Buscar

Fundamentos da musica 2 Faveni

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

➜ Questionário II – Fundamentos da Música
2
Sobre a importância do ensino da música na escola, assinale a alternativa incorreta.
· Na educação infantil, a linguagem musical tem características próprias que devem ser consideradas em cada fase de desenvolvimentos da criança, provoca diferentes sensações e influencia no desenvolvimento de suas capacidades físicas, afetivas, neurológicas, emocionais e sociais.
· De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, a música é uma linguagem artística e é uma forma de conhecimento que articula saberes do corpo, da sensibilidade, da instituição, da razão e da emoção.
· A idade e as fases de desenvolvimento da criança não precisam ser respeitadas e a linguagem musical deve promover a educação integral, estimular o pleno desenvolvimento do aluno e da aluna, tanto físico, intelectual sem a necessidade do estimulo cognitivo e social.
· Há evidências de que a música também pode contribuir com o processo de maturação do indivíduo, ou seja, auxiliar nos aspectos que envolvem a aprendizagem das regras sociais.
2
Educação musical é o ensino da música de maneira formal, fazendo com que um indivíduo entenda este processo através de uma linguagem própria, usando elementos como ritmo, intensidade, timbre, músicas folclóricas, leitura musical, prática instrumental, entre outros, através de atividades apropriadas para cada idade. Neste sentido, de acordo com a educação musical podemos dizer que:
I- Tem um valor da construção humana, porque a música é uma linguagem artística organizada e estruturada culturalmente, que, justamente com o código de sua construção, é um fato histórico e social.
II- O papel do educador musical, neste caso, torna-se de extrema importância, pois estará em suas mãos a condução de um processo de construção de ouvintes críticos e conscientes.
III- O trabalho com a musicalização desperta e aprimora o gosto musical, favorece o desenvolvimento da 5 sensibilidade, o ritmo, o prazer de ouvir a música, a imaginação, memória, atenção, autodisciplina, socialização e afetividade.
IV-Acontece de maneira assistemática na escola por meio, principalmente, da indústria musical e cultura.
Estão corretas as afirmativas
· I, II, III, IV
· II, III e IV, apenas
· II e IV, apenas
· I, II e III, apenas
2
De acordo com uma pesquisa feita sobre alguns estilos musicais mostraram correlação entre os traços de personalidade, valores humanos, risco de suicídio, uso de drogas e outros comportamentos antissociais, no comportamento pró-social, nos pensamentos e sentimentos agressivos e no comportamento do consumidor.
De acordo com a relação da música e sua influência no humor, podemos dizer que:
· não se faz necessário abordar os elementos da linguagem musical (som, duração, timbre, textura, dinâmica, forma, etc.) em processos pessoais e grupais de improvisação, composição e interpretação, respeitando a produção própria e a dos colegas.
· nem todos os indivíduos poderão se beneficiar dos efeitos positivos da música sobre o humor, como exemplo podemos citar o heavy metal e o rap como estilos que preocupam devido à forte frequência de comportamentos de risco em suas letras.
· O avanço da informática no século XXI permitiu que todas as músicas fossem reproduzidas e compartilhadas digitalmente, fazendo com que sentimentos e pensamentos agressivos fossem reduzidos pelo fato de que os acessos aos diversos estilos musicais estivessem disponíveis com mais facilidade.
· Já que a música influencia o nosso estado de ânimo, pode-se empregá-la em qualquer situação e em todo momento, pois a mesma somente pode influenciar de forma positiva no cotidiano de quem ouve.
2
Analise as premissas abaixo:
I- Período onde a música era empregada de forma a complementar os rituais sagrados em torno da agricultura, que era farta na região e os instrumentos utilizados eram harpas, flautas, instrumentos de percussão e cítara – que é um instrumento de cordas derivado da lira.
II- Período onde uma característica significativa da música nesse período foi a polifonia, que compreende a combinação simultânea de quatro ou mais sons. Podemos citar como um grande compositor da Renascença Thomas Weelkes.
III- Esse período musical é inaugurado pelo compositor alemão Beethoven – com a Sinfonia nº3 – e passa por nomes como Chopin, Schumann e sua esposa Clara Shumann, Wagner, Verdi, Tchaikovsky, R. Strauss, entre outros.
IV- Período da música onde surgiu as óperas e as orquestras de câmaras, assim como o virtuosismo dos músicos ao tocar os instrumentos. Os maiores representantes da música nessa época foram Antônio Vivaldi, Johann Sebastian Bach, Domenico Scarlatti, entre outros.
A sequência correta dos diferentes períodos da história da música apresentados nas premissas é
 
