Buscar

AV1 - CIENCIAS SOCIAIS

Prévia do material em texto

Prova On-Line
	
Questão: 1 (168682) 
Montaigne {1533-1572} assim comentou a antropofagia dos Tupinambá: 
Não me parece excessivo julgar bárbaros tais atos de crueldade, mas o fato de condenar tais defeitos não nos leve à cegueira acerca dos nossos. Estimo que é mais bárbaro comer um homem vivo do que o comer depois de morto; e é pior esquartejar um homem entre suplícios e tormentos e o queimar aos poucos, ou entregá-lo a cães e porcos, a pretexto de devoção e fé, como não somente o lemos mas vimos ocorrer entre vizinhos nosso conterrâneos. (LARAIA, R. Cultura: um conceito antropológico. 14. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. p.13). 
Qual o conceito que se aplica ao trecho assinalado no texto?
  Pontos da Questão: 1
	 Diversidade cultural.
	 Etnocentrismo.
	 Relativismo cultural. 
	 Socialização.
	
Questão: 2 (168774) 
A afirmação segundo a qual o indivíduo tem consciência de seus direitos, deveres e de que participa ativamente de todas as questões da sociedade refere-se a:   Pontos da Questão: 1
	 Realeza.
	 Aristocracia.
	 Monarquia.
	 Democracia. 
	
Questão: 3 (168694) 
Ao contrário de outras ciências, as ciências sociais lidam não apenas com o que se chama realidade, com fatos exteriores ao homem, mas igualmente com as interpretações que são feitas sobre a realidade. 
Com base na frase acima, podemos afirmar que o conhecimento científico da vida social:   Pontos da Questão: 1
	 tem profundas semelhanças com o conhecimento científico nas ciências naturais.
	 não causa qualquer tipo de interferência na vida das pessoas que são estudadas.
	 é uma impossibilidade, pois cada cientista social tem a sua opinião particular.
	 está baseado nos fatos e nas concepções humanas dos fatos. 
	
Questão: 4 (168755) 
Sobre o positivismo de Auguste Comte é correto afirmar que:  Pontos da Questão: 1
	 derivou-se do cientificismo, o que significa a crença no poder exclusivo da intuição humana.
	 a objetividade é uma impossibilidade nas ciências sociais, pois os fenômenos sociais são complexos. 
	 a Revolução Industrial, um marco de uma nova era na história da humanidade, é desprezada pela teoria positivista.
	 acreditava no poder absoluto da razão humana em conhecer a realidade social e traduzi-la sob a forma de leis naturais. 
	
Questão: 5 (168666) 
Para Max Weber a dominação legítima entre governo e governados somente ocorre quando:   Pontos da Questão: 0,5
	 governante e governados possuem obrigações recíprocas, definidas através de regras impessoais.
	 os governados são coagidos à dominação pelo uso da violência.
	 os governados acreditam voluntariamente no poder do governante. 
	 governante e governados vivem uma relação democrática na qual não se percebe dominação.
	
Questão: 6 (168670) 
John Locke é considerado por muitos o pensador que inaugura a democracia liberal. 
A seguinte proposição NÃO corresponde ao pensamento político de Locke.  Pontos da Questão: 0,5
	 Embora seja inadmissível qualquer governo arbitrário, é impossível romper o contrato, pois isso significaria retornar ao estado de natureza, onde só há caos, violência e insegurança. 
	 Cada homem nasce com um duplo direito: o direito à liberdade de sua pessoa e o direito à propriedade dos seus bens.
	 O que caracteriza um homem enquanto indivíduo e o torna distinto e independente de todos os outros é a sua liberdade natural.
	 Os direitos humanos são anteriores ao Estado, resultantes dos direitos naturais, portanto, devem obrigatoriamente ser respeitados por um Estado que pretenda ser legítimo.
	
