Buscar

Empreendedorismo 20212 A AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Empreendedorismo – 20212.A AV2
Pergunta 1
Para a abertura de um novo negócio ou mesmo sua expansão, o plano de negócios tem um papel fundamental para conhecer as oportunidades e ameaças vindas do ambiente externo. Com relação ao plano de negócios, analise as sentenças a seguir:
I – É necessário para que a empresa seja legalizada.
II – Contribui para angariar recursos com bancos e investidores.
III – É importante para verificar a viabilidade da oportunidade.
	A) II e III são verdadeiras. Resposta correta
	B) I e III são verdadeiras.
	C) Todas são verdadeiras.
	D) Apenas I é verdadeira.
	E) Apenas II é verdadeira.
Pergunta 2
“É um tipo de empresa que pertence ao governo e é controlada, total ou parcialmente, por algum nível de governo municipal, estadual ou federal. O objetivo de se criar este tipo de empresa é administrar os recursos estratégicos do país, garantindo que a população tenha acesso a eles”. O texto trata de uma empresa:
	A) Familiar.
	B) Empreendedora.
	C) Não governamental.
	D) Estatal. Resposta correta
	E) Privada.
Pergunta 3
Joelma conseguiu formar uma equipe bem treinada e competente. Com isso, ela consegue delegar tarefas e se limita ao acompanhamento e à avaliação de desempenho da equipe. Delegar, acompanhar e avaliar o desempenho, podem ser considerados:
	A) Atividades de avaliação de riscos.
	B) Novo negócio com base em conceito existente.
	C) Processamento de informações.
	D) Atividades de alta alavancagem. Resposta correta
	E) Novo negócio com base em conceito não existente.
Pergunta 4
Um empreendedor decidiu abrir um novo negócio. Logo em seu primeiro semestre de funcionamento, percebeu a alta rotatividade dos funcionários, reclamação dos clientes pelo mal atendimento, além de críticas quanto a qualidade da comida. Mesmo trocando a equipe quase todo mês, o problema continuava se repetindo. Que barreira o empreendedor encontrou no seu negócio?
	A) Mão-de-obra desqualificada. Resposta correta
	B) Taxa de juros altíssima.
	C) Alta competição de mercado.
	D) Alta carga tributária.
	E) Empreender em um dos países mais corruptos e extremamente burocrático, dentre outros.
Pergunta 5
Flora parou para tomar um café em uma unidade da StarBucks. Se deparou com a seguinte frase, exposta em um cartaz do estabelecimento, que dizia: “inspirar e nutrir o espírito humano – uma pessoa, uma xícara de café e uma comunidade de cada vez.”. Flora lembrou de suas aulas de empreendedorismo sobre planejamento estratégico e percebeu que a frase dizia respeito:
	A) Ao planejamento de RH da empresa.
	B) À visão da empresa.
	C) Ao mix de marketing.
	D) À missão da empresa. Resposta correta
	E) À propaganda da empresa.
Pergunta 6
Ao processo de divisão do mercado total em grupos relativamente homogêneos de consumidores com características semelhantes dá-se o nome de:
	A) Mercado Potencial.
	B) Mercado Consumidor.
	C) Mercado.
	D) Segmentação de Mercado. Resposta correta
	E) Mercado Financeiro.
Pergunta 7
Visar o lucro é condição fundamental para a empresa no sistema capitalista. Entretanto, quando todos os envolvidos ganham, ou seja, clientes, fornecedores e parceiros, o processo se torna ainda mais interessante, pois esta preocupação reflete uma ação de responsabilidade social que todas as empresas deveriam ter.
Quando se tem um pensamento voltado para a responsabilidade social, coisas importantes são levadas em consideração, EXCETO:
	A) Ética.
	B) Qualidade de produtos e serviços.
	C) Bom atendimento.
	D) Atendimento pós-venda, dentre outros.
	E) Ganhos financeiros. Resposta correta
Pergunta 8
Quando o empreendedor deseja colocar seu sonho em prática, antes de tudo, ele deve procurar identificar as oportunidades de mercado. Em outras palavras, é preciso analisar o mercado e detectar a possibilidade de vender um produto ou um serviço que pode ser bem aceito pelos consumidores e que tenha ligação com a realização de um sonho pessoal.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as principais características abaixo e assinale V paras a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I - ( ) Levando em consideração que todo empreendedor tem uma ideia de que deseja colocar em prática, é importante fazer uma análise da viabilidade do negócio para que ele tenha lucro, sustentabilidade e perenidade.
II - ( ) É possível dizer que as ideias dos empreendedores podem surgir de muitas maneiras. O empreendedor pode ter uma experiência pessoal e, a partir disso, ver a possibilidade de refinar produtos e serviços com um conceito diferenciado.
III - ( ) Muitas vezes, o seu hobby pode fazer com que ele desenvolva uma ideia para ter lucratividade. Em outro momento, pode ser que tenha uma ideia do nada, por meio de alguma observação para mudar a vida de alguém ou de algum processo.
IV - ( ) Quando as ideias não surgem para o empreendedor e ele continua com vontade de ter seu próprio empreendimento, é um bom caminho comprar ideias prontas, elaboradas por outros empreendedores em um momento de inspiração.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	A) V, F, F, F.
	B) V, V, V, F. Resposta correta
	C) F, F, F, V.
	D) V, F, F, V.
	E) F, V, F, V.
Pergunta 9
Muitas vezes, o empreendedor identifica um mercado que acredita ser importante e que não possui atuação de concorrência. Neste caso, é necessário tomar muito cuidado, pois pode ser que seja algo que ninguém ainda tenha prestado atenção ou pode ser um segmento sem potencial. Por isso, nestes casos, a cautela deve ser maior e a análise precisa ser mais criteriosa.
Sobre o que o empreendedor deve ter em mente, observe as afirmativas abaixo:
I - São muitas as oportunidades que existem no mercado e muitos os segmentos que podem ser explorados.
II - O empreendedor deve estar atento ao que permite realizar seu sonho.
III - Caso ele não esteja atento ao que permite realizar seu sonho, ele não terá motivação e paixão pelo seu negócio, características primordiais e imprescindíveis ao sucesso do empreendimento.
IV - A paixão é o combustível da motivação pessoal. E por se tratar de paixão, é permitido distrações, ainda que desperdice o tempo do empreendedor e mude um pouco o foco.
Está correto o que se afirma em:
	A) II e III, apenas
	B) II, III e IV, apenas
	C) I e II, apenas
	D) I e IV, apenas
	E) I, II e III, apenas. Resposta correta
Pergunta 10
No desenvolvimento da globalização, o que pode ter maior promoção lucrativa para as organizações é a quebra de barreiras para criar negócios com públicos distantes. Além disso, alguns estudos revelam que a globalização empresarial pode ser dividida em quatro possibilidades. Qual das quatro possibilidades fala da possibilidade de competir com empresas do mesmo segmento e analisar suas estratégias e diferenciais, dando oportunidade para o consumidor de escolher produtos e serviços que mais atendem à sua necessidade e de maior qualidade?
	A) Oferta.
	B) Estratégia.
	C) Demanda.
	D) Planejamento.
	E) Competição. Resposta correta

Continue navegando