Buscar

PIM II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PIM II
OPERACIONALIZAÇÃO DO TRABALHO 
O trabalho pode ser realizado de forma individual ou em grupo de até seis alunos matriculados no mesmo curso, podendo ser no mesmo pólo ou não. As atividades do PIM II serão desenvolvidas a partir da definição de uma organização como objeto de pesquisa. 
A idéia consiste em realizar pesquisas e avaliações sobre a empresa escolhida pelo aluno ou o grupo, que estejam relacionadas aos objetivos específicos apontados para cada disciplina que integra os projetos multidisciplinares. 
“OBSERVAÇÃO: no caso de trabalho realizado em grupo, o nome e RA de todos os integrantes deverão constar na capa do trabalho, sendo passível de reprovação o aluno que, posteriormente, alegar ser integrante do grupo, sem que haja seu nome na capa.”
DISCIPLINAS QUE COMPÕEM O PIM II 
Neste bimestre, o PIM II vai trabalhar com os conteúdos das disciplinas de Dinâmica das Relações Interpessoais, Economia e Mercado e Gerenciamento de Serviços Jurídicos. A partir dos conteúdos teóricos adquiridos nas disciplinas do bimestre o aluno ou o grupo realizará uma atividade integradora com dimensão prática-aplicativa, para consolidar conhecimentos, adquirir novos saberes e aprender a refletir sobre a dimensão teórico-prática como um profissional da área.
ATIVIDADE PROPOSTA 
O Projeto Integrado Multidisciplinar II tem o propósito, por meio de um estudo de caso, descrever a cultura e o comportamento organizacional de uma empresa, bem como a sua posição econômica no mercado e o seu comprometimento com as políticas de responsabilidade social e os programas de integridade.
Vale destacar que é absolutamente necessária a elaboração de uma introdução que apresente os temas gerais do projeto (relativos às disciplinas abordadas no bimestre), assim como o objetivo geral e os objetivos específicos da pesquisa, o destaque de sua importância e relevância para o público acadêmico e profissional, a metodologia e suas estratégias de pesquisa, além de uma apresentação da estrutura geral do trabalho. 
Neste ponto são destacadas algumas orientações específicas para a realização da pesquisa com enlace teórico/prático desde o desenvolvimento das disciplinas até a conclusão do projeto.
a) Dinâmica das Relações Interpessoais 
No desenvolvimento relativo à disciplina Dinâmica das Relações Interpessoais: � 
· Revisar a literatura acadêmica sobre os tópicos relacionados à disciplina. � 
· Coletar informações sobre a empresa e seu comportamento organizacional (missão da empresa; valores e cultura; se a empresa possui princípios de gestão e liderança; política de gestão organizacional; se há canais de comunicação com fornecedores/clientes e consumidores). � 
· Descrever os pontos centrais da empresa (visão estratégica da empresa; política organizacional; liderança e responsabilidade empresarial). 
b) Economia e Mercado 
No desenvolvimento da disciplina Economia e Mercado: � 
· Revisar a literatura acadêmica sobre os tópicos relacionados à disciplina. � 
· Coletar dados sobre a empresa que indiquem: o segmento econômico; seus concorrentes; mercado em que atua; produtividade (o que produz? Para quem produz? Quanto produz?); estrutura empresarial e porte econômico da empresa. � 
· Descrever a estrutura econômica da empresa (se é uma empresa de capital aberto ou fechado, se possui filiais em todo o país; se é uma multinacional ou empresa nacional; se existem produtos ou serviços semelhantes no mercado; a posição econômica da empresa no mercado).
c)Gerenciamento de Serviços Jurídicos 
No desenvolvimento relativo à disciplina Gerenciamento de Serviços Jurídicos: � 
· Revisar a literatura acadêmica sobre os tópicos relacionados à disciplina. � 
· Coletar dados da empresa com relação à sua estrutura organizacional (marketing, indicadores de qualidade, se a empresa desenvolve projetos sociais; se a empresa apresenta relatório de sustentabilidade, se possui instâncias de governança corporativa, postura ética empresarial e compliance). � 
· Descrever as políticas de sustentabilidade e os indicadores de qualidade da empresa. Nas Considerações Finais (conclusão): �
· Elaborar uma análise técnica na conclusão, por meio do apontamento dos principais pontos fortes (quando houver) e pontos fracos (quando houver) dos processos descritos nas três disciplinas; e � 
· Elaborar uma opinião, emitindo conceitos e fundamentos de modelos de gestão em relação ao modelo adotado pela empresa escolhida. � 
· Apresentar sugestões fundamentadas em conceitos, com a exposição de impressões pessoais em torno da pesquisa e do objeto de estudo (empresa).
REQUISITOS MÍNIMOS OBRIGATÓRIOS 
O objetivo do PIM é demonstrar a sua capacidade de análise e de obter soluções para questionamentos teórico-práticos. Alguns padrões devem ser respeitados para a melhor compreensão do leitor. Para tanto, deve-se obedecer aos requisitos mínimos e obrigatórios na elaboração do trabalho:
· CAPA – Nome(s) do(s) autor(res), título e subtítulo, local e ano de depósito.
