Buscar

Atividade TDE2-24 04 2021 Prof Gustavo GP - Atividade fabricação de Eletrodomesticos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aluno: Leandro Pulucas Mertin
Curso: Esp. Em Engenharia de Segurança do Trabalho
Aluno: Leandro Pulucas Mertin
Curso: Esp. Em Engenharia de Segurança do Trabalho
Faculdade Tecnológica do Paraná - FATEC
Gestão de Projetos – Professor Gustavo Petick Dias 
A aplicação das Normas Regulamentadoras são basicamente quase todas elas aplicadas na industrias, com exceção daquelas que se direcionam para ramos específicos como a área naval.
Na indústria de Eletrodomésticos, podemos avaliar um setor especifico para deforma mais direta realizar a aplicação das normas, sucedendo assim a mesma avaliação para enquadramento das demais atividades na empresa. 
Podemos avaliar o setor de Manutenção para continuidade da atividade. Começando com a aplicação das seguintes NR’s:
NR 01 realizando a gestão dos riscos e analises necessárias das atividades, implementando também a Ordem de Serviço de Segurança para os trabalhadores especifico a função executada.
NR 04 se aplicaria de forma geral para a empresa no dimensionamento do SESSMT, afim de dimensionar a área que auxiliará na aplicação e monitoramento das NR’s.
NR 05 se aplica também a empresa como um todo conforme grau de risco e quantidade de funcionários para o dimensionamento da CIPA e consequentemente é importante que seja uma comissão multidisciplinar envolvendo todas as áreas da empresa.
NR 06 de forma aplicada a Manutenção é de extrema importância visando que é uma área que esta exposto aos mais diversos riscos da empresa, sendo necessário a avaliação dos riscos, os possíveis danos e ai o dimensionamento dos EPI específicos como por ex: Corpo inteiro, Membros inferiores e superiores, face, Cabeça, tronco, etc.
NR 07 importante para o controle e monitoramento da saúde do trabalhador devido aos riscos que esta exposto.
NR 09 Trás o levantamento e monitoramento dos riscos da atividade de forma a seguir o correto controle e implementação de medidas mitigadoras aos riscos levantados. Ajuda no entendimento e classificação da exposição aos riscos Físicos, Químicos, Ergonômicos.
NR 10 Que para manutenção é uma das principais normas de segurança, pois do direcionamento e entendimento quanto ao risco de serviços com eletricidade, que é umas das atividades mais criticas da manutenção. Orienta quanto a medidas se segurança e controle com alta e baixa tensão, áreas classificadas, bloqueio e etiquetagem de energias, treinamentos e medidas individuais a fim de trazer a segurança nas atividades.
NR 11 Capacitação de trabalhadores que utilizam equipamentos para transporte, movimentação e armazenagem de materiais como por exemplo uso de empilhadeiras.
NR 12 Vem no sentido não só da aplicação pela área de manutenção mas também de forma a ser aplicado nos equipamentos utilizados pela manutenção trazendo segurança na utilização, seja com partes moveis, energias e situações de emergência.
NR 13 Aplicado para manutenção mais na exposição em suas manutenções e pontos críticos de forma de auxiliar na gestão, bloqueios de energias e manutenção destes equipamentos. 
NR 15 Auxilia a empresa quanto as atividades insalubres caso a manutenção se enquadre em alguma, como por exemplo Ruído.
NR 16 Auxilia a empresa na classificação e aplicação de Periculosidade para manutenção caso tenha alguma atividade que esteja classificado nesta norma.
NR 17 Ergonomia, este é um tema que pouco se escuta e se faz nas empresas, mas um tema importantíssimo principalmente para área de manutenção se executa manutenção em vários locais diferentes e em posições de trabalho diferentes como em linha de produção ou na própria manutenção, quanto para a movimentação manual de cargas e pesos diversos quanto aos materiais e ate mesmo suas ferramentas. Onde é importante que a empresa tenha a AET para melhor analise e aplicação de treinamentos e medidas de controle eficazes.
NR 20 para aqueles da manutenção que possuem contato e manipulação de inflamáveis e combustíveis onde a manutenção pode realizar manutenções e ter contato com estas áreas de armazenagem.
NR 21 Para manutenção de indústria dificilmente se tem atividades rotineiras a céu aberto, mas não significa que em nenhum momento possa surgir algo do gênero, expondo o colaborador a esta norma.
NR 23 Pois é sempre importante que a manutenção seja capacitado e conheça os riscos e as proteções contra incêndio e pânico da empresa , além da sua exposição a essas condições de riscos em linhas de produção, injetoras, e áreas de armazenagem.
NR 25 A manutenção deve saber como sinalizar, armazenar e descartar os resíduos que geralmente são contaminados com graxas e outros produtos químicos, afim de fazer a destinação correta e também evitar exposição ao risco de contaminação e ou incêndios.
NR 26 Sinalização, para a manutenção é uma norma chave, pois ajuda na identificação de fluidos, sistemas e a parte de emergência e segurança da planta.
NR 33 Trás os conceitos, procedimentos básicos de segurança, capacitação e equipamentos adequados e de emergência em caso de trabalhos em espaços confinados, que na indústria é comum para a manutenção, seja em tanques, galerias, Forros, etc.
NR 35 Trabalho em altura, uma atividade rotineira e comum para a área de manutenção desde uma troca de lâmpada a uma manutenção em telhados, tubulações, eletrocalhas, etc. pois ajuda a manutenção quanto a capacitação e as condições necessárias para segurança do processo.
As NR’s auxiliaram no dimensionamento dos riscos das atividades de manutenção como por exemplo as atividades com eletricidade, atura, espaços confinados, maquinas e equipamentos, risco de incêndio e explosão, áreas classificadas, produtos químicos, riscos diversos de acidentes. Cabe a empresa realizar o levantamento de riscos das atividades de cada função e assim ir classificando no que cabe a cada NR.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais