Buscar

LEGISLAÇÃO DE SEGURANÇA APOL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Legislação de Segurança Privada
Tema: Legislação de Cursos de Formação
 
“A partir do Art. 74 da Portaria 3233, temos os requisitos para a atividade dos cursos de formação. A Portaria DPF 3.233/12 disciplina a matéria”.
(C) O objeto social da empresa deverá estar relacionado somente às atividades de curso de formação e a autorização para o funcionamento de curso de formação inclui a possibilidade de realização do serviço de vigilância patrimonial de suas próprias instalações. 
Questão 2/10 - Legislação de Segurança Privada
Tema: Legislação de Escolta Armada
 
“O Art. 63 da Portaria 3.233/2012 trata do exercício da atividade de ESCOLTA ARMADA. Reza o artigo que dependerá de autorização prévia do DPF, por meio de ato do Coordenador-Geral de Controle de Segurança Privada, publicado no Diário Oficial da União - DOU”.
I - Possuir autorização há pelo menos 10 ano na atividade de vigilância patrimonial ou transporte de valores;
II - Contratar, e manter sob contrato, o mínimo de 03 vigilantes com extensão em escolta armada e experiência mínima de 5 anos nas atividades de vigilância ou transporte de valores; 
III - Comprovar a posse ou a propriedade de, no mínimo, 02 veículos especiais.
(E) Apenas o item III está correto. 
Questão 3/10 - Legislação de Segurança Privada
Tema: Portaria nº 3.233/2012 – MJ/DPF
 
“Importantíssimo ressaltar que a Portaria n° 3.233/2012 regulará completamente o segmento de segurança privada.”
(C) O objetivo das Portarias é dar ciência das autoridades sobre o conteúdo da lei. 
Questão 4/10 - Legislação de Segurança Privada
Tema: Portaria nº 3.233/2012 – MJ/DPF
“A presente Portaria disciplina as atividades de segurança privada, armada ou desarmada, desenvolvidas pelas empresas especializadas, pelas empresas que possuem serviço orgânico de segurança e pelos profissionais que nelas atuam, bem como regula a fiscalização dos planos de segurança dos estabelecimentos financeiros.”.
(E) Portaria nº 3.233/2012. 
Questão 5/10 - Legislação de Segurança Privada
Tema: Histórico normativo da legislação de segurança privada no Brasil – Lei nº 7.102/1983 e Decreto 1º 89.056/1983 – MJ.
“Originalmente, podemos dizer que foi na década de 60 que as empresas realmente começaram suas atividades. Vivíamos um período de insegurança, com vários assaltos às instituições financeiras e sequestros”.
(A) Sua função é regulamentar o segmento de segurança privada, especificamente a segurança dos estabelecimentos financeiros, assim como a criação e fiscalização das empresas de segurança privada. 
Questão 6/10 - Legislação de Segurança Privada
Tema: Legislação de Cursos de Formação
 
“Como a atividade de vigilante é perigosa, faz-se necessário que o vigilante esteja treinado no manuseio das armas.”
( ) Serão autorizados os cursos de formação, extensão e reciclagem de vigilantes realizados por instituições Militares e Policiais.
( ) As empresas de cursos de formação poderão ministrar treinamentos complementares de tiro aos vigilantes que não estejam com a reciclagem vencida.
( ) Para a matrícula do vigilante no treinamento complementar de tiro é necessária novamente a comprovação do preenchimento dos requisitos exigidos para o exercício da atividade de vigilantes
(D) F, V, F. 
Questão 7/10 - Legislação de Segurança Privada
Tema: Unidades de controle e fiscalização da segurança privada
“(...) são unidades regionais vinculadas às Superintendências de Polícia Federal nos estados e no Distrito Federal, responsáveis pela fiscalização e controle das atividades de segurança privada, no âmbito de suas circunscrições”.
(C) Delegacias de Controle de Segurança Privada (Delesp). 
Questão 8/10 - Legislação de Segurança Privada
Tema: Legislação de serviços orgânicos de segurança.
 
