Buscar

XILEMA resumo 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA 		 GRADUAÇÃO
 DISCIPLINA: CITOLOGIA E HISTOLOGIA VEGETAL	 UNEC / EAD 
RESUMO 4
XILEMA
 O xilema é o tecido responsável pelo transporte de água e solutos a todas as partes vegetais, armazenamento de nutrientes e suporte mecânico.
O xilema primário se origina do procâmbio, já o secundário tem sua origem no câmbio vascular, um meristema lateral.
O xilema secundário apresenta os mesmos tipos celulares básicos do sistema primário. A diferença é que os tipos celulares do xilema primário estão organizados apenas no sistema axial, enquanto que no secundário, além do sistema axial, ocorre também no sistema radial
O parênquima radial é composto de três tipos diferentes de células, procumbentes, quadradas e eretas.
Tipos diferentes do parênquima radial. As fibras são células de sustentação, responsáveis pela rigidez e flexibilidade da madeira, possuem forma alongada e extremidades afiladas, com maior dimensão no sentido do eixo longitudinal da planta. As fibras se dividem em dois tipos, as libriformes e fibrotraqueídes.
ANÉIS DE CRESCIMENTO 
Análise de cortes transversais de troncos, a olho nu ou com auxílio de lupa pode se observar camadas mais ou menos concêntricas ao redor da medula, denominadas de anéis de crescimento.
CERNE E ALBURNO
 Regiões do xilema secundário que se mantém funcional, apresenta-se mais clara e é denominada de alburno. As células do alburno com o passar do tempo se tornam inativas para o transporte de água passando a constituir o cerne, ou lenho inativo. O cerne pode conter óleos, resinas, gomas, compostos fenólicos, ou seja, substancias que são frequentemente responsáveis pela coloração mais escura e que dá maior durabilidade do cerne.
INCLUSÕES MINERAIS DO XILEMA SECUNDÁRIO
 Cristais de oxalato de cálcio podem ser encontrados nas células do parênquima axial, nos raios, nas fibras. Esses cristais têm valor taxonômico e podem se apresentar na forma de ráfides, drusas, estiloides, cristais aciculares, cristais prismáticos e areia cristalina
ESTRUTURAS SECRETORAS
 Estruturas denominadas de células oleíferas e ou mucilaginosas, podem ser encontradas nos parênquimas radial e axial ou entre as fibras. Canais intercelulares axiais e canais intercelulares de origem traumática, são ductos tubulares circundados por células epiteliais que secretam resinas, goma, etc. Os Laticíferos e tubos taniníferos, podem se estender-se radialmente ou axialmente e penetrar em fibras.
LENHO
 A disposição regularmente em séries horizontais e paralela dos elementos celulares do xilema secundário é denominada de lenho estratificado.
Aluna: Edneia Almeida Rios

Continue navegando