Buscar

O QUE É FILOSOFIA ? CONCEITO - André Comte-Sponville e Karl Jaspers

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FILOSOFIA, SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE André Comte-Sponville e Karl Jaspers
A partir das leituras indicadas, é possível analisar as diferenças e semelhanças entre Comte-Sponville e Jaspers no que diz respeito ao conceito de filosofia.
A princípio, Sponville apresenta a filosofia não como ciência ou conhecimento, mas como uma reflexão realizada acerca dos saberes já existentes e que, por sua vez, dela são derivados, o que objetiva não aprender a filosofia, mas aprender como realizá-la, como filosofar. Dessa forma, o filosofar é particular, não se pode filosofar por terceiros, sendo assim, uma característica do que é humano. Todavia, requer preparação e disposição, afinal, nem todo pensamento é filosofia. 
Jaspers igualmente defende a filosofia como pertencente ao homem, mas praticada por aqueles que a aceitam. Apesar de tal semelhança com Sponville, para Jaspers a filosofia também coleciona inimigos, aqueles que não são beneficiados pela criticidade derivada do pensar filosófico na sociedade. Logo, tal qual Sponville a filosofia é combativa, no entanto, para Sponville a mesma interliga-se à promoção de felicidade a todos - como um caminho, um instrumento para a chegada - enquanto Jaspers apresenta a faceta destruidora de ídolos e, portanto, evitada por muitos. Outrossim, ambos ressaltam a busca pela verdade e a sua igual importância, embora Jaspers aborde a variabilidade da verdade

Outros materiais