Buscar

Estudo dirigido Introdução biofísica

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS - CECEN
DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA – DBIO
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – CCB
ALUNA: HELEN SUSANY MELO DA SILVA
DISCIPLINA: BIOFÍSICA
ESTUDO DIRIGIDO
São Luís– MA
2020
PROFª: GISELLE CUTRIM
1. Explique qual o campo de estudo da biofísica, no seu entendimento.
A biofísica estuda os diferentes sistemas biológicos, descreve de forma precisa o corpo humano sob o ponto de vista de leis e princípios da física.
2. Descreva o papel da água no corpo e explique porque sua quantidade varia de acordo com a idade.
A água é um composto inorgânico que compõem mais de 70% do corpo humano, sendo o bloco de construção principal das células.
Ela participa de atividades essenciais (a todos os seres vivos) : ajuda a hidratar, a levar os nutrientes, funciona como reagente para o processo metabólico, age como lubrificante e expulsa substâncias tóxicas do corpo por meio do suor e da urina.
A quantidade de água no corpo humano varia de 45 a 75%.  O corpo humano adulto médio é de 50 a 65% de água, com média em torno de 57 a 60%. A porcentagem de água em bebês é muito maior, normalmente em torno de 75-78% de água, caindo para 65% por volta de um ano de idade. Isso acontece porque as células metabolicamente ativas dos músculos e vísceras têm a mais alta concentração de água e as do esqueleto, a mais baixa, assim, crianças e adolescentes têm uma maior porcentagem de água corpórea do que adultos; atletas, maior do que não atletas. 
3. Faça um desenho esquemático da membrana plasmática de uma célula eucariótica.
4. Explique os tipos de transporte que acontecem através da membrana das células.
A membrana apresenta a capacidade de selecionar o que entra e o que sai da célula, garantindo, portanto, a manutenção do meio intracelular. As substâncias entram e saem da célula de diferentes formas e o transporte por meio da membrana pode ser classificado em dois grupos: passivo e ativo. 
Transporte passivo: é aquele em que não há gasto de energia durante o processo.
Transporte ativo: é aquele em que há gasto de energia durante o processo.
Podemos classificar o transporte passivo em três tipos: difusão simples, difusão facilitada e osmose.
A) Difusão simples
Na difusão simples, moléculas e íons são transportados de forma natural do local onde estão em maior concentração para o local onde se apresentam em menor quantidade. 
B) Difusão facilitada
A difusão facilitada é aquela em que há uma proteína da membrana que atua como um transportadora. Esse transporte acontece a favor do gradiente de concentração, mas substâncias impermeáveis estão envolvidas, por isso, a necessidade de ligação a uma proteína carreadora. Essas proteínas apresentam um sítio de ligação para que o soluto possa ser transportado. 
C) Osmose
A osmose nada mais é do que um tipo especial de difusão. Nesse tipo de transporte, o soluto não se move, mas, sim, o solvente, que, nesse caso, é a água. Ela ocorre entre dois meios aquosos que são separados por uma membrana semipermeável. A água difunde-se do meio menos concentrado para o mais concentrado até que o equilíbrio seja alcançado. 
Transporte ativo
A) Bomba de sódio e potássio
O exemplo mais conhecido de transporte ativo é a bomba de sódio e potássio. A concentração dos íons sódio (Na+) fora da célula é maior que em seu interior, sendo que os íons potássio (K+) apresentam maior concentração dentro da célula. Assim, a bomba funciona transportando os íons, simultaneamente, no sentido contrário ao seu gradiente de concentração. Para cada três íons sódio que saem da célula, entram dois íons potássio. Surge, então, uma diferença de cargas elétricas entre os dois lados da membrana, que fica positiva no lado extracelular e negativa no lado citoplasmático
B) Endocitose
Processo que ocorre nas células e tem por objetivo trazer para o interior dessa estrutura substâncias por meio da invaginação da membrana plasmática. Essas invaginações nada mais são que dobras na própria membrana para o interior da célula.
· Fagocitose: Nesse processo de endocitose, que acontece apenas em células móveis, ocorre a emissão de prolongamentos do citoplasma, que capturam partículas maiores, como micro-organismos. 
· Pinocitose: a célula apresenta a capacidade de ingerir fluidos e algumas moléculas neles presentes. A pinocitose pode ou não ser seletiva, ou seja, pode capturar fluidos específicos ou capturar qualquer produto do meio exterior.
C) Exocitose
A exocitose garante que a célula expulse de seu interior algumas substâncias, que podem ser resíduos provenientes do processo de digestão intracelular ou ainda substâncias por ela produzidas.
No processo, uma vesícula formada no interior da célula funde-se com a membrana plasmática, liberando a substância que estava em seu interior. Esse processo promove o aumento da superfície da membrana e, portanto, não causa nenhum dano ao tamanho da célula
REFERÊNCIAS
RIBEIRO, Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca. "A água"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/a-agua.htm. Acesso em 14 de maio de 2021.
"‌Quanto é água no corpo humano?"; Greelane. Disponível em: https://www.greelane.com/pt/ci%C3%AAncia-tecnologia-matem%C3%A1tica/ci%C3%AAncia/how-much-of-your-body-is-water-609406. Acesso em: 14 de maio de 2021.
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Transporte ativo e passivo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/transporte-ativo-passivo.htm. Acesso em 14 de maio de 2021.
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Endocitose"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/endocitose.htm. Acesso em 14 de maio de 2021.
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Exocitose"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/exocitose.htm. Acesso em 14 de maio de 2021.
‌

Continue navegando