Buscar

Perguntas sobre Capitalismo e Globalização

Prévia do material em texto

QUESTÕES
1 - Não dá para abordar a globalização sem falar de capitalismo, não dá para entender capitalismo sem falar em Marx.
Marx buscava uma sociedade:
Escolha uma:
a. capitalista
b. idealista
c. expressiva
d. igualitária
e. consumista
2 - As citações a baixo referem-se a alguns aspectos fundamentais que caracterizam o capitalismo desde sua etapa inicial, exceto uma:
Escolha uma:
a. visa o lucro e o acumulo do capital.
b. socialização dos meios de produção.
c. propriedade privada.
d. sua economia é de mercado.
e. a sociedade é dividida em classes.
3 - Com a expansão do capitalismo aumentou a demanda por alimento e matéria prima, onde cada potência industrial saiu em busca de atender suas necessidades dando  origem ao fenômeno que ficou conhecido como:
Escolha uma:
a. liberalismo.
b. capitalismo.
c. imperialismo.
d. socialismo.
e. idealismo.
4 - (ENADE 1999) - Leia um texto publicado no jornal Gazeta Mercantil. Esse texto é parte de um artigo que analisa algumas situações de crise no mundo, entre elas, a quebra da Bolsa de Nova Iorque em 1929, e foi publicado na época de uma iminente crise financeira no Brasil.
Deu no que deu. No dia 29 de outubro de 1929, uma terça-feira, praticamente não havia compradores no pregão de Nova Iorque, só vendedores. Seguiu-se uma crise incomparável: o Produto Interno Bruto dos Estados Unidos caiu de 104 bilhões de dólares em 1929, para 56 bilhões em 1933, coisa inimaginável em nossos dias. O valor do dólar caiu a quase metade. O desemprego elevou-se de 1,5 milhão para 12,5 milhões de trabalhadores – cerca de 25% da população ativa – entre 1929 e 1933. A construção civil caiu 90%. Nove milhões de aplicações, tipo caderneta de poupança, perderam-se com o fechamento dos bancos. Oitenta e cinco mil firmas faliram. Houve saques e norte-americanos que passaram fome. (Gazeta Mercantil, 05/01/1999)
Ao citar dados referentes à crise ocorrida em 1929, em um artigo jornalístico atual, pode-se atribuir ao jornalista a seguinte intenção: 
Escolha uma:
a. instruir o leitor sobre aplicações em bolsa de valores.
b. analisar dados financeiros americanos.
c. relacionar os fatos passados e presentes.
d. questionar a interpretação da crise.
e. comunicar sobre o desemprego.
5 - (UTRPR) - Podemos definir, em linhas bem gerais, o “Neoliberalismo” como um conjunto de ideias políticas e econômicas que defende a não participação do Estado na economia. De acordo com esta doutrina, deve haver total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país. Com base nesse entendimento, analise as afirmações abaixo:
(I) Nas últimas décadas, as trocas comerciais têm sido acompanhadas de um gigantesco crescimento nos movimentos internacionais de capitais, feitos com o objetivo de buscar um maior equilíbrio social internacional, transferindo renda aos países pobres.
(II) Um dos primeiros governos ocidental a inspirar-se em tais princípios foi o de Margareth Thatcher na Inglaterra, a partir de 1980. Ela enfrentou os sindicatos, fez aprovar leis que lhes limitassem a atividade, privatizou empresas estatais, afrouxou a carga tributária sobre os ricos e sobre as empresas e estabilizou a moeda.
(III) No final dos anos 90, com as manifestações públicas nos encontros da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), em Seattle, em 1999, e em Gênova, em 2000, cresceram as análises sobre os movimentos de resistência ao neoliberalismo.
(IV) O “Fórum Social Mundial” foi uma proposta de contraposição ao “Fórum Econômico Mundial” de Davos, na Suíça, e originalmente realizado no mesmo período de tempo, anualmente.
Estão corretas somente as proposições:
Escolha uma:
a. I e II.
b. II, III e IV.
c. I, III e IV.
d. I, II e III.
e. I e IV.
6 - (UFPA - Universidade Federal do Pará) - A globalização da economia capitalista fragmentou o espaço econômico mundial. Essa característica geográfica expressa-se no final do século XX, com a formação de blocos econômicos de configurações regionais. Sobre os blocos regionais, é correto afirmar:
Escolha uma:
a. O Mercado Comum do Sul (Mercosul) foi formado pelo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Ele tem por base o estado federado da União Europeia. Países como Bolívia, Chile, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela também participam como membros associados. Existem acordos especiais de integração política entre o Mercosul e a Comunidade Andina e entre o Mercosul e o México, com vistas a criar um parlamento latino-americano.
b. A CEI (Comunidade de Estados Independentes) é constituída pelos países originários da ex-União Soviética, com exceção das três nações bálticas. São doze os países que compõem esse bloco, entre os quais a Rússia, a Ucrânia, a Armênia e a Geórgia, que buscam reconstruir suas economias, moeda e organização política para criar um estado federado igual à União Europeia.
c. Antes da criação da APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico), cogitava-se a formação de um bloco asiático comandado pela China. Porém, o resultado da criação colocou três países em evidência: Coreia, Japão e China. A expansão do comércio pelo oceano Pacífico foi determinada pelos conflitos asiáticos, pela dinâmica da economia coreana, pelo arranque industrial e comercial dos países do Sudeste e Leste Asiático, e, além disso, pela crise econômica, na parte ocidental dos Estados Unidos.