Sobre as empresas de serviço orgânico de segurança: “essas empresas exercem atividades econômicas diversas, mas têm equipe própria de vigilantes e veículos próprios para a realização de transporte de valores. Importante ressaltar que essas empresas não poderão prestar serviços para outras empresas.”
( ) Os estabelecimentos das empresas com serviço orgânico de segurança deverão possuir certificado de segurança, ficando dispensados no caso de possuírem no máximo 05 armas de fogo, devendo, nesta hipótese, manter o referido armamento em cofre exclusivo.
( ) As filias precisam comprovar apenas os requisitos relativos às suas instalações físicas, ressalvados os casos de dispensa de certificado de segurança.
( ) A atividade de vigilância patrimonial somente poderá ser exercida dentro dos limites dos estabelecimentos da empresa com serviço orgânico de segurança, assim como das residências de seus sócios ou administradores, com a finalidade de garantir a incolumidade física das pessoas e a integridade do patrimônio no local, ou nos eventos sociais.
(B) V, V, V. 
Questão 9/10 - Legislação de Segurança Privada
Tema: Das infrações administrativas
“Quando da ocorrência de uma infração administrativa, as empresas de segurança privada deverão comunicar imediatamente à Delesp ou CV de sua circunscrição a ocorrência de ilícitos penais com o envolvimento de seus vigilantes, desde que tais ilícitos estejam ligados ao exercício de suas atividades.”
I - As empresas deverão colaborar nas investigações e apurar o fato em procedimento interno, sendo que deverão juntar também as cópias do boletim de ocorrência e de outros documentos que poderão elucidar os fatos.
II - Qualquer punição administrativa recairá sobre a empresa, e não haverá qualquer tipo de imputação de responsabilidade ao vigilante.
III - Condutas faltosas praticadas pelo vigilante ensejarão responsabilidade administrativa à empresa, e no caso uma punição ocorrerá, pois a empresa agiu com omissão na fiscalização.
(A) Os itens I, II e III estão corretos. 
Questão 10/10 - Legislação de Segurança Privada
Tema: Legislação de Segurança Pessoal
“A Portaria DPF 3.233/12 disciplina o curso de formação, e este habilitará o vigilante ao exercício da atividade de vigilância patrimonial e os cursos de extensão prepararão os candidatos para exercerem as atividades específicas de transporte de valores, escolta armada e segurança pessoal.”
I - Caso o serviço de segurança pessoal ocorra com o uso de veículos em outras unidades da federação, esse trânsito só poderá ocorrer com autorização do DPF e do Departamento de Polícia Rodoviária Federal - DPRF, e das Secretarias de Segurança Pública respectivas.
II - A execução da segurança pessoal se iniciará, obrigatoriamente, no âmbito da unidade da federação em que a empresa possua autorização.
III - O profissional que for atuar na segurança pessoal dever estar com o curso de formação de vigilante em dia.
Nota: 0.0
(E) Apenas os itens I e II estão corretos. 
Questão 11/10 - Legislação de Segurança Privada
Tema: Legislação de serviços orgânicos de segurança.
“Empresas especializadas são as prestadoras de serviço de segurança privada, autorizadas a exercer atividades de vigilância patrimonial, transporte de valores, escolta armada, segurança pessoal e cursos de formação, conforme definição contida na Portaria 3233/2012”.
(A) As empresas de segurança orgânica são aquelas pessoas jurídicas de direito privado autorizadas a constituir um setor próprio de vigilância patrimonial ou de transporte de valores. 
Questão 12/10 - Legislação de Segurança Privada
Tema: Unidades de controle e fiscalização da segurança privada
“(...) são unidades vinculadas às Delegacias de Polícia Federal descentralizadas, responsáveis pela fiscalização e controle das atividades de segurança privada, no âmbito de suas circunscrições, presididas por um delegado de Polícia Federal e compostas por, no mínimo, mais dois membros titulares e respectivos suplentes”.
(D) Comissões de Vistoria (CVs). 
Questão 12/10 - Legislação de Segurança Privada
Tema: Legislação de Escolta Armada
 
“As empresas autorizadas a exercer a atividade de escolta armada deverão comunicar o início de suas atividades à Secretaria de Segurança Pública da respectiva unidadeda federação, conforme Art. 65 da Portaria 3.233/2012.”
(A) Os veículos deverão obedecer às seguintes características: estar em perfeitas condições de uso, ter 04 portas e sistema que permita a comunicação ininterrupta com a central da empresa. 
Questão 13/10 - Legislação de Segurança Privada
Tema: Composição do uniforme de vigilante.
“No Artigo 149 da Portaria n° 3.233/2012 está claro que o uniforme do vigilante é obrigatório e de uso exclusivo em serviço, devendo possuir características que garantam a sua ostensividade”.
I - O modelo de uniforme dos vigilantes será aprovado quando semelhante ao utilizado pelas Forças Armadas, pelos órgãos de segurança pública federais e estaduais e pelas guardas municipais
II - O traje dos vigilantes empenhados na atividade de segurança pessoal necessitará observar o caráter da ostensividade, ou seja, farda.
III - As empresas especializadas e as que possuem serviço orgânico de segurança poderão possuir mais de um uniforme autorizado, podendo um deles ser terno ou paletó.
(A) Apenas o item III está correto. 
Questão 14/10 - Legislação de Segurança Privada
Tema: Atividades do vigilante
 
“A atividade do vigilante é regrada no Artigo 164 da Portaria n° 3.233/2012 que estabelece os deveres dos vigilantes.”
( ) Exercer suas atividades com urbanidade, probidade e denodo, observando os direitos e garantias fundamentais, individuais e coletivos, no exercício de suas funções;
( ) Portar a CNV;
( ) Manter-se adstrito ao local sob vigilância, observando-se as peculiaridades das atividades de transporte de valores, escolta armada e segurança pessoal;
( ) Comunicar ao seu superior hierárquico quaisquer incidentes ocorridos no serviço, assim como quaisquer irregularidades relativas ao equipamento que utiliza, em especial quanto ao armamento, munições e colete à prova de balas, não se eximindo o empregador do dever de fiscalização.
(D) V, V, V, V. 
Questão 15/10 - Legislação de Segurança Privada
Tema: Unidades de controle e fiscalização da segurança privada
“Os órgãos e unidades: Comissão Consultiva para Assuntos de Segurança Privada (CCASP), Coordenação-Geral de Controle de Segurança Privada (CGCSP), Delegacias de Controle de Segurança Privada (Delesp) e as Comissões de Vistoria (CVs) fazem o controle e a fiscalização das atividades de segurança privada”.
( 1 ) CCASP
( 2 ) CGCSP
( 3 ) Delesp
( 4 ) CVs
 
( ) é um órgão colegiado de natureza deliberativa e consultiva, presidido pelo diretor-executivo do DPF e, em suas faltas e impedimentos, pelo coordenador geral de controle de segurança privada.
( ) explica que as essas são unidades regionais vinculadas às Superintendências de Polícia Federal nos estados e no Distrito Federal, responsáveis pela fiscalização e controle das atividades de segurança privada, no âmbito de suas circunscrições
( ) é uma unidade vinculada à diretoria-executiva do DPF, responsável pela Coordenação das atividades de segurança privada, assim como pela orientação técnica e acompanhamento das atividades desenvolvidas pelas Delegacias de controle de segurança privada e comissões de vistoria.
( ) são unidades vinculadas às Delegacias de Polícia Federal descentralizadas, responsáveis pela fiscalização e controle das atividades de segurança privada, no âmbito de suas circunscrições, presididas por um delegado de Polícia Federal e compostas por, no mínimo, mais dois membros titulares e respectivos suplentes.
Nota: 0.0
(B) 1, 3, 2, 4.
Questão 16/10 - Legislação de Segurança Privada
Tema: Legislação de transporte de valores.
 
