Buscar

DISCURSIVAS COMÉRCIO EXTERIOR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCURSIVAS – COMÉRCIO EXTERIOR
QUESTÃO:
Nas comercializações internacionais de mercadorias, podem ocorrer concorrência desleal, entrega de mercadoria com meses de atraso, prática de dumping (venda abaixo do preço de custo), conflito entre as partes envolvidas, prejuízo financeiro ou até mesmo um conflito diplomático entre países. Esse seria o comércio internacional num mundo sem regras. Para regulamentar esse meio, foi criada a OMC. Disserte sobre essa organização, qual o procedimento para acionar a OMC e como ela atua na solução de conflitos comerciais.
RESPOSTA ESPERADA:
A OMC é a Organização Mundial do Comércio. Ela supervisiona as práticas comerciais entre os países, respeitando os acordos entre eles. Para acionar a OMC, a fim de solucionar conflitos, é necessário que o país que se julgar prejudicado submeta o problema à OMC. Com isso, a OMC criará fórum de discussões entre os países, analisará e julgará o problema, ao final definirá a penalidade a ser cumprida. A atuação da OMC tem a finalidade do buscar o livre comércio sem barreiras entre os países.
QUESTÃO:
Incoterm define claramente as responsabilidades e quem deve arcar com os gastos, ao longo da cadeia logística internacional. Com a definição do Incoterm, pode-se planejar e determinar todos os condicionamentos logísticos, desde o endereço do exportador, no país de origem, até o endereço do importador, no país de destino. Esses condicionamentos serão resumidos no Incoterm, o qual deverá estar, obrigatoriamente, descrito: nas faturas proforma e comercial, no conhecimento de embarque e na documentação necessária no processo de exportação/importação. Estas regras constituem toda a base dos negócios internacionais. As representações dos Incoterms são por siglas, as quais o exportador e o importador respeitam as mesmas regras e possuem o mesmo conhecimento sobre elas. De acordo com os Incoterms, disserte sobre os termos termos DDP - Delivered Duty Paid - Entregue Com Direitos Pagos (local de destino nomeado) e CFR - Cost And Freight - Custo e Frete (porto de destino nomeado).
FONTE: TORRE, J. A. P. G. ; SILVA, A. Comércio exterior e logística internacional. Indaial: Uniasselvi, 2016.
RESPOSTA ESPERADA:
DDP - Delivered Duty Paid - Entregue Com Direitos Pagos (local de destino nomeado): quando utiliza o incoterm DDP , o exportador assume todas as responsabilidades e riscos do transporte desde a origem até o endereço de destino especificado pelo comprador. O exportador deve providenciar todo o desembaraço e o pagamento de taxas, tanto no país de origem para a exportação quanto no país de destino para a importação. Este termo pode ser usado para qualquer meio de transporte.
CFR - Cost And Freight - Custo e Frete (porto de destino nomeado): o CFR só deve ser usado no transporte aquaviário (marítimo ou fluvial). Ao utilizar este inconterm, deve-se estabelecer o porto de destino, sendo o exportador responsável por pagar o custo do frete internacional até o porto de destino designado pelo importador, como também as despesas de movimentação da mercadoria.

Continue navegando