Questão: 7 (168687) 
Não faz muito tempo houve, no Rio de Janeiro, um congresso internacional de turismo e seus planejadores sentiram que os visitantes não poderiam converter em espetáculo os setores excluídos da vida tecno-civilizada da cidade. Convocaram-se as empresas de tabuletas (out-doors como manda o figurino) para tapar o que não se podia mostrar: os pardieiros, o lixo, as favelas. Ficou evidente que, além de apregoar salsichas e alpargatas, os tapumes coloridos tinham a importante função social de modernizar a paisagem, de reajustar uma imagem da terra às exigências estéticas das retinas. Veja-se bem: não se cogitou nem uma vez sequer de reestruturação do espaço social, mas das atitudes prováveis diante desse espaço. É exatamente isto o que chamamos de tele-visão do mundo. (SODRÉ, Muniz. O monopólio da fala: função e linguagem da televisão no Brasil. Petrópolis, Vozes, 1977, p. 134).
A partir da leitura do texto, assinale a alternativa correta.  Pontos da Questão: 1
	 O texto faz uma crítica severa à forma como o espaço urbano é organizado, gerando a desigualdade social. 
	 O texto faz uma crítica severa ao consumismo, mostrando que o encontro entre diferentes culturas propicia a humanização das relações sociais, a partir do aprendizado sobre as diferentes visões de mundo.
	 O texto faz uma crítica severa à formação do povo brasileiro que em tudo dá um jeitinho, revelando uma completa falta de cultura.
	 O texto faz uma crítica severa à indústria do lazer , que cada vez mais deve primar pela tolerância e pela compreensão dos valores, da lógica e da dinâmica própria de cada país. 
	
Questão: 8 (168661) 
Quando os indivíduos tomam a própria cultura como norma e consideram o seu modo de vida como o mais correto, estamos descrevendo qual fenômeno? 
  Pontos da Questão: 0,5
	 Determinismo geográfico.
	 Determinismo biológico.
	 Relativismo cultural.
	 Etnocentrismo. 
	
Questão: 9 (168679) 
O etnocentrismo pode ser definido como uma atitude emocionalmente condicionada que leva a considerar e julgar sociedades culturalmente diversas com critérios fornecidos pela própria cultura. Assim, compreende-se a tendência para menosprezar ou repudiar culturas cujos padrões se afastam ou divergem dos da cultura do observador que exterioriza a atitude etnocêntrica. O repúdio a práticas culturais diferentes da nossa, o menosprezo manifestado frente às diferenças culturais, o preconceito racial, a xenofobia, o preconceito de classe ou de profissão, a intolerância religiosa são algumas formas de etnocentrismo. 
Com base nestas afirmações, assinale a alternativa cujo discurso revela uma atitude etnocêntrica: 
  Pontos da Questão: 1
	 as culturas podem conviver de forma democrática, dada a inexistência de relações de superioridade e inferioridade entre as mesmas.
	 a existência de culturas subdesenvolvidas relaciona-se à presença, em sua formação, de etnias de tipo incivilizado e selvagem. 
	 os critérios de julgamento das culturas diferentes devem primar pela tolerância e pela compreensão dos valores, da lógica e da dinâmica própria a cada uma delas.
	 os povos indígenas possuem um acúmulo de saberes que podem influenciar as formas de conhecimentos ocidentais.
	
Questão: 10 (168656) 
Na concepção das ciências sociais, a cultura é entendida como:  Pontos da Questão: 0,5
	 a capacidade individual de compreender as obras clássicas produzidas pela inteligência humana em seus aspectos literários, plásticos, cênicos ou musicais.
	 a personalidade de um determinado grupo social, decorrente das características biológicas que são geneticamente transmitidas
	 o conjunto de códigos, valores, hábitos e manifestações que caracterize e seja distintivo de um determinado grupo social. 
	 o conjunto de níveis educacionais que irão compor a formação estudantil completa, abrangendo desde os níveis mais básicos aos mais complexos.

Continue navegando