Buscar

U1 - Atividade Diagnóstica - Desenho técnico auxiliado por computador

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

U1 Atividade Diagnóstica – Desenho auxiliado por computador
Questão 01
O AutoCAD, programa de CAD objeto de estudo de nossas aulas, foi desenvolvido para ser utilizado como um programa de uso genérico, permitindo assim seu uso em diversas áreas tecnológicas. É um programa presente em pequenas, médias e grandes empresas, bem como em escolas e também em nossos lares. Muitos dos profissionais e empresas que utilizam outros programas de CAD para o desenvolvimento de suas atividades, iniciaram seu aprendizado e construíram sua experiência através do AutoCAD. O conhecimento sobre as formas corretas de utilização e interação com o programa, contribui para que o programa possa ser utilizado com eficiência e agilidade, no desenvolvimento de projetos.
Em relação à forma como o usuário irá trabalhar com o programa AutoCAD, no uso das ferramentas para criação e edição dos desenhos, é correto afirmar que:
 
I - A interação do programa AutoCAD é feita através da janela de comando, da área gráfica de desenho (Model), dos menus de ferramentas, e da barra de status. 
 
II - O acesso aos comandos e ferramentas do AutoCAD podem ser feitos via mouse (clicar na ferramenta desejada) ou teclado (digitar o nome da ferramenta desejada).
 
III - É através da janela de comandos que digitamos os comandos que queremos utilizar. Esta linha de digitação é uma das principais características do AutoCAD e muitos programas de CAD que surgiram após ele herdaram esta forma de interação.
 
IV - Cada comando acionado irá gerar uma solicitação diferente entre o programa e o usuário, cabendo a este estar atento para estas solicitações presentes na janela de comandos do AutoCAD.
 
V - Os comandos e ferramentas do AutoCAD, podem também ser acessados pelas barras de menus, com o uso do mouse.
 
 
Escolha uma:
a. Apenas as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
b. Apenas as afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
c. Apenas as afirmativas II, III, IV e V estão corretas.
d. Apenas as afirmativas I, II, III e V estão corretas.
e. As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas. 
Em relação à forma como o usuário irá trabalhar com o programa AutoCAD,  é correto afirmar que: A forma de se trabalhar com as ferramentas e comandos para desenho se dá através da janela de comando, da área gráfica de desenho (Model), dos menus de ferramentas, e da barra de status. Os comando podem ser acessados via mouse ou teclado, de forma combinada ou não, sendo que cada comando acionado (via teclado ou mouse) irá gerar uma solicitação diferente entre o programa e o usuário. Os comandos e ferramentas do AutoCAD, podem também ser acessados, com o uso do mouse, pelas barras de menus.
Questão 2
Se analisarmos os desenhos técnicos de um projeto mecânico, arquitetônico ou de outra área tecnológica, sejam estes desenhos impressos ou na tela de um programa de CAD, iremos perceber que mesmo pertencendo a áreas distintas, possuem elementos que são comuns entre os projetos. São elementos normatizados, ou seja, seguem à normas técnicas internacionais e desta forma podem ser utilizados em qualquer empresa em torno do mundo
Uma das ferramentas existentes no programa AutoCAD, que tem como finalidade proporcionar a organização dos elementos gráficos de um projeto, em termos de cores, tipos de linhas e graus de visibilidade são:
Escolha uma:
a. As normas técnicas de desenho (NBR 8403), referentes aos tipos e espessuras de linhas.
b. As camadas de trabalho, ou layers, como são conhecidas estas camadas. 
Uma das ferramentas existentes no programa AutoCAD, que tem como finalidade proporcionar a organização dos elementos gráficos de um projeto, em termos de cores, tipos de linhas e graus de visibilidade, são as camadas de trabalho, ou layers, como são conhecidas estas camadas.
c. As linhas tracejadas estreitas, que servem para representar os detalhes (contornos) não-visíveis da representação projetual do objeto.
d. As linhas contínuas largas, que servem para a representação dos detalhes (contornos) visíveis da representação projetual do objeto.
e. As linhas traço-ponto estreitas, que servem para a representação de centros de círculos e arcos, furos e eixos.
Questão 3
Ao desenharmos ou editarmos um projeto desenvolvido no AutoCAD, frequentemente nos deparamos com situações em que precisamos ampliar a visualização de determinado detalhe para uma melhor compreensão do desenho. A ferramenta disponível no programa para esta função é o comando ZOOM. Ao solicitarmos o comando, imediatamente iremos visualizar na janela de comando do AutoCAD as suas opções, entre elas as principais são: All, Center, Dynamic, Extends, Previous, Scale, Window, Object e Real time
Associe as duas colunas, relacionando as opções do comando ZOOM listadas com as suas respectivas funções.
 
