte da população.

Continue navegando