Buscar

Perguntas sobre Perversão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Perversão
· Através da leitura de Freud sobre perversão, o que Lacan aponta e interpreta? 
Por meio dos ensaios de Freud, Lacan coloca o significado sobre as descobertas de Freud e os organiza a natureza do gozo do sujeito, o motivo por trás da história do sujeito e no final a maneira que o sujeito tem para lidar com a perversão através do mecanismo de defesa perverso.
E diante da descoberta freudiana que a perversão está atrelado ao DNA humano, mas não desenvolvido em grandes escalas. É nisso é possível validar que o gozo perverso não é apontamento direto pra um sujeito de quadro perverso.
· Por que Lacan afirma que a perversão é um fenômeno de linguagem e não um ato sexual?
Na perversão, devido à redução simbólica, a lei está no pequeno outro, no próprio sujeito que se assujeita, sim, à lei do Pai, mas com a condição de cumpri-la a seu jeito, ao seu bel-prazer, que é sua maneira de desmentir essa lei.
Na perversão, o sujeito finge utilizar o simbólico dentro dos códigos convencionais da linguagem, mas introduz um sentido todo seu, criando uma ambiguidade da qual vai se beneficiar, em detrimento do outro, e/ou sem o consentimento deste. A perversão, assim entendida, é um fenômeno de linguagem, não um fato sexual. 
Referência 
MELLO, Carlos Antônio Andrade et al . Perversão - pulsão, objeto e gozo. Reverso, Belo Horizonte , v. 26, n. 51, p. 51-56, dez. 2004 . http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-71281999000100016

Continue navegando