Buscar

Atividade de Desenho Técnico - Thiandre Calixto

Prévia do material em texto

UNIASSELVI - CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI 
DISCIPLINA: DESENHO TÉCNICO 
T UTORA: MST. CAMILA GABRIELA MELO AMPESSAN BRAUN 
DISCENTE: THIANDRE CALIXTO DOS SANTOS MATRICULA: 3644460
Questões – Desenho Técnico 
1. O que é Desenho Técnico?
2. Qual órgão regulamenta o desenho técnico no Brasil?
3. Cite 4 normas NBR- ABNT utilizadas no desenho técnico.
4. O desenho técnico, em função do seu aspecto geométrico, pode ser dividido em duas grandes modalidades, quais são elas? Explique.
5. O que são perspectivas e vistas ortográficas?
6. O desenho também pode ser qualificado pelo seu grau de elaboração, quais são esses graus de elaboração? Cite e explique.
1ª R: O Desenho Técnico nada mais é do que a forma de representar graficamente a especificação da realidade. Se destaca e se classifica em um ramo do particular do desenho que é utilizado como um instrumento básico para diferentes áreas como Engenharia, Urbanismo, Arquiteturas e Cursos Técnicos. 
2ª R: A ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, regulamento o Desenho Técnico através das NBR – Normas Técnica Brasileira. E são registradas no INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial. 
3ª R: NBR 10126 – Cotagem de Desenho Técnico; NBR 10582 – Apresentação da Folha para Desenho; NBR 13142 – Dobramento de Cópia; NBR 8196 – Emprego de escalas; NBR 8403 – Aplicação, Tipos de linhas e Larguras das linhas.
4ª R: O desenho técnico, em função do seu aspecto geométrico, é divido em duas modalidades que são: Desenho Projetivo e Desenho não projetivo. 
O Desenho Projetivo é um desenho resultante da projeção de um determinado objeto, sob um ou mais planos que se faz coincidir com o próprio objetivo. Exemplo de desenho projetivos é compreendido pela Vistas Ortográfica & Perspectivas 
O Desenho não projetivo é um desenho não subordinado a correspondência por meio de projeção entre as figuras que o constituem e o que é por ela representado. Exemplos de Desenho não projetivo é compreendido por umas grandes variedades de representações que são: Esquemas, Diagramas, Organogramas, Fluxogramas e Gráficos
5ª R: A ABNT estabelece Vista Ortográfica na NBR 10647 como figuras resultantes da projeção cilíndrica ortogonal do objeto sobre planos convenientemente escolhidos, de modo a representar com exatidão a forma do mesmo com seus detalhes. E a perspectiva é o resultado de uma projeção, o centro de projeção é o olho do observador; as projetantes correspondem aos raios visuais e a projeção no plano é a perspectiva do desenho.
6ª R: O desenho possui os seguintes graus de elaboração Esboço, Desenho Preliminar, Desenho Técnico definitivo ou de execução. Esboço é a primeira fase do desenho é de elaborado feita com mão livre, Desenho preliminar é a fase intermediaria do desenho que antecede o projeto final

Continue navegando