Buscar

APOL DE ANÁLISE DA CONJUNTURA Natasha rel minas

Prévia do material em texto

APOL DE ANÁLISE DA CONJUNTURA – NATASHA REL 
1) “ Ainda que na formação bruta de capital fixo desde 1950 reflita as distintas composições do Produto interno Bruto (PIB), constata-se um período de elevação dos investimentos como proporção de PIB entre 1950-1975
Porque 
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a justificativa a II é uma justificativa da 1 
2) O INSTITUTO DA PROPRIEDADE , BEM COMO ASSINALOU K. MARX, É A PEDRA FUNDAMENTAL DO EDÍFICO JURÍDICO CAPITALISTA. 
A) O Estado foi fundamental para a consolidação do capitalismo, uma vez foi ele responsável por garantir por meio da lei e da força da propriedade privada e os ganhos advindos da sua exploração pela elite capitalista. 
3) Os efeitos desses movimentos no mercado internacional refletiram na economia brasileira, e o período de 2011 a 2013 foi de taxas menores para todos os componentes da demanda agregada e do PIB mas, nesse período, o consumo agregado e as importações destacaram. O comportamento da taxa de crescimento das importações é sempre sensível ao crescimento da demanda e à valorização cambial. Ademais, o desempenho das importações refletiu o vazamento dos estímulos de demanda, que seria capaz de pôr em risco o futuro da demanda via crescimento de salários”
Considerando os conteúdos trabalhados nas aulas de Análise de Conjuntura, assinale que indica corretamente a definição de “curva de demanda agregada”
B) É a curva que mostra as combinações do nível de preço e do nível do mercado, em relação aos quais o mercado de bens e o mercado monetário estão simultaneamente em equilíbrio. 
4) Uma adequada administração e ancoração das expectativas dos agentes privados, formadores de preços ou não, em relação à inflação futura é uma dimensão essencial do regime monetário de meta da inflação. Por sua natureza, de indicador antecedente de riscos inflacionários futuros, tal como percebidos e estimados pelos agentes econômicos privados, essas expectativas fornecerem formações fundamentais para a condução da política monetária. Na prática, em regime monetário com meta de inflação, a expetativa de inflação de agentes privados é uma variável que assume, seja implícita ou explicitamente, o papel de meta intermediária na política financeira. (SILVEIRA, Jaylson Jair da; LIMA, Gilberto Tadeu.) 
Considerando os conteúdos trabalhados nas aulas de Análise de Conjuntura, assinale que indica corretamente a definição de A diferença entre as “expectativas adaptativas” e as “expectativas racionais”
E) Expectativas adaptativas implicam que os agentes da economia formam suas expectativas sobre o que irá acontecer no futuro somente com as bases do resultado do passado. Expectativas racionais, ao contrário, utilizam, além das informações do passado, previsões para o futuro. 
5) A persistente elevada taxa de inflação passou despercebida. (...) Duas teses clássicas sobre a dinâmica do setor de serviço voltaram, com força, ao centro das atenções. A primeira, postulada por Allan Fisher e Colin Clark, entende que os serviços podem ser caracterizados como bens ‘superiores. Portanto, à medida que a renda dos indivíduos ou da sociedade aumenta, a participação do consumo de serviços no consumo total cresce, e com ela cresce a participação dos serviços no valor adicionado e na ocupação de agregados. A segunda tese explora assimetria no crescimento da produtividade entre os setores produtores de bens e serviços. Na análise seminal de BAUMOL E BOWDEN (1965), os custos e os preços (de grande parte) dos serviços tendem a crescer mais rapidamente do que os produtos e os setores (principalmente industriais) em que o crescimento da produtividade é maior. 