· RESUMO – Obrigatório. Apresentação concisa dos pontos relevantes do trabalho. Trata-se de uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões do trabalho. Com� 500 palavras no máximo, o resumo deve ser complementado com as palavras-chaves (palavras representativas do conteúdo do trabalho). 
· SUMÁRIO – Enumeração das seções do trabalho, com algarismos arábicos, na ordem em que se sucedem no texto e com indicação das páginas. A apresentação tipográfica das divisões e subdivisões no sumário deve ser idêntica à do texto.
· INTRODUÇÃO – Deve conter o objetivo de pesquisa do PIM, a metodologia utilizada e uma breve apresentação da entidade selecionada para a pesquisa. A introdução permite ao leitor obter um entendimento sucinto sobre a proposta do trabalho, bem como do seu contexto. 
· DESENVOLVIMENTO – Apresentação da pesquisa realizada na 1ª Etapa juntamente com os resultados obtidos pela solução das questões da 2ª Etapa. Nesse momento, o aluno ou grupo deverá contextualizar as disciplinas estudadas. O trabalho pode ser desenvolvido em capítulos. O principal objetivo do desenvolvimento é comunicar ao leitor os resultados da pesquisa de forma lógica, clara e progressivamente ordenada.
· CONCLUSÃO – Descrição final do trabalho, sinalizando para os pontos preponderantes (positivos e negativos) que levaram a sua pesquisa ao êxito. Consiste no desfecho do raciocínio, um fechamento do trabalho que deve acrescentar algo à pesquisa. Tratase de uma ideia conclusiva sobre o assunto abordado.
· REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – Elementos essenciais que identificam as obras utilizadas no trabalho. Devem ser elaboradas de forma padronizada, conforme as normas da ABNT.
· ANEXOS
ESTRUTURA DO PIM II
Concluída a fase de pesquisa, o aluno ou o grupo deverá organizar os dados coletados, anotar as informações relevantes e descrever o projeto com as suas próprias palavras em forma de relatório. 
Neste sentido, é de vital relevância proceder a uma correta apresentação dos dados, das fontes de pesquisa, métodos e resultados, bem como das justificativas e conclusões. � O PIM deve conter o mínimo de 10 e o máximo de 15 páginas de desenvolvimento, contadas a partir da introdução.
APRESENTAÇÃO E FORMATAÇÃO DO TRABALHO 
O relatório, que será elaborado após a pesquisa e o levantamento dos dados que serão utilizados na redação, deverá seguir as regras a seguir: 
a) Mínimo de 10 e máximo de 15 páginas; 
b) Fonte Arial 12; 
c) Espaço entrelinhas 1,5; 
d) Parágrafo de 2 centímetros; 
e) Citações de até três linhas no corpo da frase em itálico; 
f) Citações de mais de três linhas com recuo de 3 centímetros, fonte Arial 11; 
g) Margem superior e inferior – 2,5 cm 
h) Margens esquerda e direita – 3 cm 
i) Parágrafo – alinhamento justificado
Referências bibliográficas – nota de rodapé de acordo com as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (disponível para acesso dos alunos no endereço www.unip. br/servicos/biblioteca/guia.aspx).
 CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DO PIM II 
O PIM II é um projeto integrante do Programa Pedagógico dos Cursos Superiores de Tecnologiae corresponde à computação de 50 horas (para cada projeto bimestral), totalizando 100 horas no semestre, equivalendo ao controle de frequência e nota do aluno, devendo ser avaliado com conceito igual ou maior do que 6.0 (seis). 
O projeto PIM é avaliado levando em consideração os itens relacionados com a formatação, cumprimento de regras de trabalho acadêmico, além de, obviamente, o seu conteúdo e a integração com as disciplinas do referido período. 
Serão avaliados e comporão a nota atribuída ao relatório: 
· Apresentação geral� 
· Resumo� 
· Introdução� 
· Desenvolvimento� 
· Conclusão� 
· Citações e referências� 
Caso o aluno obtenha o conceito final menor do que 6.0 (seis) ou não envie o projeto dentro do semestre, ficará em situação de reprovação na disciplina PIM e só poderá reenviar seu projeto caso esteja matriculado em regime de dependência (via Secretaria Virtual) e siga as informações sobre o projeto contidas no AVA, no semestre que estiver cursando.
PRAZOS E VALIDAÇÃO DO RECEBIMENTO DO TRABALHO
· 01 à 06/05/2021
 As datas de entrega se encontram publicadas no calendário acadêmico. � 
Lembrar-se de colocar o título no projeto. � 
Não serão aceitos, em hipótese alguma, trabalhos após as datas publicadas ou por outros meios que não sejam os definidos pela UNIP EaD.

Outros materiais