Buscar

TEATRO CIRCENSE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TEATRO CIRCENSE
Hoje, temos o circo contemporâneo, em que podemos aprender a arte circense em escolas e não somente de pai para filho, como eram comuns entre as famílias de circo antigamente. A academia Piolin, foi umas das pioneiras, aberta na cidade de São Paulo, em 1978. No Rio de Janeiro, em 1982, foi aberta a Escola Nacional de Circo. Estas ensinam pessoas, as técnicas circenses e, quando formadas, podem criar seus grupos e se apresentarem. 
No Brasil, temos muitas companhias contemporâneas circenses, entre elas: 
Nau de Ícaros, Teatro de Anônimo, Circo Escola Picadeiro, Linhas Aéreas, Os Parlapatões, Circo Mínimo os Acrobáticos, Fratelli, Patifes e Paspalhões E Intrépida Trupe
NAU DE ÍCAROS
É um grupo teatral circense que cria, desde 1982, espetáculos e intervenções entre circo, teatro e dança. Espetáculos se juntam ao conhecimento e às técnicas do circo, do teatro e da dança. É um trabalho feito com muita pesquisa dos ângulos e dos cotidianos das nossas culturas popular e contemporânea. 
São mais de 16 espetáculos criados. Alguns deles são:
Mulher do fim do Mundo, A verdadeira História do barão, A.N.J.O.S, Os Artistas, Avarandado
ACROBÁTICOS FRATELLI
Fazem um trabalho muito diferente desde 1986, e são conhecidos, na forma contemporânea de se fazer Circo, como um dos grupos pioneiros em São Paulo e no Brasil. Os espetáculos utilizam o corpo em acrobacias aéreas e tecnológicas, que desafiam a lei da gravidade. Costumam se apresentar em espaços alternativos. 
Alguns de seus espetáculos: Brincadeira e Uma Noite e Tanto
CIRQUE DU SOLEIL
Criada em 1984, o Cirque du Soleil (Circo do Sol) é uma companhia canadense. Cada espetáculo conta com um diferencial da linguagem do circo, com histórias, cenário e figurinos próprios e música ao vivo durante as apresentações. 
O Cirque cresceu rapidamente. Em 1984, tinha um show com 73 artistas, hoje em dia possui mais de 3.500 empregados como atores em mais de 40 países, com 15 espetáculos sendo apresentados de uma vez.
O OVO é um desses espetáculos. É uma apresentação criada, dirigida e coreografada pela brasileira Deborah Colker, que foi a primeira mulher a atuar como diretora de shows nessa companhia.
Alguns espetáculos são: Amaluna, Joya, OVO, Luzia e Crystal
CIRCO IMPERIAL DA CHINA
Na China, a arte do circo é muito valorizada, pois conta com uma tradição milenar. Assim, em 1951, surgiu o Circo Imperial da China, que pode ser visto em apresentações pelo mundo todo, inclusive no Brasil.
No período em que este circo surgiu, muitos artistas se apresentavam nas ruas, tinham uma vida muito pobre, e faziam isso para conseguir algum dinheiro. Então, o partido comunista chinês vendo esta situação, com um planejamento político, colocou esses artistas de rua juntos para formar uma companhia circense de acrobacia. Dessa forma, eles puderam mudar suas vidas fazendo apresentações e levando o público até eles. 
Curiosidades
Para ser um artista do Circo imperial, são necessários 10 anos de treinamento no Ministério da Cultura e mais 6 de preparo, o que faz com que a maioria ingresse, ainda criança, no circo.
Muita Fama
Por ser uma tradição milenar, o circo é muito querido; por isso, os artistas do Circo Imperial da China são muito famosos, populares e verdadeiras estrelas.
Tudo verdade
No Circo Imperial da China, tudo no espetáculo é baseado em acrobacias, sem truques nem ilusão de ótica, luta e atletismo puros, causando mais emoção ao expectador.
As Aventuras dos Guardiões dos Unicórnios
O Panda e a Natureza

Continue navegando