Buscar

Avaliação II - Individual Semipresencial Tópicos Especiais

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Tópicos Especiais (TE2015)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada   Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	1.
	A insegurança no emprego é vivida, nos dias atuais, por muitas pessoas. Esta insegurança também está atrelada ao desenvolvimento de novas tecnologias, o que, por sua vez, tornou-se mais evidente nos últimos anos. Sobre os efeitos nocivos da insegurança no emprego, analise as sentenças a seguir:
I- Produz sensação de apreensão quanto à continuidade futura de um cargo e/ou de um papel dentro do ambiente de trabalho.
II- O maior aumento da insegurança no trabalho ocorreu em meados dos anos de 1990, entre os trabalhadores que exercem atividades manuais.
III- Trata-se de um fenômeno recente causado por profundas alterações no contexto do mercado de trabalho.
IV- Os estudos apontam que a insegurança no emprego é restrita ao ambiente de trabalho, não afetando a saúde e a vida pessoal dos empregados.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns, você compreendeu o solicitado.
	
	A mulher no mercado de trabalho vem evoluindo gradativamente, mas antigamente não era assim, trabalhavam mais de dez horas sem descanso, e o salário era inferior aos dos homens que trabalhavam na mesma função. Com o passar do tempo, a mulher tomou espaço cada vez maior no mercado de trabalho. Elas estão presentes em todas as áreas, fazendo parte do processo evolutivo das organizações.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Durante a Revolução Industrial, as mulheres trabalhavam principalmente com a produção de utensílios e alimentos.
II- Antigamente, o que favoreceu as mulheres durante o trabalho nas fábricas foram suas posturas e as roupas.
III- Atualmente, a maioria das mulheres ganha salários maiores que os salários dos homens, sem indiferença.
IV- Atualmente, as pessoas preferem ficar o maior tempo possível dentro de uma mesma empresa.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	 *
	Observação: A questão número 2 foi Cancelada.
	3.
	Teoria e prática deveriam caminhar juntas, especialmente no campo da educação. Essa premissa contribui para o aprendizado da ciência ao apresentar conteúdos teóricos e testá-los na prática. Importante ressaltar que a produção do conhecimento científico não é restrita ao ambiente acadêmico, pois também pode ser gerado no trabalho do dia a dia. Sobre o conceito de ciência e método científico, analise as sentenças a seguir:
I- O método científico consiste, basicamente, de etapas organizadas de observação e análise dos fatos, percepção e apropriação dos conceitos e elaboração de princípios/hipóteses com a comprovação ou não das hipóteses propostas.
II- Ciência é o ramo da biologia capaz de explicar os fenômenos naturais e artificiais, de modo a concluir com precisão algo que antes não pudera ser explicado, pois a prática sempre confirma a teoria.
III- Pensar cientificamente consiste em explicar a realidade a partir de princípios filosóficos, em que o mundo imaginário prevalece sobre os fatos reais e a ciência se torna estática.
IV- A ciência procura ao máximo aproveitar as informações ou dados obtidos, é computável e permite o devido registro de tais informações ou dados.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	4.
	O estudo realizado pelo professor e pesquisador brasileiro Róber Iturriet Avila demonstrou que a a ciência econômica faz apologia ao egoísmo. O autor concluiu que o homem ficou, sob o aspecto teórico, mais egoísta e foi despreocupando-se dos demais agentes da sociedade. Ele passa de independente a autocentrado, de autocentrado a isolado, de isolado a egoísta, de egoísta a amoral e, finalmente, de amoral a imoral. Persiste, dessa maneira, a concepção que é também traduzida em apologia ao egoísmo e é associada à corrupção e à fraude. Parece, portanto, relevante retomar esse tema e desconstruir a noção de homo economicus tal como foi solidificada, uma vez que tal conceito carrega aspectos contraditórios e mesmo deletérios. Com relação às relações de trabalho, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.ibge.gov.br/apps/arranjos_populacionais/2015/pdf/publicacao.pdf. Acesso em: 18 jul. 2018.
	 a)
	O trabalho passou a ser realizado mais no interior das casas do que nas indústrias, em consequência da globalização e novas formas de valorizar a moral do trabalhador.
	 b)
	A concepção da ideia do "Homo economicus" supervalorizou a produção de riqueza, o que contribui para a valorização da moral tradicional do trabalho.
	 c)
	As relações de trabalho são manifestações do acúmulo de poder e riqueza dos trabalhadores, em consequência da visão econômica que se tem do trabalho voluntário.
	 d)
	A relação do homem com o trabalho está atualmente relacionada, em sua grande maioria, com a produção industrial nas grandes cidades, o que reforça a ideia do homem operário.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns, você compreendeu o solicitado.
	5.
	Na área de ciência e tecnologia, o maior desafio no Brasil é a elaboração e a implementação de uma política de longo prazo que permita ao desenvolvimento científico e tecnológico alcançar a população e que efetivamente tenha um impacto determinante na melhoria das condições de vida da sociedade. Acerca da importância da ciência, tecnologia e inovação como uma escolha estratégica para o desenvolvimento do país, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Os avanços tecnológicos, especialmente no setor de comunicação, transformaram a sociedade atual, pois se antes era preciso esperar dias ou até semanas para receber uma carta pelos correiros, hoje podemos conversar com alguém do outro lado do mundo em tempo real, com imagem e som.
