Buscar

Ana Clara de Sousa Oliveira

Prévia do material em texto

Ana Clara de Sousa Oliveira
PALAVRAS CRUZADAS – TIPOS DE BARRAGENS
Relatório apresentado à disciplina de Barragens e Estruturas Hidráulicas – EHD 111, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Campus do Mucuri, como parte dos requisitos parciais para obtenção de aprovação. 
Docente: Prof. Dr. Luan Brioschi Giovanelli.
Teófilo Otoni
2021
SUMARIO
1.	INTRODUÇÃO	3
1.1.	Objeto de Aprendizagem	3
1.2.	Palavras Cruzadas	4
2.	METODOLOGIA	4
2.1.	Público Alvo	5
3.	RESULTADOS	6
4.	CONSIDERAÇÕES FINAIS	10
5.	REFERENCIAS	10
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
ICET – INSTITUTO DE CIÊNCIA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA
CAMPUS MUCURI
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
	
INTRODUÇÃO
Objeto de Aprendizagem
Segundo Wiley (2000), um OA (Objeto de Aprendizagem) “[…] é qualquer recurso digital que pode ser reusado para apoiar a aprendizagem”. Essa definição incorpora as palavras: “reusado”, “digital”, “recurso”, “aprendizagem”, conforme especifica o Comitê de Padrão de Tecnologia da Aprendizagem (Learning Technology Standard Committee – LTSC). 
Koohang e Harman (2007), apresentam uma definição mais abrangente para os OAs, considerando-os como entidades não exclusivamente digitais, que podem ser reusadas e customizadas para alcançar objetivos instrucionais específicos. Do ponto de vista educacional, é vantajoso tratar o Objeto de Aprendizagem como uma orientação instrucional ou como uma montagem recombinante de ferramentas instrucionais que expandem o repertório pedagógico de um instrutor ou curso, por ser construído a partir de unidades de conteúdo menores (de maior granularidade).
Os Objetos de Aprendizagem são elaborados em formas variadas de apresentação conceitual como textos, imagens, animações, simulações, podendo ser distribuídos pela Internet. Singh (2001) afirma que um Objeto de Aprendizagem deve ser estruturado e dividido em três partes bem definidas, objetivos: deve esclarecer quais objetivos pedagógicos norteiam o uso do objeto; além disso, apresentam os pré-requisitos, ou uma lista dos conhecimentos prévios necessários para um bom aproveitamento do conteúdo; Conteúdo instrucional: é a apresentação do material didático necessário para que o aluno possa atingir os objetivos propostos; Prática e feedback: permite ao aluno utilizar o material e receber retorno sobre o atendimento dos objetivos propostos no OA.
As características e elementos que compõem os Objetos de Aprendizagem em sua estrutura e operacionalidade, segundo Mendes (2004): 
· Reusabilidade: é o objeto deverá ser reutilizável diversas vezes em diferentes contextos de aprendizagem; 
· Adaptabilidade: adaptável a qualquer ambiente de ensino; 
· Granularidade: é o “tamanho” de um objeto. Um OA de maior granularidade é considerado pequeno, ou em estado “bruto”, como a imagem da Mona Lisa, um texto ou um fragmento de áudio. Um OA de menor granularidade pode ser uma página web inteira, que combina textos, imagens e vídeos, por exemplo;
· Acessibilidade: acessível facilmente via Internet para ser usado em diversos locais.
· Durabilidade: possibilidade de continuar a ser usado, independente da mudança de tecnologia. 
· Interoperabilidade: habilidade de operar através de uma variedade de hardware, sistemas operacionais e browsers, com intercâmbio efetivo entre diferentes sistemas. 
· Metadados (dados sobre dados): descrevem as propriedades de um objeto, como título, autor, data, assunto, etc. Os metadados facilitam a busca de um objeto em um repositório. 