O trecho acima se refere a inflação no setor de serviços brasileiro nas últimas décadas. Considerando os conteúdos trabalhados nas aulas de Análise de Conjuntura, conceito de inflação assinale abaixo a alternativa correta: 
A) A inflação deve ser entendida como um aumento contínuo e generalizado no nível geral dos preços (IGPM) 
6) Os impostos diretos são incidentes sobre a renda e o patrimônio e que podem assumir um caráter progressivo, uma vez que, em tese, não são passíveis de transferências para terceiros. Um tributo é considerado progressivo quando aumenta a participação do contribuinte à medida que cresce a sua renda. “Desse modo, arcam mais com o ônus da tributação os indivíduos em melhores condições de suportá-la, ou seja, aqueles que obtêm maiores rendimentos (Oliveira , 2001). Neste caso, a progressividade a justiça fiscal ocorrem quando os trabalhadores são desonerados e o capital mais taxado. Por outro lado impostos indiretos são considerados regressivos na medida em que tem uma relação inversa com o nível de renda do contribuinte, prejudicando as pessoas de menor poder aquisitivo. Estes tributos incidem sobre a produção e consumo de bens e serviços, sendo passíveis de transferências para terceiros, ou seja, para os preços dos produtos adquiridos pelos pelos consumidores, quem na verdade acabam pagando o tributo ( SALVADOR 2006) 
E) Estão corretas somente as afirmativas I, II e IV 
7) “Considere que o governo resolva arrecadar mais receitas públicas e eleva os impostos sobre a Renda (IR) sobre os produtos industrializados (IPI), deixando alíquotas dos demais impostos inalterados. A elevação dos impostos sobre a Renda (IR) reduzirá a renda disponível para o consumo, pois uma parte maior dela será repassada para os cofres do Tesouro Nacional. Com menos renda, as famílias comprarão uma quantidade menor de mercadorias e serviços. Quanto ao aumento dos produtos industrializados (IPI), observe que isso elevará os custos da produção dos produtos industrializados, logo, as empresas repassarão essa elevação de custos para os preços finais dos produtos industrializados, o que também resultará na redução do consumo, pois as famílias com a mesma renda terão de comprar quantidades menores ou excluirão alguns bens do orçamento. 
Ferreira, Paulo Vagner Analise de Cenários econômicos Capitulo 3 
Assinale a alternativa que denomina corretamente politicas ficais adotadas pelos governos quando esses desejam evitar ciclo de recessões: 
B) Aumento dos gastos públicos, redução dos impostos diretos e indiretos e elevação das transferências de renda às famílias. 
8) “O Acordo que estabelece a OMC determinou os objetivos da nova organização. Os termos negociados foram os seguintes: "As Partes reconhecem que as suas relações na área do comércio e atividades econômicas devem ser conduzidas com vistas à melhoria dos padrões de vida, assegurando o pleno emprego e um crescimento amplo e estável do volume de renda real e demanda efetiva, e expandindo a produção e o comércio de bens e serviços, ao mesmo tempo que permitindo o uso ótimo dos recursos naturais de acordo com os objetivos do desenvolvimento sustentável, procurando proteger e preservar o ambiente e reforçar os meios de fazê-lo, de maneira consistente com as suas necessidades nos diversos níveis de desenvolvimento econômico" (GATT 1994)”.
Fonte: THORSTENSEN, Vera. A OMC - Organização Mundial do Comércio e as negociações sobre investimentos e concorrência. Revista Brasileira de Política Internacional., Brasília, v. 41, n. 1, p. 57-89, June 1998.  Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73291998000100004&lng=en&nrm=iso>. Access on 27 Mar. 2019.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-73291998000100004.
Tendo como referência o conteúdo ministrado pelo professor Joaquim Ribas, que trata sobre a Organização Mundial do Comércio (OMC), analise as afirmativas abaixo e selecione a alternativa que faz uma análise correta.
I. O sistema multilateral de comércio é um sistema de acordos e regras que regulam o comércio internacional, os quais são formulados pela Organização Mundial do Comércio (OMC).
II. A OMC é um órgão multilateral que, em termos gerais, busca administrar os conflitos comerciais entre os países membros.
III. A OMC visa coibir práticas ilegais de comércio e encontrar caminhos para propiciar maior liberdade comercial.IV. A OMC prioriza países que praticam dumping, prática caracterizada pela exportação de produtos a um preço muito abaixo do mercado, para assim derrubar a concorrência interna e depois se impor no mercado cobrando preços bem mais altos.
A) Está correta apena a afirmativa I e II
B) Estão corretas apenas as afirmativas II e III
C) Estão corretas apenas as afirmativas II e IV
D) Estão corretas apenas as afirmativas I, III e IV
E) Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III
9) “Na literatura, uma contribuição seminal pode ser encontrada em Schumpeter (1997), que entende a estrutura financeira e oferta de crédito como fundamental para alavancagem dos investimentos produtivos. A justificativa se encontra na necessidade das firmas nascentes em encontrar fontes externas de recursos para acelerar o ciclo produtivo e inovarem, levando a transformações estruturais e desenvolvimento econômico nas quais os bancos têm papel relevante no fornecimento de crédito. Entretanto, ao se fortalecerem, as grandes empresas criam departamentos de desenvolvimento tecnológico e inovação, financiando por recursos próprios uma parte do automatismo da atividade econômica.
Fonte: SOUZA-SANTOS, Elson Rodrigo de; COSTA, Armando Dalla. As características da estrutura financeira brasileira e a trajetória de industrialização. Nova Economia., Belo Horizonte, v. 24, n. 2, p. 243-264, Aug. 2014    Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-63512014000200243&lng=en&nrm=iso>. access on 01 Apr. 2019.  http://dx.doi.org/10.1590/0103-6351/1701.
1) Tendo como referência seus conhecimentos sobre a estrutura do mercado financeiro, analise as afirmativas abaixo e selecione a alternativa que descreve corretamente os motivos que favorecem a intermediação financeira.
I. Superação de uma economia baseada na troca ou escambo.
II. Permanência de uma economia baseada na troca ou escambo.
III. Criação de bases institucionais para o funcionamento do mercado de intermediação financeira.
IV. Existência de agentes econômicos deficitários e superavitários, dispostos a buscar segurança e rentabilidade para sua poupança e financiar seus investimentos.
A) Estão corretas apenas as afirmativas I e II
B) Estão corretas apenas as afirmativas I e III
C) Estão corretas apenas as afirmativas II e IV
D) Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV
E) Estão corretas apenas as afirmativas I, III e IV
10)“Há dois tipos de fluxos internacionais de capital. Tanto os fluxos de investimentos produtivos quanto os fluxos de investimentos financeiros são importantes, pois trazem vantagens e desvantagens aos países. Por isso, saber como usar os recursos externos é fundamental para fomentar o crescimento dos países”.
Fonte: FERREIRA, PAULO, VAGNER. Análise de Cenários econômicos. Curitiba: InterSaberes, 2015, (Série Gestão Financeira) (livro eletrônico), (Capítulo 4).
Vimos no livro “Análise de Cenários Econômicos” que existem três formas de rentabilizar o capital, entendido como a sobra de recursos de pessoas e empresas. Com base nessa informação e na contextualização acima, analise as afirmativas abaixo e selecione a alternativa correta.
I. Doar matéria prima e tecnologia aos países pobres. Isso implica na obtenção de poder político e influência internacional.
II. Comprar algo por um preço e em algum momento depois vendê-lo por um preço maior, apurando um ganho de capital.
III. Emprestar esse capital a outras pessoas, empresas ou governos que dele precisem. No futuro, o tomador do empréstimo devolve ao dono do capital o total emprestado acrescido de juros.
IV. Investir em capacidade produtiva para gerar um produto ou serviço que será vendido ao mercado; com a receita das vendas, cobrem-se os custos e apura-se o lucro, o qual faz o patrimônio dos empresários crescer.
A) Apenas as afirmativas II e III estão corretas
B) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas
C) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
D) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas
11) “Os mercados financeiros estão tão presentes no dia-a-dia dos sistemas capitalistas que se perdem de vista as condições necessárias para seu florescimento, parecendo que eles são instituições inerentes aos sistemas. Verdade, contudo, é que as coisas não são assim tão simples. Imaginemos um sistema onde as unidades econômicas - famílias, governo, empresas - tivessem orçamentos equilibrados, isto é, que cada uma dependesse exatamente do que produzisse. Numa economia como essa, não haveria incentivo à existência do mercado de capitais e à atuação das instituições financeiras; por mais alto que fosse o nível de renda, a poupança e investimento estariam presentes, mas se dariam dentro das próprias unidades econômicas. A poupança teria como contrapartida ativos tangíveis. A emissão de obrigações seria nula. Por outro lado, pode-se imaginar uma sociedade onde os mercados financeiros floresceriam rápida e aceleradamente. Para tanto, bastaria supor que algumas unidades acusassem déficits e outras superávits. Num exemplo extremo, poderíamos considerar uma sociedade onde todos os gastos correntes e de capital fossem feitos por "unidades de dispêndio" (spending units), que não recebessem nenhuma renda, e que toda renda fosse percebida por "unidades poupadoras" (saving units). Um grupo teria deficit equivalente às suas compras e outro superavit igual à sua renda. Supondo que o sistema fosse fechado, ter-se-ia, no final do período, o primeiro grupo emitindo obrigações no montante de seus gastos e o segundo acumulando ativos financeiros equivalentes ao total de sua renda”.
Fonte: VITAL, Sebastião Marcos; NESS JR, Walter L. O progresso do mercado brasileiro de capitais uma avaliação crítica. Revista de Administração de Empresas.  São Paulo, v. 13, n. 1, p. 07-17, Mar. 1973. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75901973000100001&lng=en&nrm=iso>. access on 01 Apr. 2019.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75901973000100001.
Vimos com o professor Joaquim Ribas que o mercado financeiro pode ser dividido em segmentos. Partindo dessa informação, analise se os enunciados são verdadeiros (V) ou falsos (F), e assinale a alternativa que contém a sequência correta.
A) V, F, F, V
B) F, V, V, F
C) F, V, F, V
D) V, V, V, F
E) V, F, V, V
12) “Podemos fazer uma taxa de câmbio entre o real e o iene japonês, utilizando as taxas de câmbio entre o dólar, possível para as duas moedas. Considere que o preço de um dólar em real seja de RS 2,30 e que, para comprar um dólar, os japoneses gastem 105 ienes. Logo, a taxa de câmbio R$/LS$ é 2,30 e a taxa de iene/USS é 105. Dividindo as duas taxas, chegaremos à do R$/iene (2,30/105), que é de RS 0,022 para cada iene japonês”.
Fonte: FERREIRA, PAULO, VAGNER. Análise de Cenários econômicos. Curitiba: InterSaberes, 2015, (Série Gestão Financeira) (livro eletrônico), (Capítulo 4).
 Tendo como base os conteúdos trabalhados na disciplina “Análise de Conjuntura”, analise as opções abaixo e assinale a alternativa que descreve corretamente o conceito de taxa de câmbio.
A) Taxa de câmbio descreve aquele benefício de que você abriu mão quando fez determinada escolha.
B) A taxa de câmbio é um indicador de crescimento socioeconômico para as economias em desenvolvimento.
C) Taxa de câmbio refere-se à existência de uma situação de escolhas conflitantes, isto é, para conseguir uma coisa, precisamos abrir mão de outra.
D) A taxa de câmbio é o preço de uma moeda em termos de outra. Sendo a moeda também um ativo, a taxa de câmbio representa o valor de um ativo em relação a outro.
E) Taxa de câmbio ocorre quando você vai ao mercado, vê que o preço de certa marca de um produto subiu, e acaba optando pelo produto de uma marca concorrente.
13) “O Mercosul foi precedido pelo Programa de Integração e Cooperação Econômica entre a Argentina e o Brasil (PICE), lançado em julho de 1986, que visava integrar de forma gradual as duas maiores economias da América do Sul. Em novembro de 1988, o processofoi acelerado com a assinatura do Tratado de Integração, Cooperação e Desenvolvimento, que estabelecia um prazo máximo de dez anos para se atingir uma zona de livre-comércio, a harmonização gradual das políticas setoriais e a coordenação das políticas macroeconômicas. A posse dos presidentes Collor, no Brasil, e Menen, na Argentina, e a opção por um regime comercial relativamente mais aberto afetaram radicalmente o processo de integração econômica em curso. Em julho de 1990, a Ata de Buenos Aires reduziu o prazo para a eliminação das tarifas de importação entre os dois países para quatro anos e o objetivo passou a ser o mercado comum, que corresponde a um estágio superior à zona de livre-comércio, com a circulação sem restrições de bens, serviços e fatores produtivos, política comercial uniforme com tarifa externa comum, coordenação de políticas macroeconômicas e harmonização de políticas tributária, agrícola e industrial. No período de transição, de março de 1991 a dezembro de 1994, as tarifas aduaneiras entre os dois países seriam reduzidas de forma linear e automática a cada semestre (à exceção de uma lista reduzida de produtos). Posteriormente, o Tratado de Assunção, firmado em março de 1991, incorporou o Paraguai e o Uruguai, países fortemente dependentes do comércio regional com a Argentina e o Brasil”.
Fonte: KUME, Honorio; PIANI, Guida. Mercosul: o dilema entre união aduaneira e área de livre-comércio. Revista de Economia Política., São Paulo, v. 25, n. 4, p. 370-390, Dec. 2005. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31572005000400004&lng=en&nrm=iso>. access on 02 Apr. 2019.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31572005000400004.
Com base nos seus conhecimentos a respeito de integração econômica, blocos econômicos e acordos comerciais, leia as assertivas abaixo e assinale a alternativa que faz uma análise correta.
I. O princípio básico da formação dos blocos econômicos é reforçar os fluxos comerciais no interior do bloco, favorecendo o desenvolvimento econômico e social da região.
II. A formação dos blocos econômicos é motivada pela preocupação de reduzir as restrições ao comércio entre os países pertencentes ao bloco.
III. A ideia de formar blocos econômicos tem por princípio desestimular a atuação de países subdesenvolvidos no mercado internacional. Esse objetivo é atingido quando os países de determinado bloco aumentam as barreiras tarifárias.
IV. Uma intenção das economias ao formarem blocos econômicos é ampliar o mercado para suas respectivas empresas, de modo que internamente aos blocos essas empresas aumentem suas escalas de produção e reforcem sua competitividade para atuar fora dos blocos.
A) Apenas as afirmativas I e III estão corretas
B)Apenas as afirmativas II e IV estão corretas
C) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas
D) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
E) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas
14) “Há dois tipos de fluxos internacionais de capital. Tanto os fluxos de investimentos produtivos quanto os fluxos de investimentos financeiros são importantes, pois trazem vantagens e desvantagens aos países. Por isso, saber como usar os recursos externos é fundamental para fomentar o crescimento dos países”.
Fonte: FERREIRA, PAULO, VAGNER. Análise de Cenários econômicos. Curitiba: InterSaberes, 2015, (Série Gestão Financeira) (livro eletrônico), (Capítulo 4).
Vimos no livro “Análise de Cenários Econômicos” que existem três formas de rentabilizar o capital, entendido como a sobra de recursos de pessoas e empresas. Com base nessa informação e na contextualização acima, analise as afirmativas abaixo e selecione a alternativa correta.
I. Doar matéria prima e tecnologia aos países pobres. Isso implica na obtenção de poder político e influência internacional.
II. Comprar algo por um preço e em algum momento depois vendê-lo por um preço maior, apurando um ganho de capital.
III. Emprestar esse capital a outras pessoas, empresas ou governos que dele precisem. No futuro, o tomador do empréstimo devolve ao dono do capital o total emprestado acrescido de juros.
IV. Investir em capacidade produtiva para gerar um produto ou serviço que será vendido ao mercado; com a receita das vendas, cobrem-se os custos e apura-se o lucro, o qual faz o patrimônio dos empresários crescer.
A) Apenas as afirmativas II e III estão corretas
B) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas
C) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
D) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas
E) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
15) “Além de identificar o comportamento das variáveis, devemos sempre calibrar a análise de cenários para os riscos a que a empresa estará exposta. O processo de desenvolver uma qualificação dos riscos necessita de um exame dos riscos imediatos, gerados pela competição entre os concorrentes, e daqueles determinados pelas alterações macroeconômicas. Devemos ter cuidado metodológico para não misturar as consequências de cada risco”. Fonte: Rota de Aprendizagem 6.