PORQUE
II- O acesso aos novos meios de comunicação é universal, e no Brasil esse fenômeno contribui para a formação das comunidades virtuais, as quais visam promover a integração da população e valorizar seus conhecimentos, com foco em questões ambientais.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/natural-sciences/science-and-technology/science-and-technology-policy/. Acesso em: 18 jul. 2018.
	 a)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 b)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 d)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns, você compreendeu o solicitado.
	6.
	O trabalho informal requer total dedicação do indivíduo para uma economia solidária, exigindo controle nos gastos e nos lucros dos produtos e/ou serviços oferecidos, resultando em atividades econômicas  podendo envolver cooperativas de créditos. Com relação ao trabalho informal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O trabalho informal poderá ser temporário e com envolvimento de uma gestão familiar.
(    ) A prestação de serviços é um dos trabalhos informais ativos no mercado de trabalho.
(    ) Os trabalhadores de fundo rural não exercem trabalho informal e tampouco se associam a cooperativas.
(    ) Financiamentos de bancos e governos não participam do trabalho informal, por não fazerem parte da legislação trabalhista.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V- F - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	7.
	Os livros de José Saramago, escritor português, são um convite para a reflexão sobre a globalização. Em uma de suas obras, ele discorre sobre as verdadeiras necessidades de globalização da sociedade:
"Se amanhã me disserem que vão globalizar o pão não encontrareis globalizador mais entusiasta que eu. E se me disserem - e o fizerem - que vão globalizar tudo quanto milhares de milhões de seres humanos estejam a precisar para viver dignamente, então garanto-vos que me vereis convertido num fanático dela. Mas a globalização está a acrescentar miséria à miséria, fome à fome, exploração à exploração".
A partir do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A globalização possibilitou o livre mercado, o que favoreceu a distribuição de renda e a descentralização dos centros de comando, gerando riqueza e qualidade de vida para toda a população mundial.
PORQUE
II- A globalização, por um lado, fragmenta tudo o que tem a ver com a vida das pessoas, mas por outro lado concentra tudo o que a organiza.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.scielo.br/pdf/jistm/v13n2/1807-1775-jistm-13-2-0301.pdf. Acesso em 25 jul. 2018.
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 b)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 c)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns, você compreendeu o solicitado.
	8.
	Com a globalização da economia social por meio das organizações não governamentais, surgiu uma discussão do conceito de empresa, de sua forma de concepção junto às organizações brasileiras e de suas práticas. Cada vez mais é necessário combinar as políticas que priorizam modernidade e competitividade com incorporação dos setores atrasados mais intensivos de mão de obra. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O terceiro setor, em geral, é uma mistura dos dois setores clássicos da sociedade, o público representado pelo Estado, e o privado representado pelo empresariado.
(    ) É o terceiro setor que viabiliza o acesso da sociedade à educação e ao desenvolvimento de técnicas industriais, econômicas, financeiras, políticas e ambientais.
(    ) A responsabilidade social tem resultado na alteração do perfil corporativo e estratégico das empresas, que têm reformulado a cultura e a filosofia que orientam as ações institucionais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	F - V - V.
	 d)
	V - F - V.
	9.
	Com o passar dos anos e com as evoluções da ciência e da tecnologia, a sociedade foi passando por inúmeras modificações, e foram essas mudanças que auxiliaram na evolução na sociedade. Além das evoluções tecnológicas terem afetado a sociedade, as organizações também sofreram muitas modificações, tanto positivas quanto negativas. Com relação a essas modificações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Com as evoluções da tecnologia nas organizações, houve uma maior necessidade de contratação de mão de obra especializada.
(    ) Com essas transformações, houve a necessidade de maior investimento por parte das organizações.
(    ) Com isso, houve uma exigência menor no que diz respeito às atividades especializadas dentro das organizações.
(    ) Com a evolução tecnológica, a obrigatoriedade de um planejamento organizacional foi extinta.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	10.
	Mesmo tendo uma relação de emprego, a atividade informal é preocupante. O trabalhador não conta com benefícios importantes quando sofre um acidente ou adquire uma doença ocupacional. A falta de emprego e o excesso de burocracia para consolidar o próprio negócio levam empregador e empregado a procurarem a informalidade. Sobre o trabalho informal, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Inclui as atividades que ocorrem de forma coletiva e em estruturas suprafamiliares, a chamada economia solidária.
	 b)
	Envolve intensa dedicação de mão de obra, de caráter temporário.
	 c)
	Ocorre nas experiências de trabalho artesanal e prestação de serviços.
	 d)
	Geralmente apresenta elevado montante de capital envolvido.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando