Buscar

A norma culta e língua falada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A norma culta e língua falada
Trata-se de uma descrição do português atual na sua forma culta. É chamado também de língua padrão, registro culto, ou ainda registro formal. A linguagem culta nada mais é que a linguagem dos manuais gramaticais e seu conjunto de regras para escrever e falar corretamente uma língua, de acordo com o molde de uso dessa língua por pessoas cultas.
Contrária à linguagem culta, a língua falada é aquela que usamos de forma coloquial, ou seja, é aquela que possui os diversos estilos que um falante pode usar de acordo com a situação comunicativa em que participa.
Numa conversa informal num café com os amigos, por exemplo, utilizará um registro de fala diferente do que utiliza em família, com a avó, ou também com seu patrão no trabalho.
O que é variação linguística?
Assim como outras, a língua portuguesa brasileira apresenta diferenças de interpretação e de construção de sentidos das palavras, isso acontece devido a fatores de natureza histórica, regional, sociocultural ou situacional que constituem o que chamamos de variações linguísticas. Essas variações podem ocorrer nas camadas fonológica, morfológica, sintática, léxica e semântica.

Continue navegando