Buscar

Radiobiologia e Radioproteção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Radiobiologia é área que estudar as que são causados pela radiação ionizante que são os somáticos e hereditários e eles pertence a duas categorias: determinísticos e estocásticos. Os efeitos biológicos estão diretamente proporciona a quantidade de energia de ionização e do tipo de célula que foi afetada. 
Os efeitos somáticos são aqueles que afetam as células constituídas de corpo e apenas afetam indivíduo que foram expostos a radiação. Os efeitos hereditários são aqueles que afetam células germinativas e pode ocorrer em descendentes dos indivíduos que foram expostos a radiação. O grupo de efeitos determinísticos é causados pela morte de uma grande quantidade de células, tem os efeitos agudos e de curtos prazos, aparecem após a exposição, ocorreram quando a doses acima do emitido, o dano é proporcional a dose absorvida e pode resultar em eritema, catarata, perda de cabelo e osteoradionecrose. Os efeitos estocásticos são causados por danos subletais ao DNA de células, tem efeitos crônicos e de longo prazo e resultam na formação de câncer e de mutações genéticas e não a dose emitida, a probalidade de ocorrer um aumento na dose de exposição é aumentada.
São três tipos de fatores que podem influenciar no efeito da radiação que são os fatores físicos, químicos e biológicos. Os fatores físicos são a dose, o tamanho da área irradicada, o ritmo de aplicação, o tipo de radiação. Os fatores físicos são a presença de oxigênio e os fatores biológicos que são a idade do indivíduo, a capacidade do indivíduo, o ciclo celular e o grau de diferenciação.
A lei de bergonie e tribon, essa lei afirma que a radiossensibilidade celular é inversamente proporcional a especialização celular. A presença do oxigênio favorece a radiação pois aumenta o metabolismo, além da fase de divisão do ciclo celular que é, mas radiosensível.
A Radioproteção é dividida em três princípios que são a justificativa, limitação da dose e otimização. A justificativa é baseada em um exame clínico minucioso, tem uma grande probalidade das imagens radiográficas que fornece alterações no plano de tratamento e prognóstico. A limitação da dose para exposição ocupacional e da população, alguns profissionais que trabalham na área da radiografia, ele usa o dosímetro que mede a quantidade de radiação que o profissional que foi exposto. A otimização utilizar de todos os meios para que não seja exposto desnecessariamente.
A Proteção do paciente é o armazenamento do filme correto que é um ambiente fresco e seco, ter receptores que seja mais sensível na imagem intraoral, o processamento correto do filme que é deve seguir a recomendações do fabricante, a correta seleção da soluções para o processamento, câmera escura adequada, processamento químico adequado no filmes radiográfico, o arquivamento da radiografia no local adequado , o principal escolhei um aparelho que seja calibrado e tenha uma manutenção, o colimador que é utilizado para que reduzir a radiação na área irradiada, o filtro de alumínio, o aventual chumbo tem que ser colocado no paciente antes de fazer a radiografia, a escolha da técnica do intraoral e por último esclarecer as dúvidas do paciente. A proteção do profissional é ter paredes baritadas, barreira plumbífera, nunca segurar o filme na posição, não segurar o cabeçote, nunca permanecer atras do cabeçote e guarda em uma distância segurar. A proteção ambiente é ter divisória no consultório, incide em só uma parede, descartar líquidos e a lamina de chumbo em local adequado.

Continue navegando