“É muito importante, portanto, ter em mente que as empresas de vigilância patrimonial não poderão desenvolver atividades econômicas diversas das que estejam autorizadas”.
I - Da mesma forma que as empresas de vigilância patrimonial, para que se obtenha a autorização de funcionamento da empresa de transporte de valores, a mesma deverá possuir certificado de segurança obedecendo às regras contidas na legislação.
II - As empresas de transportes de valores deverão utilizar sistema de comunicação que permita ligação entre os vigilantes componentes da equipe quando em deslocamento externo, e caso adote um sistema de comunicação complementar, a empresa deverá comprovar a sua aquisição à Delesp ou CV.
III - A guarnição do veículo especial de transporte de valores será de quatro vigilantes, no mínimo, incluindo o condutor do veículo, todos com extensão em transporte de valores.
IV - A autorização para o funcionamento de empresa de transporte de valores inclui a possibilidade de realização da vigilância patrimonial de sua matriz, de suas filiais e de suas outras instalações, além de outros serviços correlatos ao de transporte de valores, mas não de segurança privada.
(C) Os itens I, II, III e IV estão corretos. 
Questão 17/10 - Legislação de Segurança Privada
Tema: Atividades do vigilante
“A atividade do vigilante é regrada no Artigo 163 da Portaria n° 3.233/2012 que estabelece os direitos dos vigilantes”.
(B) Prisão especial por ato decorrente do serviço. 
Questão 18/10 - Legislação de Segurança Privada
Tema: Unidades de controle e fiscalização da segurança privada
Com a Portaria nº 3.233/2012-DG/DPF passaram a constar os seguintes órgãos e unidades: Comissão Consultiva para Assuntos de Segurança Privada (CCASP), Coordenação-Geral de Controle de Segurança Privada (CGCSP), Delegacias de Controle de Segurança Privada (Delesp) e as Comissões de Vistoria (CVs).
(A) São unidades de controle e fiscalização. 
Questão 19/10 - Legislação de Segurança Privada
Tema: Constituição, manutenção e atividades de empresas especializadas em segurança privada.
A Portaria n° 3.233/2012 informa que é obrigatório, nas atividades de segurança privada, contratar seguro de vida coletivo.
(B) 60 dias. 
Questão 20/10 - Legislação de Segurança Privada
Tema: Histórico normativo da legislação de segurança privada no Brasil – Lei nº 7.102/1983 e Decreto 1º 89.056/1983 – MJ.
“O termo vigilante só passou a ser usado no ano de 1983, com a criação da Lei 7.102/1983.”
(B) Houve uma padronização das normas de constituição, funcionamento e qualificação do vigilante.
Questão 21/10 - Legislação de Segurança Privada
Tema: Constituição, manutenção e atividades de empresas especializadas em segurança privada.
“Na Portaria n° 3.233 temos os requisitos para se exercer a atividade de segurança privada no país.”
( ) As empresas que pretenderem obter autorização de funcionamento nas atividades de segurança privada deverão possuir instalações físicas aprovadas pelo Delegado Regional Executivo (DREX) da respectiva unidade da federação, após realização de vistoria pela Delesp ou CV, devendo apresentar requerimento com comprovante de recolhimento da taxa de vistoria das instalações.
( ) Após a verificação da adequação das instalações físicas do estabelecimento, a Delesp ou CV emitirá relatório de vistoria, consignando a proposta de aprovação ou os motivos para a reprovação.
( ) A renovação do certificado de segurança constitui requisito para a revisão da autorização de funcionamento do estabelecimento, devendo ser requerida juntamente com o processo de revisão mediante a comprovação do recolhimento das taxas de vistoria das instalações e de renovação do certificado de segurança.
(C) V, V, V. 
Questão 22/10 - Legislação de Segurança Privada
Tema: Legislação de segurança para grandes eventos.
 
“Como é de conhecimento geral, o país tem tido vários problemas com segurança em grandes eventos. A maioria dos problemas ocorrem em decorrência da falta de pessoal capacitado para exercer tal serviço”.
( ) Preocupado com os inúmeros casos de morte e com os eventos internacionais que o país sediaria, a Copa e as Olimpíadas, o governo entendeu por bem instituir regras para a segurança em grandes eventos. Foi criada a Portaria 3.559/2013, que alterou o art. 208 da Portaria 3.233/2012.
( ) O objetivo desse curso é treinar o vigilante para atuar em grandes eventos de forma preventiva e repressiva no limite das suas atribuições.
( ) Como écaracterístico da segurança privada, a mesma substitui os órgãos estatais incumbidos da segurança pública, atuando nos ambientes públicos e privados.
(C) V, V, F. 
Questão 23/10 - Legislação de Segurança Privada
Tema: Planos de segurança dos estabelecimentos financeiros.
“A Portaria n° 387/2006 disciplina em seu Artigo 61 que os estabelecimentos financeiros que realizarem guarda de valores ou movimentação de numerário deverão possuir serviço orgânico de segurança, autorizado a executar vigilância patrimonial ou transporte de valores, ou contratar empresa especializada, devendo, em qualquer caso, possuir plano de segurança devidamente aprovado pelo DREX.”
I - A quantidade e a disposição dos vigilantes;
II - Alarme capaz de permitir, com rapidez e segurança, comunicação com outro estabelecimento, bancário ou não, da mesma instituição financeira, empresa de segurança ou órgão policial;
III - Equipamentos hábeis a captar e gravar, de forma imperceptível, as imagens de toda movimentação de público no interior do estabelecimento, as quais deverão permanecer armazenadas em meio eletrônico por um período mínimo de 30 dias; 
IV - Artefatos que retardem a ação dos criminosos, permitindo sua perseguição, identificação ou captura; 
V - Anteparo blindado com permanência ininterrupta de vigilante durante o expediente para o público e enquanto houver movimentação de numerário no interior do estabelecimento.
(D) Os itens I, II, III, IV e V estão corretos.

Continue navegando