d. A criação de mercados comuns entre grupos de nações é um fenômeno antigo no capitalismo. Na expansão comercial europeia do século XVI, as Companhias de Navegação constituíram verdadeiros mercados comuns, que regularam a circulação de pessoas, de bens e serviços entre os países centrais e suas colônias.
e. Na década de 1950, originou-se o Mercado Comum Europeu (MCE), que em 1993 se configurou como União Europeia. Desde 2004, a União Europeia engloba mais de 25 países da Europa com perspectiva de ampliação, se os países candidatos preencherem os requisitos necessários: uma economia de mercado consolidada, controle sobre o déficit público e liberdade democrática.
7 - (UNCISAL) Com base no texto abaixo e nos conhecimentos sobre a temática globalização.
 A Globalização não apaga nem as desigualdades nem as condições que constituem uma parte importante do tecido da vida social nacional e mundial. Ao contrário, desenvolve umas e outras, recriando-se em outros níveis, com novos ingredientes. As mesmas condições que alimentam a interdependência e a integração, as desigualdades e contradições, em âmbito tribal, regional, nacional, continental e global, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. a globalização caracteriza-se pela valorização das culturas locais visando à criação e à implantação de democracias multiculturais nas Américas e na Ásia.
b. a importação do cinema norte-americano e da literatura europeia configura-se em um dos aspectos da globalização que afeta positivamente o Terceiro Mundo.
c. a globalização constitui-se em um fenômeno de abertura das economias rumo a uma integração mundial e é, ao mesmo tempo, seletiva, pois não envolve todas as regiões, atividades e segmentos sociais.
d. a revolução tecnológica constitui-se na grande conquista da era da globalização, pois ela garante o estabelecimento de regimes democráticos no mundo.
e. num mundo globalizado, a desigualdade, que é parte integrante das sociedades, desaparece em função do desenvolvimento igualitário da relação de produção material e cultural.
8 - (UMESP - SP) "Colonizar é relacionar-se com os países novos para tirar benefícios dos recursos de qualquer natureza destes países, aproveitá-los no interesse nacional e, ao mesmo tempo levar às populações primitivas, que delas se encontram privadas, as vantagens da cultura intelectual, social, científica, moral, artística, literária, comercial e industrial, apanágio das raças superioras. A colonização é, pois, um estabelecimento fundado em país novo por uma raça de civilização avançada para realizar o duplo fim que acabamos de indicar"       (MÉRIGNHAC, Précis de l'gislation et d'economie coloniales.Paris, 1912, citado em LINHARES, Maria Yeda. A luta contra a Metrópole (Ásia e África: 1945-1975) 4. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1986. P. 35, 36)
O texto reflete a visão europeia do colonialismo efetuado sobre a Ásia e a África no decorrer do século XIX, resultado do expansionismo do capitalismo industrial financeiro. Neste texto:      
Escolha uma:
a. o autor procura mostrar a preocupação dos colonizadores em preservar a cultura dos povos colonizados.
b. estão explícitas as concepções de superioridade da raça branca e da civilização europeia e do direito e dever de colonizar.
c. percebe-se que o autor vê o colonialismo europeu como um elemento de desequilíbrio e atraso para as nações colonizadas.
d. está presente a ideia da colonização como elemento essencial para o desenvolvimento econômico da Europa, da Ásia e da África.
e. parte-se do princípio da igualdade, para garantir aos europeus o direito e o dever de colonizar países mais atrasados.
9 - (Ufrrj) A Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai formam o Mercosul (Mercado Comum do Sul), o organismo que estabelece as regras e os procedimentos para a integração econômica entre os quatro países. Este bloco econômico:
Escolha uma:
a. amplia a competitividade do setor agropecuário devido à diferença no valor da terra.
b. estabelece “fronteiras abertas” para o livre deslocamento de pessoas, produtos e capitais.
c. integra países com povoamento, dinâmica econômica e nível de renda muito diferentes.
d. restringe os fluxos migratórios devido às rivalidades históricas existentes dentro do bloco.
e. permite a livre circulação dos bens industriais sem restrições e barreiras alfandegárias.
10 - Na atualidade, e cada vez mais, podemos dizer que vivemos numa grande aldeia, onde tudo está interligado. O espetacular desenvolvimento das telecomunicações (Internet, videoconferência, telefax) reduz as distâncias entre os países, abre fronteiras, derruba barreiras. A informação espalha-se por todo o lado, a própria televisão é um dos meios de difusão mais generalizadores e abrangentes.
Qual é o nome que se dá a essa grande aldeia?
Escolha uma:
a. “aldeia da internet”.
b. “aldeia interligada”.
c. “aldeia global”.
d. “aldeia das redes”.
e. “aldeia indígena”.
11 - (PUC – RIO). A globalização procura expandir os mercados e portanto os lucros, que é o que de fato movimenta os fluxos de capital. Ela condiciona, hoje, a evolução da economia.
Sobre a economia globalizada analise as seguintes afirmativas:
I - A globalização acelerou e alargou, geograficamente, os fluxos de produtos e serviços.
II - O comércio internacional tornou-se, nas últimas décadas, um dos indicadores mais representativos da economia globalizada.
III - A abertura dos mercados e as estratégias mundiais das grandes corporações atestam a interdependência da economia mundial.
IV - O petróleo, devido a seu valor estratégico, dá origem a intensos fluxos comerciais entre países produtores e consumidores.
 