	I
	- All
	(    )
	Dá prioridade ao que foi desenhado, ampliando no máximo possível a visão total dos elementos visíveis.
	II
	- Extends
	(    )
	Exibe todos os objetos visíveis dentro e fora dos limites da área gráfica do AutoCAD.
	III
	- Previous
	(    )
	Permite a ampliação de uma área específica do desenho, através da indicação de dois cantos diagonalmente opostos da janela de ampliação.
	IV
	- Scale
	(    )
	Permite voltar a visualização que tínhamos anteriormente.
	V
	- Window
	(    )
	Permite a visualização em relação à duas situações. Uma em relação ao tamanho de visualização atual dos elementos gráficos e a outra em relação ao tamanho do papel, no ambiente Layout
 
Assinale a alternativa que possui a sequência correta, da associação entre as opções e as respectivas funções:
Escolha uma:
a. I, II, V, III e IV.
b. II, I, III, V e IV.
c. II, I, V, III e IV. 
A sequência correta, da associação entre as opções e as respectivas funções é II, I, V, III e IV, sendo:
 
Extends - dá prioridade ao que foi desenhado, ampliando no máximo possível a visão total dos elementos visíveis.
All - Exibe todos os objetos visíveis dentro e fora dos limites da área gráfica do AutoCAD.
Window - Permite a ampliação de uma área específica do desenho, através da indicação de dois cantos diagonalmente opostos da janela de ampliação.
Previous - Permite voltar a visualização que tínhamos anteriormente.
Scale - Permite a visualização em relação à duas situações. Uma em relação ao tamanho de visualização atual dos elementos gráficos e a outra em relação ao tamanho do papel, no ambiente Layout.
 
d. II, I, V, IV e III.
e. II, III, V, I e IV.
Questão 4
Nem todos os comandos existentes no AutoCAD são exclusivamente desenvolvidos para desenhar ou editar elementos. Muitos, são comandos que servem para ajudar estas ações, tornando-as mais práticas e fáceis, agilizando a criação e desenvolvimento dos projetos. Além dos comandos de visualização e seleção de objetos, o AutoCAD possui comandos auxiliares para a divisão de elementos e para a obtenção de algumas informações básicas como área, distância, entre outros dados. Os comandos para divisão de elementos são formados pelos comandos MEASURE e DIVIDE.
Analise as afirmativas à seguir, assinalando "V" para as afirmações verdadeiras e "F" para as afirmações falsas a respeito dos comandos MEASURE e DIVIDE.
 
	(     )
	O comando MEASURE é utilizado quando precisamos dividir um elemento em um número 
predefinido de segmentos.
	(     )
	O comando MEASURE é utilizado quando precisamos dividir um determinado elemento em segmentos com medidas predefinidas.
	(     )
	O comando DIVIDE é utilizado quando precisamos dividir um determinado elemento em segmentos com medidas predefinidas.
	(     )
	O comando DIVIDE é utilizado quando precisamos dividir um elemento em um número predefinido de segmentos.
	(     )
	O comando MEASURE e o comando DIVIDE são utilizados para a divisão de elementos.
 
Assinale a seguir, qual alternativa apresenta a sequência correta a respeito das afirmações sobre os comados MEASURE e DIVIDE:
Escolha uma:
a. F, V, F, V, V. 
Os comandos MEASURE e DIVIDE, servem para dividirmos um elemento criado no AutoCAD, em medidas ou em segmentos pré-definidos. O comando MEASURE é utilizadopara a divisão em segmentos com medidas pré-definidas, enquanto que o comando DIVIDE é utilizado para divisão com um número pré-definido de segmentos.
b. V, F, V, F, F.
c. V, F, V, F, V.
d. V, V, V, V, F.
e. F, V, F, V, F.
3

Continue navegando