Buscar

redação evasão escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Segundo Edgar Morin, filósofo francês, toda e qualquer situação deve ser analisada a partir de uma visão complexa sobre o mundo. Nessa perspectiva, a evasão escolar em questão no Brasil mostra-se como uma pauta que necessita de complexidade para sua compreensão efetiva. Destacam-se como premissas que agravam essa situação os métodos de ensino ultrapassados e a pobreza de muitas famílias. 
Em primeiro plano, é evidente que os métodos de ensino das escolas brasileiras são antigos. Esse fato pode ser observado, por exemplo, nas aulas que, normalmente, são ministradas por um professor durante muitas horas seguidas, o que torna o processo de aprendizagem desinteressante e passivo para muitos alunos. Nesse sentido, pode-se levar em consideração o filme “Como estrelas na Terra”, o qual narra a história de um menino que só aprendeu a ler quando surgiu um professor que criou estratégias diferentes de ensinar. Sob essa perspectiva, nota-se que muitos adolescentes evadem das escolas pois não são atraídos por elas, visto que esses locais não estão sendo condizentes com a realidade dos alunos modernos. Em vista disso, é preciso modernizar as instituições escolares, com o uso de tecnologias e com a implementação de métodos de ensino ativos, como debates.
Além disso, deve-se considerar que o Brasil é um país com enorme desigualdade social. Em consequência disso, muitos adolescentes precisam abandonar a escola para trabalhar e ajudar suas famílias. Sendo assim, pode-se atentar ao pensamento do filósofo Immanuel Kant, o qual diz que o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Dessa forma, é notória a importância que a formação educacional possui para os indivíduos. Entretanto, infelizmente, a educação não está sendo garantida igualmente para todos os jovens, visto que muitos não conseguem frequentar as aulas e evadem. Consequentemente, no futuro, esses adolescentes terão dificuldade de se colocar no mercado de trabalho, pois os que tiveram o processo de aprendizado completo estarão mais preparados.
Diante do exposto, portanto, é evidente que medidas são necessárias para resolver a problemática. Para isso, as instituições escolares devem se modernizar, por meio da implementação de métodos de ensino atuais, para que os estudantes sintam-se motivados a frequentar as aulas. Ademais, o Estado - na condição de garantidor dos direitos individuais - deve aumentar o valor dos programas sociais, como o Bolsa Família, para que as famílias mais carentes consigam se sustentar e que nenhum adolescente precise abandonar a escola para trabalhar.

Continue navegando