Tendo como referência os ensinamentos do professor Joaquim Ribas, que trata sobre os passos para qualificar os riscos de uma empresa, analise se os enunciados são verdadeiros (V) ou falsos (F), e assinale a alternativa que contém a sequência correta:
I. O primeiro passo é listar os riscos.
II. O segundo passo é classificar os riscos. 
III. O terceiro passo é medir a exposição.
IV. O quarto passo é levantar a bibliografia especializada em risco mercadológico.
A) V, F, F, V
B)F, V, V, F
C)F, V, F, V
D)V, V, V, F
E) V, F, V, V
16) “Toda grande mudança envolve uma visão mobilizadora do futuro. Certos ou errados, o Grito do Ipiranga de D. Pedro I, as mudanças estruturais implantadas por Getúlio Vargas, o desenvolvimentismo de Juscelino e o Brasil Potência do regime militar instalado em 1964 envolveram visões de um futuro desejado que serviram de referência e inspiração para a mudança. Pensar e comunicar uma visão do futuro é parte indissociável do exercício da liderança e da mobilização da sociedade para o desenvolvimento de um país. No mundo de hoje, cada vez mais dinâmico e interligado econômica, tecnológica e politicamente, pensar o futuro das nações e dos povos tornou-se um exercício complexo e desafiador. Apesar da dificuldade, navegar rumo ao futuro é preciso, e, num país com recursos escassos, escolher uma boa rota, aproveitar oportunidades e precaver-se de escolhas erradas é essencial. Elaborar cenários não é um exercício de predição, mas sim um esforço de fazer descrições plausíveis e consistentes de situações futuras possíveis, apresentando as condicionantes do caminho entre a situação atual e cada cenário futuro, destacando os fatores relevantes às decisões que precisam ser tomadas. Assim, mesmo sendo uma representação parcial e imperfeita do futuro, o cenário, entendido como instrumento de apoio à decisão, precisa abranger as principais dimensões relevantes do problema, e seus autores devem livrar-se das amarras e dos preconceitos do passado, ao mesmo tempo que devem se manter dentro dos limites do conhecimento científico e propor transformações viáveis no horizonte de tempo considerado”. 
Fonte: WRIGHT, James Terence C.; SPERS, Renata Giovinazzo. O país no futuro: aspectos metodológicos e cenários. Estudos Avançados, São Paulo, v. 20, n. 56, p.13-28, Apr. 2006. Available from <http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142006000100003>. access on 01 Apr. 2019.
Tendo como base os conteúdos da disciplina “Análise de Conjuntura”, relacione o passo a passo da análise de cenários econômicos, (identificadas por letras) com a sua devida sequência (identificadas por algarismos). Depois assinale a alternativa que apresenta a ordem correta:
A) Identificação dos fatores-chaves.
B) Análise dos fatores.
C) Geração dos cenários.
D) Levantamento das consequências.
E) Identificação do objetivo.-
1. Primeira etapa
2. Segunda etapa
3. Terceira etapa
4. Quarta etapa
5. Quinta etapa
A) A ordem correta estabelece a seguinte sequência: 1. Primeira etapa letra B; 2.Segunda etapa letra A; 3. Terceira etapa letra C; 4. Quarta etapa letra D; 5. Quinta etapa letra E
B) A ordem correta estabelece a seguinte sequência: 1. Primeira etapa letra E; 2. Segunda etapa letra A; 3. Terceira etapa letra B; 4. Quarta etapa letra C; 5. Quinta etapa letra D.
C) A ordem correta estabelece a seguinte sequência: 1. Primeira etapa letra A; 2. Segunda etapa letra C; 3. Terceira etapa letra B; 4. Quarta etapa letra D; 5. Quinta etapa letra E.
D) A ordem correta estabelece a seguinte sequência: 1. Primeira etapa letra C; 2. Segunda etapa letra A; 3. Terceira etapa letra E; 4. Quarta etapa letra D; 5. Quinta etapa letra B.