Assinale:
Escolha uma:
a. Se apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
b.Se apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
c. Se as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
d. Se apenas as afirmativas II e III estão corretas.
e. Se apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
12 - (UERJ) Adaptado de BOMENY, Helena e outros. Tempos modernos, tempos de sociologia. São Paulo: Editora do Brasil, 2010.
  
As invenções apresentadas no quadro afetaram o mundo contemporâneo, em especial, no que se refere à circulação de ideias, pessoas e mercadorias.
 
Em conjunto, essas invenções tiveram efeito principalmente sobre a ampliação da:
Escolha uma:
a. mobilidade ocupacional.
b. ocupação de áreas mais pobres.
c. integração territorial.
d. distribuição da riqueza.
e. intervenção estatal.
13 - A formação de uma rede de informações de alta velocidade se dá através da formação de “meios de transporte” denominadas...
Escolha uma:
a. ferrovias.
b. infovias.
c. dutovias.
d. rodovias.
e. hidrovias.
14 - FUVEST 2002 – Podemos afirmar que a rede urbana no Brasil é
Escolha uma:
a. pouco densa no Sul, devido ao desenvolvimento agrícola baseado no minifúndio familiar, voltado à produção de trigo para o consumo interno.
b. densa no Centro-Oeste, devido ao desenvolvimento agrícola baseado na produção de soja e trigo, constituindo uma hierarquia urbana completa.
c. densa no Sudeste, devido à bem desenvolvida infraestrutura de transporte e ao número de cidades, viabilizando um sistema de fluxos de mercadorias e de pessoas.
d. rarefeita no Nordeste, devido à migração da população para outras regiões do país, que oferecem oportunidades de trabalho.
e. pouco densa no Norte, apresentando uma estrutura hierárquica incompleta, apesar dos investimentos estrangeiros em infraestrutura urbana, a partir de 1970.
15 - Observe a charge.
 
De acordo com o observado, assinale a alternativa que contenha, respectivamente, a abrangência e o principal fator gerador da crise econômica atual.
Escolha uma:
a. Regional, provocada pelo fordismo.
b. Global, provocada pela crise do petróleo.
c. Local, provocada pela dinamização da economia urbana.
d. Global, ocasionada pela internacionalização do capitalismo financeiro.
e. Global , provocada pela falta de matérias primas e mão de obra especializada
16 - Assinale a alternativa correta quanto às redes urbanas:
Escolha uma:
a. Somente existem redes em cidades de médio e grande porte.
b. É comum que os centros das cidades tenham maior densidade nas redes que as outras regiões municipais.
c.  Apesar de a zona rural possuir maior conectividade em transportes, a zona urbana também possui redes de transporte eficientes.
d. Nas cidades, denominam-se redes apenas os fluxos de pessoas que circulam dentro do município.
e. A hierarquia urbana brasileira leva em conta unicamente grandes centros urbanos.
17 - Assinale a alternativa incorreta quanto às redes e o processo de globalização:
Escolha uma:
a. A globalização mudou o comportamento da sociedade através da intensificação de redes que possibilitaram maiores condições de comunicação e acesso a outros países.
b. O turismo é considerado fator importante que coloca o mundo em rede devido aos intensos fluxos e refluxos de pessoas.
c. O sistema socioeconômico em constante desenvolvimento transmite fluidez ao espaço mundial.
d. As cidades globais são importantes pontos fixos das redes globais, visto que delas fluem os fluxos de maior densidade.
e. O mundo se conecta em redes igualmente pelo espaço global, ou seja, todas as partes do planeta possuem a mesma conectividade.
18 - (Ufpr 2010)  Para se compreender a divisão do território brasileiro em estados e, consequentemente, a existência dos estados federados e a desigualdade de seu desenvolvimento, torna-se necessário compreender também o processo de transformação do espaço brasileiro em território, o processo de povoamento, as motivações que o provocaram e os percalços encontrados durante cinco séculos de povoamento.
(Fonte: ANDRADE, M. C. de. A Federação brasileira – uma análise geopolítica e geossocial. São Paulo: Contexto, 1999.)
 
Com base nesse texto, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Alguns estados brasileiros têm maior população e são considerados mais desenvolvidos pela forma como ocorreu sua divisão.
b. A divisão do território brasileiro e suas características podem ser compreendidas pela forma histórica como ocorreu a ocupação e o povoamento do espaço.
c. As motivações para o povoamento do território estiveram ligadas à existência dos estados federados e à desigualdade de desenvolvimento existente entre eles.
d. A forma como foram criados os estados federados gerou um país com distribuição populacional e desenvolvimento desiguais.
e. Mesmo após cinco séculos de ocupação e povoamento, a divisão dos estados brasileiros e sua configuração atual resultam da implantação das capitanias hereditárias.
19 - (IBMECRJ) Uma malha digital que cresce em velocidade vertiginosa está cobrindo nosso planeta: é a internet, a rede mundial de computadores. Considerando essa importanteinovação tecnológica contemporânea, analise a informação:
A integração econômica global é facilitada pelo uso das mesmas técnicas, contudo, integrar não significa incluir a todos.
 
Com base nas informações e em seus conhecimentos, escolha a alternativa que melhor explica a afirmativa apresentada.
Escolha uma:
a. A velocidade da informação é o benefício apresentado pela internet para a globalização, pois reduz o espaço mundial a um espaço virtual, sem a necessidade de integrar a todos os internautas.
b. A era da informação e da revolução científica prioriza a qualificação da mão de obra e a incorporação de novas habilidades, reconhecendo a diferença existente entre ricos e pobres.
c. A internacionalização da rede e a incorporação de centenas de milhões de usuários por todo o planeta excluem as diferenças culturais e econômicas devido à mundialização dos padrões de consumo.
d. Ao mesmo tempo em que a internet facilita o processo de integração econômica global, é também responsável pela chamada exclusão digital, pois acentua a distância entre os usuários e aqueles que já viviam em situação de marginalidade econômica e social.
e. A internet dinamizou e tornou imediatas transações e negociações em escala mundial, evitando a exclusão digital pelas parcerias com empresas e investimentos em inovações tecnológicas.
20 - (UNESP) Espaço, território e rede geográfica são palavras-chaves na Geografia. A rede geográfica tem o poder de ultrapassar as fronteiras nacionais através da internet.
 Analise o mapa com os usuários da internet no mundo.
 
 
A partir dessa análise, pode-se afirmar que
Escolha uma:
a. a China, a Coreia do Sul e o Japão têm o mesmo número de internautas.
b. o Brasil e o Canadá apresentam número semelhante de internautas.
c. o número de usuários da internet da Austrália supera o do Mercosul.
d. a África Subsaariana tem o número total de internautas superior ao da América Latina.
e. os EUA, o Reino Unido e a Índia lideram os índices de usuários da internet.

Continue navegando