Buscar

ENTREVISTA - NUTRIÇÃO E ADMINISTRAÇÃO

Prévia do material em texto

2
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO
DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
DAVI RENAN SOUTO TORRES
DAYANE BORGES DO NASCIMENTO 
EMILY SILVA DOS SANTOS
JOÃO VITOR FERNANDES CARVALHO
JOÃO VITOR MENDONÇA DE OLIVEIRA
MIKAELE DOS REIS GOMES
ENTREVISTA: RELAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO COM A NUTRIÇÃO
FORTALEZA – CEARÁ
2021
1 INFORMAÇÕES SOBRE A NUTRICIONISTA ENTREVISTADA
Possui Graduação em Ciências da Nutrição pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Especialização em Nutrição Oncológica pelo Sociedade Brasileira de Nutrição Oncológica (SBNO) e Especialização em Personal Diet Clínico e Domicilar, pelo NTR, Porto Alegre-RS. 
Atua como Nutricionista Clínica-Oncológica do Centro Regional Integrado de Oncologia (CRIO), conveniada ao SUS, desde 2013 e da Clínica de Quimioterapia - QUIMIOCLINIC. Além de atuar também como Preceptora de Estágio de Nutrição Clínica em Hospital de SUS pelo Centro Universitário Estácio desde 2016 (36 meses), e como Preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará (ESP) - ênfase em Cancerologia, em instituição conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS), desde 2017 (33 meses). 
2 FALA DA PROFISSIONAL SOBRE A RELAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO COM A NUTRIÇÃO
“A administração tem relação direta com a nutrição e deve ser conduzida por um profissional habilitado. É preciso conhecimento para planejar, coordenar, supervisionar e avaliar indicadores de qualidade, seja em UANs, na Nutrição Clínica, em Saúde Coletiva, docência, indústria, entre outros. Nas diversas áreas, sempre há um nutricionista exercendo um papel de liderança, competência esta que nem sempre é adequadamente instrumentalizada durante a graduação. Ocupar um cargo de chefia, com poder de decisão, exige, antes da ação, habilidades cognitivas, comportamentais, analíticas, para que o processo como um todo seja permeado a todos os envolvidos e para que o resultado final esperado seja alcançado. Inúmeros são os conhecimentos de administração que devem ser dominados. O nutricionista mais do que nunca precisa estar antenado com empreendedorismo, marketing, comunicação, gestão ativa de pessoas (com participação de todos os envolvidos nos processos), além do conhecimento técnico. É preciso saber montar equipes de profissionais que tenham não só competência técnica, como também competência comportamental, independente se serão aplicadas em equipes de uma UAN ou de um consultório. Enfim, a administração está intrinsecamente ligada a nutrição”.
3 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS QUE CONFIRMAM/FORMALIZAM A FALA DA NUTRICIONISTA
“Considerando que o nutricionista, ao desenvolver, a maioria das funções, para não dizer todas, que lhe são de competência legal, atua como gestor, seja em restaurantes, serviços de alimentação e nutrição, [...] necessita conhecer, mesmo que de forma menos aprofundada, a ciência da administração.” (ANTUNES; BOSCO, 2020, p. 21).
“Administrar é gerenciar, comandar uma organização, levando em conta as inúmeras variáveis, como os recursos (materiais, financeiros e humanos); as tecnologias; as informações ou dados gerenciais; o ambiente interno e externo, os quais possibilitam análise e tomada de decisão.” (ANTUNES; BOSCO, 2020, p. 22).
“A gestão de uma UAN necessita de um profissional eficaz, com capacidade de realização e liderança respondendo às imposições de um mercado competitivo, atuando como um administrador adquirindo resultados por meio de pessoas, motivando-as, gerando confiança e satisfação no trabalho, com o foco na qualidade de seus serviços.” (ANTUNES; BOSCO, 2020, p. 42).
“O chefe de uma U.A.N, apropriadamente um nutricionista, desenvolve atividades de planejamento, organização, acompanhamento e controle de pessoal.” (BISCONTINI; OLIVEIRA, 2007, p. 121).
REFERÊNCIAS
ANTUNES, M. T.; BOSCO, S. M. dal. Fundamentos da administração aplicada à unidade de alimentação e nutrição. In: ANTUNES, M. T.; DAL BOSCO, S. M. (orgs.). Gestão em Unidades de Alimentação e Nutrição da Teoria à Prática. Curitiba, PR: Appris, 2020. cap. 1, p. 21-42.
BISCONTINI, T. M. B.; OLIVEIRA, Z. M. C. de. Recursos Humanos para Unidades de Alimentação e Nutrição. In: TEIXEIRA, S. et al. Administração Aplicada às Unidades de Alimentação e Nutrição. Rio de Janeiro, RJ: Atheneu, 2007, cap. 4, p. 117-164.

Continue navegando

Outros materiais