Buscar

Fundamentos das Ciências Sociais AV2

Prévia do material em texto

Fundamentos das Ciências Sociais AV2
Aula 6
1. Segundo Durkheim, em Educação e Sociedade, “todo o sistema de representação que mantém em nós a ideia e sentimento da lei, da disciplina interna ou externa, é instituído pela sociedade”. Conforme a teoria desse autor, assinale a alternativa correta.
Parte superior do formulário
 1) Apesar de sua natureza social, o fim da educação é individual. 
 2) A educação não possui natureza social, antagonizando indivíduo e sociedade. 
 3) Cabe à educação constituir no homem a capacidade de vida moral e social. 
 4) A educação tem por objetivo suscitar o individualismo a fim de conservar a ordem.
2. Ao estudar os fatos sociais, Durkheim percebeu que alguns fenômenos desvelavam situações em que um indivíduo ou grupos perdiam as referências normativas que orientavam a vida e, com isso, enfraqueciam a solidariedade social. Qual o conceito desenvolvido por este autor que corresponde ao tema tratado na letra da música de Paulinho Moska exposta abaixo:
   “Meu amor o que você faria se só lhe restasse esse dia? Se o mundo fosse acabar, me diz o que você faria? Abria a porta do hospício, fechava a da delegacia? Entrava de roupa no mar, trepava sem camisinha? Dinamitava o seu carro? Parava o trânsito e ria...”
Parte superior do formulário
 1) Normalidade 
 2) Anomia 
 3) Anarquia 
 4) Solidariedade orgânica 
3. “Toda educação consiste num esforço contínuo para impor às crianças maneiras de ver, de sentir, de agir às quais elas não chegariam espontaneamente.” (Durkheim) O conceito mais adequado à frase acima é:
Parte superior do formulário
 1) Fato social 
 2) Etnocentrismo 
 3) Relativismo cultural 
 4) Ação social 
4. Nas sociedades onde a consciência coletiva é muito significativa, a autonomia do indivíduo é relativa e observa-se uma pequena especialização no mundo do trabalho. Nesse tipo de sociedade, segundo Durkheim, observa-se que tipo de solidariedade social?
Parte superior do formulário
 1) Solidariedade orgânica 
 2) Solidariedade patológica 
 3) Solidariedade mecânica 
 4) Solidariedade estática 
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Aula 7
1. De acordo com as ideias de Weber, assinale a alternativa correta:
Numa sociedade complexa como a brasileira, o sociólogo apresenta sua interpretação que, por mais que possa ter certa respeitabilidade acadêmica, é mais uma versão que concorrerá com outras – artísticas, políticas, em termos de aceitação perante o público relativamente heterogêneo.
PORQUE
A realidade sempre é filtrada pelo ponto de vista do observador, o que torna impossível qualquer possibilidade de realização de um estudo científico da sociedade.
Parte superior do formulário
 1) Se a primeira é verdadeira e a segunda é falsa. 
 2) Se a primeira é falsa e a segunda é verdadeira. 
 3) Se as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. 
 4) Se as duas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira. 
 5) Se as duas são falsas. 
2. A ação de um indivíduo, quando, para atingir um objetivo previamente definido, ele lança mão de meios adequados, avaliados e planejados tão claramente quanto possível de seu próprio ponto de vista, é classificada, segundo a teoria de Max Weber, como:
Parte superior do formulário
 1) Ação afetiva. 
 2) Ação tradicional. 
 3) Ação racional em relação a fins. 
 4) Ação racional em relação a valores. 
 5) Ação solidária. 
3. A ação de um indivíduo, inspirada em suas emoções imediatas – vingança, admiração, desejo, compaixão etc. -, sem considerações de meios ou de fins de atingir, é segundo a teoria de Max Weber:
Parte superior do formulário
 1) Ação afetiva. 
 2) Ação tradicional. 
 3) Ação racional em relação a fins. 
 4) Ação racional em relação a valores. 
 5) Ação solidária. 
4. Para a sociologia compreensiva de Weber, ação racional em relação a valores significa o comportamento a que o agente se entrega em função de um(a):
I – objetivo que se quer alcançar;
II – forte sentimento de amor, raiva, ódio ou vingança;
III – costume enraizado em sua cultura;
IV – uma causa política ou religiosa.
Parte superior do formulário
 1) Somente o item II está correto. 
 2) Somente o item III está correto. 
 3) Somente o item I está correto. 
 4) Somente o item IV está correto. 
 5) Os itens I e IV estão corretos. 
Aula 8
1. O homem, reduzido a gestos mecânicos, tornado esquizofrênico pelo parcelamento das tarefas, foi retratado em Tempos Modernos, filme clássico de Charles Chaplin. Que conceitos marxistas são apropriados à análise desta situação social?
Parte superior do formulário
 1) Alienação e ação social. 
 2) Ideologia e alienação. 
 3) Desigualdade social e consciência coletiva. 
 4) Exploração e ordem social. 
 5) Alienação e anomia. 