· I- Barroco, II- Egito, III-Romantismo, IV- Classicismo
· I - Romantismo, II - Barroco, III - Barroco, IV – Renascimento
· I- Egito, II- Renascimento, III-Romantismo, IV- Barroco
· I- Renascimento, II- Egito, III- Barroco, IV- Classicismo
2
As atividades de musicalização permitem que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e também permitem a comunicação com o outro. Sendo assim, as atividades de musicalização podem contribuir como reforço no desenvolvimento cognitivo/linguístico, psicomotor e sócio afetivo da criança.
Marque a alternativa que corresponde as contribuições do desenvolvimento psicomotor.
· As atividades musicais coletivas favorecem o desenvolvimento da socialização, estimulando a compreensão, a participação e a cooperação.
· Nesse sentido, as experiências rítmicas musicais que permitem uma participação ativa (vendo, ouvindo, tocando) favorecem o desenvolvimento dos sentidos das crianças.
· As atividades como cantar fazendo gestos, dançar, bater palmas, pés, são experiências importantes para a criança, pois elas permitem que se desenvolva o senso rítmico, a coordenação motora, fatores importantes também para o processo de aquisição da leitura e da escrita.
· A melodia tem um papel importante na formação e equilíbrio do sistema circulatório. Isto porque toda expressão musical ativa age sobre a mente, favorecendo a carga emocional, a reação motora e aliviando as tensões.
No início do século XX foi marcado por uma agitação social e uma tensão internacional crescentes, que viriam a culminar na catástrofe da primeira Guerra Mundial. No domínio musical, a agitação e a tensão manifestaram-se através de diversas experiências radicais; esses anos puseram fim não só ao período clássico-romântico, como também as convenções em matéria de tonalidade tal como os séculos XVIII e XIX as haviam entendido.
Sobre esses acontecimentos do século XX, marque a opção correta.
· O piano toma o lugar do cravo e novas estruturas musicais são criadas, como a sonata, a sinfonia, o concerto e o quarteto de cordas.
· A relação entre tecnologia, internet e música resultou em grandes desafios para a indústria fonográfica mundial, o que provocou uma drástica diminuição de sua produção nos últimos anos.
· Com a expansão do rádio e a invenção da televisão, a arte ganhou uma nova concepção no que tange a sua comercialização, difusão e formas de composição, os artistas ganham um papel mais arquetípico.
· O avanço da informática no século XXI permitiu que todas as músicas fossem reproduzidas e compartilhadas digitalmente, o que reduziu sensivelmente os custos de produção dos fonogramas.
2
Destina-se a facilitar e promover a mobilização, a comunicação, a expressão, a organização e melhorar relacionamentos sociais. Outros objetivos terapêuticos relevantes são descritos como melhora de necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas do indivíduo o qual desenvolve potenciais e recupera funções.
O fragmento acima trata-se de:
· Harmonia
· Musicoterapia
· Música sedativa
· Música estimulante
2
Compreende-se a música como linguagem e forma de conhecimento, por meio de brincadeiras e pela intervenção de professores ou do convívio social, a linguagem musical tem estruturas e características próprias.
Todas as alternativas abaixosão exemplos de estrutura e características da linguagem musical, exceto:
· Reflexão – sobre questões referentes à organização, criação, produtos e produtores musicais.
· Produção – centrada na experimentação e na imitação, tendo como produtos musicais a interpretação, a improvisação e a composição.
· Apreciação – recepção tanto dos sons e silêncios quanto das estruturas e organizações musicais, buscando desenvolver por meio do prazer da escuta, a capacidade de observação, análise e conhecimento.
· Expressão - utilizar os sons disponíveis, com ênfase na improvisação e criatividade de expressão corporal para dar vida a música.
2
Acerca da música e a sua relação com o contexto histórico é correto que se diz em:
· volta-se para o desenvolvimento natural da criança, centrado no respeito às suas necessidades e aspirações, valorizando suas formas de expressão e de compreensão do mundo.
· parte do século XX, a música foi um modo de traduzir e representar os dilemas e lutas nacionais da população, utilizada até mesmo como forma de resistência contra as classes sociais dominantes.
· O ensino musical, no Instituto Nacional de Música e no Imperial Conservatório de Música, baseava-se em preparar seus alunos ao ensinamento específicos de atuar no teatro e no convento.
· a música brasileira começa a perder força no século XX, descobre-se uma nova cultura, devido à descoberta de ouro e pedras preciosas, em Minas Gerais, favorecendo-se uma nova cultura, para a vida musical brasileira.
2
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Artes, enquanto material de referência que norteou a educação nacional até 2018, abordam as quatro linguagens artísticas. Todas as alternativas abaixo são exemplos dessas linguagens, exceto:
· Artes visuais
· Dança
· Teatro
· Novela

Outros materiais