Buscar

Imunologia - vacina da poliomielite

Prévia do material em texto

1. Em relação à poliomielite, a vacina Salk possui eficácia inferior em crianças com o esquema vacinal completo, em relação a Sabin. Esta diferença é devido às características das vacinas. Explique as diferenças entre as vacinas Salk e Sabin, destacando as características de cada uma delas. Cite o tipo de anticorpo que determina imunidade nas vacinas e explique a sua função para o tipo antigênico destas vacinas.
A vacina Salk, também chamada de vacina morta e eIVP (vacina intensificada antipólio), é uma imunização injetável de poliovírus inativados, com partículas virais inteiras tratadas para que não possam infectar as células do hospedeiro, mas que ainda contenham alguns epítopos inalterados. A vacina eIVP é a versão atualmente utilizada, que não requer refrigeração e garante uma imunidade de duração mais curta.
Essa vacina é capaz de prevenir a poliomielite pela indução de anticorpo IgG humoral e, embora possa chegar a induzir alguma imunidade de mucosas por IgA, não é capaz de interromper a transmissão, desse modo, não confere proteção secundária pela disseminação a outras pessoas. Além disso, a vacina Salk também não interfere na multiplicação dos vírus virulentos no intestino nem é prejudicada pela coinfecção com outros enterovírus. Ademais, a eIVP não é capaz de reverter à virulência nem de causar doença em indivíduos imunocomprometidos.
Já a vacina Sabin, conhecida também por vacina oral e OPV, é uma imunização oral de poliovírus atenuados, ou seja, vírus vivos enfraquecidos e não patogênicos. A OPV é uma vacina que requer refrigeração, capaz de induzir tanto anticorpo IgG humoral quanto IgA intestinal e assim prevenir a poliomielite com uma imunidade de duração maior. Outrossim, essa imunização é capaz de interromper a transmissão do vírus, conferindo proteção secundária pela disseminação a outras pessoas, além de interferir na multiplicação de vírus virulentos no intestino e, raramente, reverter à virulência. Contudo, cabe ressaltar que coinfecção com outros enterovírus pode prejudicar a imunização, além de pode causar a doença em indivíduos
imunocomprometidos.
O anticorpo que determina imunidade nas vacinas é a IgG. As vacinas Sabin e Salk são direcionadas para o vírus da poliomielite. Os anticorpos antivirais funcionam principalmente como anticorpos neutralizantes, a fim de evitar a ligação do vírus e a entrada nas células do hospedeiro. Nesse sentido, a IgG é o anticorpo neutralizante mais eficaz contra antígenos virais. A IgG se combina com antígenos virais na superfície das células infectadas do hospedeiro, através da ligação pela sua região FAB, isto é, seu parátopo, com o epítopo antigênico. Sua região Fc, livre, se liga a receptores para Fc presentes em diversos tipos celulares, incluindo células NK, macrófagos e células polimorfonucleares. Com isso, estes tipos celulares irão destruir a célula infectada por vírus, realizando fagocitose ou lesando-a através de CCDA (citotoxicidade celular mediada por anticorpos).
REFERÊNCIAS
Abbas, A.; et al. Imunologia Celular e Molecular. 6 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
Coico, R.; Sunshine, G. Imunologia. 6 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019.
Levinson, Waren. Microbiologia e Imunologia médicas. 13ª ed. Porto alegre: AMGH, 2016.

Continue navegando