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
2. De acordo com a teoria de Karl Marx, a desigualdade social se explica:
Parte superior do formulário
 1) Pela divisão da sociedade em classes sociais, decorrente da separação entre proprietários e não proprietários dos meios de produção. 
 2) Pela distribuição de riqueza de acordo com esforço de cada um no desempenho de seu trabalho. 
 3) Pelas diferenças de inteligência e habilidades inatas dos indivíduos, determinadas biologicamente. 
 4) Pela apropriação das condições de trabalho pelos homens mais capazes em contexto histórico, marcado pela igualdade de oportunidades. 
 5) Pelas políticas de inclusão social desenvolvidas nas últimas décadas, marcadas pelo fenômeno da globalização. 
3. No pensamento marxista, o termo materialismo refere-se à:
Parte superior do formulário
 1) Teoria filosófica preocupada em destacar a importância dos seres subjetivos como elementos integrados na realidade do mundo. 
 2) Teoria filosófica preocupada em destacar a importância dos seres objetivos como elementos constitutivos da realidade do mundo. 
 3) Teoria teológica preocupada em destacar a importância dos seres objetivos como elementos constitutivos da realidade do mundo. 
 4) Teoria sociológica preocupada em destacar a insignificância dos seres objetivos como elementos constitutivos da realidade do mundo. 
 5) Teoria psicológica preocupada em destacar a importância dos seres objetivos como elementos constitutivos da realidade do mundo. 
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
4. "Vem, vamos embora, que esperar não é saber. Quem sabe faz a hora não espera acontecer". Este trecho da letra da canção Pra não dizer que não falei das flores, de Geraldo Vandré, expressa que importante conceito marxista?
Parte superior do formulário
 1) Ação social. 
 2) Dialética. 
 3) Práxis. 
 4) Fato social. 
 5) Classe social 
Aula 9
1. O Governo Federal deve promover a inclusão digital, pois a falta de acesso às tecnologias digitais acaba por excluir socialmente o cidadão, em especial a juventude. Projeto Casa Brasil de inclusão digital começa em 2004. In: Mariana Mazza. JB online. (adaptada do ENADE 2005).Comparando a proposta acima com a charge, pode-se concluir que:
Parte superior do formulário
 1) O conhecimento da tecnologia digital está democratizado no Brasil. 
 2) A preocupação social é preparar quadros para o domínio da informática. 
 3) O apelo à inclusão digital atrai os jovens para o universo da computação, tornando-os público-alvo de projetos sociais. 
 4) O acesso à tecnologia digital está perdido para as comunidades carentes. 
 5) A dificuldade de acesso ao mundo digital não tem relação com a inclusão social dos jovens. 
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
2. Ao final da década passada, Kapstein, um especialista em assuntos internacionais escreveu o seguinte acerca dos problemas gerados pela economia global:
A economia global está deixando em seu rastro milhões de trabalhadores insatisfeitos. Desigualdade, desemprego e pobreza endêmica têm sido seus companheiros. A rápida mudança tecnológica e o aumento da competição internacional estão pressionando os mercadosde trabalho dos principais países industrializados. Ao mesmo tempo, pressões sistêmicas estão reduzindo a capacidade dos governos de responder com novos gastos. No exato momento em que os trabalhadores precisam dos Estados nacionais como uma proteção na economia mundial, eles os estão abandonando.
Com referência ao texto acima, julgue os itens seguintes.
I- A economia global tem levado os governos nacionais à formulação de políticas públicas que protejam seus trabalhadores contra a perda de seus direitos.
II- A economia global vem dificultando o atendimento dos direitos dos trabalhadores, como os direitos ao emprego e ao salário.
III-  A grande maioria dos trabalhadores tem sido muito beneficiada pelas transformações tecnológicas do capitalismo contemporâneo.
IV- A desigualdade, o desemprego e a pobreza vêm gerando a exclusão social no atual processo de desenvolvimento capitalista.
Estão corretos apenas os itens:
Parte superior do formulário
 1) I e II. 
 2) I e III. 
 3) II e III. 
 4) II e IV. 
 5) III e IV 
Parte inferior do formulário
3. “Muitas pessoas continuam a pensar que os grupos humanos apresentam diferenças biológicas consideráveis. [...] A pesquisa genética está revelando exatamente o oposto. Os grupos humanos são geneticamente próximos demais para diferir em algo mais do que detalhes irrelevantes. O estudo genético de nosso passado está mostrando que as diferenças culturais entre grupos não podem ter origem biológica. Estas diferenças se devem às experiências dos indivíduos.” (OLSON, Steve. A História da Humanidade. Rio de Janeiro: Campus, 2003. p. 17.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre diferenças entre os indivíduos, analise as afirmativas a seguir.
I. Longe de ter fundamentos biológicos, o preconceito racial é uma atitude socialmente transmitida e estimulada no cotidiano.
II. A pesquisa genética revela que o conceito de raça possui fundamentação científica, tornando legítima a discriminação pautada em diferenças significativas.