Estes são alguns dos aspectos dados por Mendes (2004) que devem ser levados em consideração quando um OA é construído ou quando o professor vai selecioná-lo para uso. 
Palavras Cruzadas
As palavras cruzadas são um jogo (ou passatempo) que tem por finalidade completar ou preencher os espaços vazios de uma grade com letras. Para saber qual letra colocar em cada espaço, as palavras cruzadas indicam o significado das palavras que se possam ler na vertical e na horizontal. A ideia, é preencher a grelha na totalidade até apresentar uma série de palavras que se possam ler vertical e horizontalmente e que cruzem entre si (CONCEITO.DE, 2014).
METODOLOGIA
O Objeto de Aprendizagem apresentado nesse trabalho, foi desenvolvido buscando uma forma mais atrativa de abordagem de um tema abordado em sala de aula, que são os Tipos de Barragens, porém pode ser feito com qualquer tema.
Foi utilizado um site de fácil entendimento, podendo ser utilizado para a criação de diversos jogos. 
Figura 1 – Pagina Inicial do Site utilizado para a criação
Fonte: Do autor.
Após entrar no site, é possível ver as opções, para o presente trabalho utilizou-se a aba “Gerador de Palavras Cruzadas”. 
Figura 2 – Gerador de Palavras Cruzadas
Fonte: Do autor.
Foi feito o preenchimento dos quadros de acordo com o tema escolhido, e assim foi gerado OA. O site utilizado foi https://www.educolorir.com/ .
Público Alvo
O público a ser atingindo por esse Objeto de Aprendizagem, é todo aquele que tem interesse ao assunto abordado. Ao se dispor a preencher essa palavra cruzada, é necessário um conhecimento prévio, logo é necessário um estudo ou pesquisa relacionada ao tema.
Para começar a completar as palavras cruzadas, a pessoa deve ler as duas listas de definições que apresenta o passatempo: uma que corresponda ao sentido vertical e outra ao sentido horizontal. A grelha (ou tabela) é dividida em células brancas (onde se deve escrever as letras individuais) deixando em branco possíveis separações de palavras.
RESULTADOS
Após o preenchimento dos dados, foi gerado o arquivo em .png. Sendo possível imprimir (Anexo I) para o preenchimento.
Cada grade possui uma numeração que está relaciona a informação/dica que será usada para o preenchimento correto das casas. Aconselha-se uma leitura previa sobre o assunto para facilitar o preenchimento. 
Figura 3 – Grelha ou Tabela da Palavra Cruzada
Figura 3 – Informações/Dicas
Figura 4 – Arquivo Preenchido
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Um OA é utilizado como forma de inovação para a fixação de conteúdo, sendo ele digital ou não. Positivamente podemos falar da utilização das Palavras Cruzadas é que ela força o jogador a ir atras de informações caso o mesmo não esteja por dentro do assunto, e elas podem ser aplicadas em diversos temas, as regras são simples e de fácil entendimento, após sua impressão pode ser feita em qualquer lugar sendo considerada um ótimo passatempo. Um ponto negativo é a necessidade da impressão para o preenchimento.
REFERENCIAS
CONCEITO.DE. Conceito de Palavras Cruzadas. 2014. Disponível em: <https://conceito.de/palavras-cruzadas >. Acesso em: 24/02/2021
KOOHANG, A.; HARMAN, K. Learning Objects: theory, praxis, issues and trends. Santa Rosa, CA: Informing Science Press, 2007a. p.1- 44.
MENDES, R. M.; SOUZA, V. I.; CAREGNATO, S. E. A propriedade intelectual na elaboração de objetos de aprendizagem. In: Cinform – Encontro Nacional de Ciência da Informação, 5. 2004, Salvador. Anais, Salvador: UFBA, 2004.
WILEY, D. A. Learning object design and sequencing theory. Unpublished doctoral dissertation, Brigham Young University. 2000.
ANEXO I
Versão para Impressão
 
2

Continue navegando