E) A ordem correta estabelece a seguinte sequência: 1. Primeira etapa letra D; 2. Segunda etapa letra C; 3. Terceira etapa letra B; 4. Quarta etapa letra A; 5. Quinta etapa letra E.
16) “Alguns economistas não ortodoxos, notadamente Schumpeter, sustentaram que o crescimento econômico e o progresso técnico são ocasionados, não pela concorrência, através do preço, entre pequenas empresas, mas através das grandes empresas e pela esquiva da concorrência pelo preço. De acordo com essa visão, a busca do monopólio tem sua origem na necessidade das empresas de se protegerem do risco inerente à introdução de novos produtos, novas técnicas de produção e novas técnicas de comercialização. As empresas gigantes não concorrem através do preço, mas sim através da inovação e esse tipo de concorrência mostrou-se mais eficaz para o progresso econômico do que a concorrência de preço descrita nos livros didáticos ortodoxos”.
Fonte: MARIOTTO, Fábio L. O conceito de competitividade da empresa: uma análise crítica. Revista de Administração de Empresas., São Paulo, v. 31, n. 2, p. 37-52, June 1991.  Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75901991000200004&lng=en&nrm=iso>. access on  01  Apr.  2019.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75901991000200004.
Tendo como referência a contextualização acima e o livro “Análise de Cenários Econômicos”, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta acerca das condições de um mercado monopolista.
I. Nesse mercado pode ocorrer uma concorrência elevada ou pode quase não haver concorrência.
II. Possui poder absoluto sobre quantidade e preços no mercado, bem como sobre as características dos produtos ou serviços.
III. Uma característica é o grande número de vendedores e de compradores. Nenhum deles deve ter a capacidade de alterar os preços do mercado ao alterar seus níveis de oferta ou de demanda.
IV. Não há concorrência em monopólios, pois essa estrutura de mercado é composta por apenas um vendedor, isto é, o total da oferta de um mercado monopolizado é a oferta de apenas uma empresa.
D)Apenas as afirmativas II e IV estão corretas
PROVA OBJETIVA 
PROVA DISSERTATIVA – ANALISE DA CONJUNTURA 
1) Por meio de renda per capita, é possível comparar os valores de vários países com valores muito diferentes do seu PIB. Os EUA, com PIB de US$ 13 trilhões e uma população de cerca de 350 milhões de pessoas, têm o PIB per capita de US$ 37 mil, enquanto o Brasil 
Com base em seus conhecimentos sobre o crescimento econômico, responda a seguinte questão: Quais são as variáveis que compõem o Produto Interno Bruto (PIB)? Aborde um aspecto a esse respeito em sua resposta. 
R: O que necessita para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) é somatória de três fatores: 1 Consumo, 2 Investimento, 3 Gastos do Governo e 4 Balança comercial favorável, tendo em itens, somados, com os seguintes agentes econômicos: empresas, famílias, agronegócio, governo, sabendo onde devem aplicar os seus investimentos, colaborando para que haja crescimento do país. No entanto, o crescimento do PIB não é tido como fator relevante para diminuição da desigualdade econômica por habitante, mas, fator pujante para o crescimento do país. 
2) O movimento geral dos preços ao consumidor é medido por índices de preço. Em todos eles, a inflação medida é a média dos itens que compõem a cesta de consumo representativa de uma população-objetivo, ponderada pela participação destes itens na cesta. Ocorre, no entanto, que as cestas de consumos das famílias não são homogêneas, variando em função da renda. Por exemplo, sabe-se que os pobres comprometem maior parte da renda com bens de primeiras necessidades do que as camadas mais altas, de modo que quando aumenta a inflação desses bens, os pobres são relativamente mais afetados. Em geral, na literatura, os trabalhos que calculam índices específicos de inflação testaram a existência de diferenças de inflação das classes e/ ou mediram os seus efeitos sobre distribuição de renda e pobreza. Os resultados variavam de acordo com a metodologia utilizada, período e país. (SILVA, FABIO JOSE FONSCA DA) 
Quais são os principais índices de inflação do Brasil. Aborde um aspecto a esse respeito em sua resposta: 
R:

Continue navegando