III. Variações externas como cor da pele, feições e forma do corpo refletem diferenças profundas de raça e delineiam o temperamento e inteligência dos indivíduos.
IV. As diferenças culturais existentes entre os povos têm sido equivocadamente interpretadas como diferenças biológicas.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Parte superior do formulário
 1) I e II. 
 2) I e IV. 
 3) II e III. 
 4) I, III e IV. 
 5) II, III e IV
Parte inferior do formulário
4. Atualmente as universidades discutem sobre a implementação de cotas para grupos excluídos historicamente da sociedade. “Temos o direito de, em nome do anti-racismo, correr o risco de transformar os pátios dessas escolas em espaços divididos entre brancos e negros definidos por lei?” questiona Yvonne Maggie, professora titular de Antropologia da UFRJ. Para Frei Davi Raimundo dos Santos, diretor Executivo da ong EDUCAFRO, “o quadro do país é injusto com os negros e defende a ampliação do sistema de cotas”. No centro desse debate, a expressão-chave é “ações afirmativas”. Tais ações devem ser entendidas corretamente como:  (Adaptada do ENADE 2008)
Parte superior do formulário
 1) As políticas governamentais para proteção restrita às populações negras e pardas. 
 2) As políticas de discriminação positiva, que objetivam a inserção de grupos que se encontram em situação de desigualdade e (ou) de discriminação social. 
 3) As ações de grupos beneficentes cujo objetivo é a ajuda aos grupos excluídos da sociedade. 
 4) Um conjunto de medidas cujo objetivo restringe-se a fornecer ajuda a populações carentes. 
 5) um conjunto de medidas cujo objetivo único é propiciar mais escolaridade ao conjunto da população.
Parte inferior do formulário
1. Os papéis sociais foram, no passado, conhecidos como o resultado de uma divisão "natural" do trabalho. Para os cientistas sociais que estudam gênero, a divisão sexual de tarefas, longe de ser consequência natural de diferenças biológicas, é construção criada e mantida pela sociedade.  Nesse sentido, assinale a única opção correta com relação aos objetivos da pesquisa de gênero, no âmbito das ciências sociais.
Parte superior do formulário
 1) Os estudos de gênero têm como objetivo exclusivo a distribuição do poder feminino no conjunto da sociedade. 
 2) A pesquisa de gênero tem como objetivo mostrar para a sociedade que as mulheres possuem características inatas diferentes no que tange à divisão social do trabalho. 
 3) A pesquisa de gênero tem como objetivo básico demonstrar que as diferenças entre homens e mulheres no mercado de trabalho são biologicamente determinadas. 
 4) Os estudos de gênero realizados no âmbito das ciências sociais têm como objetivo restrito e exclusivo a introdução das mulheres no mercado de trabalho. 
 5) Nas ciências sociais, a pesquisa de gênero procura estudar a distribuição de poder e de recursos entre homens e mulheres em uma dada sociedade, considerando a questão de gênero como uma dimensão da análise fundamental de toda organização social.
2. "Os papéis sociais dos jovens, na família e na escola, são diferentes".  Esta afirmativa é:
Parte superior do formulário
 1) Falsa, porque estes papéis sociais são semelhantes, padronizando os seus comportamentos. 
 2) Verdadeira, porque os papéis sociais desempenhados na escola são mais importantes que os desempenhados na família. 
 3) Falsa, porque os papéis sociais que desempenham na escola e na família estão associados a direitos e obrigações iguais. 
 4) Verdadeira, porque os papéis sociais que desempenham em cada um dos grupos correspondem a funções e a modelos de comportamento diferentes. 
 5) Falsa, porque o que define os papéis sociais na escola são os valores que o grupo familiar nos fornece. 
3. Atualmente, um rapaz pode ceder um beijo ao namorado em um shopping center e, se sofrer discriminação por este ato, o estabelecimento comercial poderá ser multado e até ter seu alvará cassado. Em épocas passadas, um jovem que fosse flagrado praticando ação semelhante era estigmatizado e posto à margem da sociedade. Ao longo dos anos, percebemos uma mudança de ideias e comportamentos em vários setores da sociedade brasileira. Podemos, portanto, afirmar que:
Parte superior do formulário
 1) Essas mudanças se devem ao fato de as gerações passadas determinarem comportamentos iguais da cultura. 
 2) Os padrões de comportamento de uma sociedade são iguais a todas as outras. 
 3) Os governantes da sociedade impuseram novos comportamentos aos indivíduos. 
 4) A cultura é dinâmica porque é regida pela natureza e pelos seres divinos. 
 5) Padrões de comportamento mudaram a partir reflexões desenvolvidas dentro da própria sociedade. 
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Gabarito:
Aula 6: 1(3); 2(4); 3(1); 4(3)
Aula 7: 1(1); 2(3); 3(4); 4(4)
Aula 8: 1(2); 2(1); 3(2); 4(3)
Aula 9: 1(3); 2(4); 3(2); 4(2)
Aula 10: 1(5); 2(4); 3(5)
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Continue navegando