Buscar

Contextualizada de Biossegurança

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Juliana Monteiro Lima
Curso: Biomedicina Matrícula: 01431692
Doenças que podem ser adquiridas pelos profissionais de saúde pelo não e pelo uso incorreto dos equipamentos de proteção individual ou coletiva.
Biossegurança pode ser definida como um conjunto de medidas que busca minimizar os riscos inerentes a uma determinada ativ idade. Esses riscos não são apenas aqueles que afetam o profissional que desempenha uma função, e sim todos aqueles que podem causar danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas.
Nárea da saúde, onde o profissional está sempre em contato com pessoas e/ou materiais de alto risco biológico, o que torna a atividade muito perigosa no sentido de contaminação por bactérias e demais micro organismos gerados pelo manuseio de aparelhos e pacientes. Dentre as doenças mais frequentes adquiridas pelo contato com pacientes em ambientes como hospitais, farmácias, laboratórios e outros , são: diversos tipos de infecções como por exemplo respiratórias, vírus HIV, tuberculose, candidíase, febre amarela, tétano etc.
Existem situações potenciais de acidentes em laboratórios , pois nele há manipulação de a gentes químicos corrosivos , inflamáveis , tóxicos, mutagênicos , dentre outros . O laboratório pode ser considera do um ambiente complexo, e para que funcione de forma adequada e segura, torna -se necessário: disciplina, ética , a desão às normas e legislação, pois a ausências desses fatores em um ambiente extremamente hostil, tornam-se vulneráveis a os riscos que permeiam esse local, conforme podemos ver neste caso abordado, que, de seperados e dispersos os funcioná rios nã o seguiram as normas de Biossegurança o uso dos EPI’s ou até mesmo do não uso deixa o profissional mais vulnerável a contaminação.
Uma das normas mais simples é a higienização das mãos, pois evitam a propagação de doenças. Também temos o uso dos jalecos que só podem ser utilizados no local de trabalho e nunca em áreas públicas evitando contaminação cruzada e a propagação de bactérias resistentes para a população. O uso de máscaras é indispensável para a realização de procedimentos, principalmente quando haja a possibilidade de respingos de sangue, tosses ou espirros evitando doenças como a tuberculose.
Referência Bibliográfica 
Livro de Biosseguranca 
Amanda Stapenhorst

Continue navegando